A História da Beatlemania

John, George, Ringo e Paul
A História da Beatlemania
A História dos Beatles começa no ano de 1956, em Liverpool, Inglaterra, quando o  adolescente “John Winston Lennon” (09-10-1940), estudante da “Quarry Bank Sight School”, reúne alguns amigos da escola e forma a “The Quarrymen Skyffle Group”

um conjunto que tocava “Skyffle”, um tipo de música “folclórica” de Liverpool.

No ano de 1957, John lennon, através do amigo Ivan Vaughan, conhece o garoto, James Paul McCartney (18-06-1942), numa das apresentações dos Quarrymen na igreja de Woolton. Canhoto e bom guitarrista, Paul McCartney é convidado por John Lennon para integrar a sua banda. A dupla passa a ser um trio em 1958 com a chegada de “George Harrison” (25-02-1943) um garoto de apenas 14 anos e virtuoso guitarrista e o trio passa a se chamar, “Johnny and The Moondogs

Um ano após, em 1959, entra para a banda o Estudante de Arte de Liverpool, Stuart Sutcliffle. A Banda passa a se chamar, Long John and The Silver Beatles. Na foto acima, a banda com o baterista Johnny Hutch. Com a saida de Johnny Hutch, entra o
o baterista Pete Best, durante uma apresentação da banda no bar Casbash Club, de
propriedade de Johnny Best, pai de Pete Best. Pete Best tinha um temperamento dificil, mesmo assim, John e Paul o convidam para ser o novo baterista dos Beatles.
The Beatles, em 1960 George, Pete, John e Paul

Em 1961 Stuart Sutcliffle resolve sair da banda. Se apaixona por Astrid Kirchherr (20-05-1938) e fica em Hamburgo, enquanto os Beatles voltam a Liverpool. Pete Best, que nunca havia se adaptado na banda sai em 1962, entrando Richard Starkey (07-07-1940), que era baterista de uma banda rival dos Beatles, a Rory Storm and the Hurricane, também conhecido como Ringo Starr. Ringo já era conhecido dos Beatles desde os tempos do Cavern Club, quando tocou diversas vezes com eles, nas vezes em  que Pete Best faltava aos Shows.

The Beatles em 1962 com sua formação definitiva

John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr

Empresariados pelo comeciante de lojas de discos de Liverpool, Brian Epstein, dono da NEMS, os Beatles conseguem uma gravação com a EMI, de Londres, sob a supervisão do maestro George Martin. Gravam o compacto “Love me Do/PS I Love you”, que é lançado dia 04 de Setembro de 1962. O disco não faz sucesso na Inglaterra, apenas em Liverpool. “Love me Do”, música de trabalho da banda, apenas consegue um 17º lugar nas paradas do País.

Para o 2º disco, os Beatles preparam o single “Please Please me”, de autoria de John Lennon e Paul McCartney. Please Please vai direto para o 1º Lugar das paradas da Inglaterra em 1963. Apesar do enorme sucesso de “Please Please me”, os Beatles ainda só eram conhecidos na Inglaterra. Mesmo assim, excursionaram pela Escócia. Com o sucesso de vendagem do compacto “Please Please Me/Ask me Why”, o produtor George Martin leva os Beatles para o estúdio para gravarem o 1º LP, de mesmo nome do compacto, “Please Please Me”.

Já famosos na Inglaterra, John, Paul, George e Ringo fazem a sua primeira participação num programa de TV, “People and Places”, na TV Granada, em Manchester.

Dia 12 de Janeiro de 1963 é lançado o LP “Please Please me”, primeiro álbum da banda. Um mês depois, Please Please me chega ao 1º lugar, vendendo 250 mil cópias, a maior vendagem de todos os tempos de um artista na Inglaterra. Os Beatles fazem sua primeira Excursão Nacional pelo País, com Chris Montez e Tommy Roe. O disco permanece em 1º lugar por 18 meses.

Depois do grande sucesso do single (compacto) e do LP, Os Beatles ainda gravariam, no ano de 1963, mais três compactos, From me to You/Thank You Girl; She Loves You/ I’ll Get you e I Want to hold your hand /This Boy, todos pimeiros lugares. No final do ano é lançado o 2º Álbum, With the Beatles, recorde da indústria fonográfica de todos os tempos, com 500 mil cópias vendidas.

