Os Beatles e o Carnaval das Marchinhas

O carnaval está chegando e aqueles que são saudosistas como eu certamente ainda se lembram das marchinhas que abrilhantavam os carnavais nos anos 60, época em que a Beatlemania estava no auge!

Lamartine Babo foi o inventor das marchinhas, criando sucessos como “O Teu Cabelo Não Nega”, “Linda Morena”, “A Marchinha do Grande Galo”, e ficou conhecido como o Rei do Carnaval.
Foi também uma marchinha que consagrou a compositora e maestro Chiquinha Gonzaga, a famosa “Abre Alas”.

Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Eu sou da lira não posso negar
Eu sou da lira não posso negar

Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Rosa de ouro é que vai ganhar
Rosa de ouro é que vai ganhar

Mas havia um compositor carnavalesco que merece destaque por ter se inspirado no rítmo do iê iê iê para as suas composições. Seu nome é João Roberto Esteves Kelly.

Roberto Kelly compôs várias marchinhas para o carnaval brasileiro  inspiradas no ritmo do Hully Gully, uma daquelas danças que apareceram no começo dos anos 60, e que ficou mais conhecida como iê iê iê.
Como ele próprio já disse em entrevistas, sua composição em parceria com Roberto Faissal, “Cabeleira do Zezé”, foi inspirada em um garçom que em 1963 usava uma enorme cabeleira, por ser fã dos Beatles!
A marcha estourou no Carnaval de 1964 na voz de Jorge Goulart:

No ano seguinte, 1965, a cantora Emilinha Borba gravou com êxito outra marchinha composta por ele, “Mulata Bossa Nova”, também inspirada na Beatlemania e aqui interpretada em francês por Dario Moreno:

Mulata bossa nova
Caiu na hully-gully
E só dá ela
Iê, iê, iê,
iê, iê, iê, iê, iê
Na passarela

Em 1966 Roberto Kelly compôs a marcha “Colombina Iê Iê Iê”, outra que foi inspirada na Beatlemania…

Colombina onde vai você
Eu vou dançar o iê iê iê
A gangue só me chama de palhaço (é a mãe!)
Palhaço (é a mãe!)
Palhaço (é a mãe!)
E a minha colombina que é você
Só quer saber de iê iê iê

E você, já fez ou criou alguma coisa inspirado nos Beatles?

4 respostas em “Os Beatles e o Carnaval das Marchinhas

Deixe um comentário

