Gene Vincent e os Quarry Men

Os rapazes que formavam o conjunto “The Quarry Men” costumavam se reunir na casa de Julia, Mãe de John Lennon, e foi lá que eles descobriram Gene Vincent. Julia havia conseguido uma cópia americana de “Be-Bop-A-Lula”, e os rapazes tocaram sem parar até que ela implorou para que tirassem aquele disco da vitrola.
De todos os cantores de rock que John Lennon já ouvira além de Elvis, Ele achava que Vincent era o que chegava mais próximo da voz ideal do rock´n´roll; havia um rugido mortal, ameaçador, temperado com sexualidade e embalado com uma imagem incrível. Lennon nem precisava ver Vincent para captar a predileção do cantor por couro preto, motos velozes e mulheres mais rápidas ainda; estava tudo ali, na mesma estrada enevoada.

A revista Rolling Stone intitulou Gene Vincent e seus Blue Caps como sendo “a primeira banda de rock´n´roll do mundo”. A revista Rolling Stone intitulou Gene Vincent e seus Blue Caps como sendo “a primeira banda de rock´n´roll do mundo”.

Gene Vincent ou Eugene Vincent Craddock (11 de fevereiro de 1935 – 12 de outubro de 1971) foi um músico norte-americano de rockabilly, mais conhecido por seu sucesso “Be-Bop-A-Lula”. Ele começou sua carreira tocando em diversas bandas de música country em Norfolk, Virgínia, depois de deixar a Marinha com uma lesão permanente na perna. Ele assinou contrato com a Capitol Records com sua banda de apoio, The Blue Caps.

Depois que “Be-Bop-A-Lula” transformou-se num grande sucesso em 1956, Gene Vincent & os Blue Caps não conseguiram emplacar outros hits de tamanha repercusão, mas tiveram uma carreira pontilhada de sucessos como: “Bluejean Bop”, “Race With the Devil”, “Lotta Lovin'”, “Crazy Legs” et “Baby Blue”. Vincent inclusive foi um dos primeiros astros de rock a estrelar um filme, chamado The Girl Can’t Help It.
A carreira de Gene teve uma enorme perda de popularidade a partir da metade dos anos 60, com a chegada das “english bands”, embora ele continuasse a fazer sucesso na Europa, principalmente na Inglaterra e na França.

Fontes:
– Wikipedia
The Beatles A Biografia – Bob Spitz

Site oficial de Gene Vincent

Gene Vincent – Be-Bop-A-Lula

Gene Vincent – Long Tall Sally

Gene Vincent fez muito sucesso com um LP, tendo ficado muito tempo nas paradas de sucesso em 1956, ao contrário da maioria, que na época só conseguia emplacar com um compacto, ou uma música, nunca com um LP, geralmente contendo 12 canções.

Gene Vincent desapareceu tão rápido quanto surgiu!

Curiosidades sobre Gene Vincent:

O conjunto brasileiro Renato e Seus Blue Caps chamou-se assim por causa de Gene Vincent and His Blue Caps. Na época, Ed Wilson, irmão de Renato e Paulo César, então integrante do grupo, lembrou-se de Gene Vincent e assim o conjunto que anteriormente se chamava “Bacaninhas do Rock da Piedade”, recebeu o nome de Renato e Seus Blue Caps.
Gene Vincent & His Blue Caps iniciou-se em 1956, e tinha este nome por usarem bonés da cor azul.
Um fato marcante na carreira do cantor foi a morte de seu melhor amigo Eddie Cochran em um acidente automobilístico, durante uma turnê que ambos faziam pela Inglaterra no ano de 1960. Gene que também estava no veículo teve a antiga lesão de sua perna agravada e até o fim de sua vida não se recuperou psicologicamente do ocorrido.

Aqui, uma linda balada-rock, intitulada “In My Dreams”

Anúncios

Uma resposta em “Gene Vincent e os Quarry Men

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s