Pelo Mundo a Beatlemania se alastra. Europa, América e América do Sul. No Brasil é lançado o LP “Beatlemania”, em Março de 1964, apresentando os Beatles ao público Brasileiro. O “Beatlemania”, na verdade, é uma compilação de singles que fizeram sucesso em 1963. Depois são lançados outros LPs, compilados a partir dos discos americanos, não respeitando os originais da matriz inglesa, a EMI/Parlophone. Estes lançamentos de discos brasileiros, sairiam de catálogo anos mais tarde, sendo substituidos pelos “originais” da EMI, como “Please Please me”, “With The Beatlles”,”A Hard day’s Night” e “Help!”. Nesse período, 1963/1064, a CAPITOL apenas fazia LPs com as faixas de cada disco.

John Lennon e Paul McCartney são considerados os melhores compositores de todos os tempos, comparados a Schubert e Beethoven.

São da dupla Lennon-McCartney, as grandes músicas que frequentavam, diariamente, as paradas de todo o mundo. Mesmo com pouco tempo de existência (2 anos) os Beatles passam a ser o maior produto de exportação da Grã-Bretanha. A Beatlemania cresce em todo o mundo, e com ele, toda a sorte de incertezas com relação ao futuro da banda.

Em 1964, John, Paul, George e Ringo fazem a sua primeira Turnê Mundial, fazendo shows pelos Estados Unidos, Canadá, Australia, Dinamarca, entre outros paises. São 31 shows em apenas 31 dias… Voltam a Londres para gravarem o Álbum “Beatles For Sale” e voltam a excursionar. Além dos shows, ainda têem tempo de rodarem o primeiro longa-metragem, o filme “A Hard day’s Night”. Desgastados pela histeria dos fãs, quartos de hotéis,um verdadeiro bombardeio de repórteres e fotógrafos, vidas reclusas pelo fenômeno “Beatles”, no final disso tudo, John, Paul, George e Ringo sentiam-se dilacerados, mas ainda gravam o álbum Help!, trilha sonora do 2º Longa-metragem que participam.

Ainda em 1965 gravam o excelente Álbum “Rubber Soul”, mas era impossível reproduzir no palco músicas como Nowhere Man, por exemplo…

De uma modesta banda do interior da Inglaterra a ídolos mundiais, The Beatles virariam ícones e suas vidas se tornariam conturbadas; os desentendimentos entre John Lennon e Paul McCartney dutrante os ensaios e gravações de Rubber Soul, a viagem para as Filipinas em 1966, quando quase foram linchados pela população, a mando do Presidente Marcos, isso tudo fez com que eles parassem com os Shows. Não suportando mais a pressão dos cansativos Shows, quartos de Hotéis e Aeroportos por dois anos consecutivos, os Beatles partem para sua última excursão, em agosto de 1966. Dia 19 de Agosto de 1966, George Harrison avisa que “não faz mais shows ao vivo”. Paul McCartney tenta contornar dizendo que “Os Beatles só vão dar um tempo”… Mas em San Francisco, California, no Candlestick Park, seria o último show da maior banda de todos os tempos. A partir daí, Os Beatles passam a trabalhar apenas em estúdio, fazendo músicas mais sofisticadas e elaboradas…Era o fim de uma era fantástica de shows e  alegrias.

Mesmo inconformados, os fãs já sabiam que a Beatlemania chegava ao fim!


Por Johnny Beatle, BEATLEMANIA CLUB

Anúncios

4 respostas em “A História da Beatlemania

  1. E o mundo nunca mais foi o mesmo. Ainda hoje nossos corações, mesmo com a banda desfeita, mantém a vibração e a felicidade de te-los por perto. Beatles não se explica, sente-se.

  2. O mundo em duas partes:Antes e depois dos Beatles.Conheci The Beatles ainda na minha adolescência quando o mundo do rock ainda era dominado pelos grandes Elvis Presley e Little Richard e nunca mais deixei de ser Beatlemaníaco.Não tenho todos os seus discos mas a grande maioria.Hoje em dia pode haver mais tecnologia,outras maneiras de se apresentar das bandas mas jamais alguma delas por melhor que possa ser ultrapassará os Beatles pois eles foram os grandes precursores de tudo o que hoje existe em matéria desse estilo de musica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s