De como George Harrison entrou para a banda The Beatles.

Em 06 de fevereiro de 1958, Paul McCartney levou para a banda um outro guitarrista, um jovem amigo de colégio chamado George Harrison, que também era louco por Rock´ n`roll.

Do livro de Mark Lehvinson, "The Complete Beatles Chronicles"

Do livro de Mark Lehvinson, “The Complete Beatles Chronicles”

George mostrava progressos consideráveis como músico e podia tocar perfeitamente vários hits instrumentais do momento. Sem perda de tempo, ele foi aceito como membro do grupo.

“A primeira vez que eu vi os Quarrymen foi quando eles tocaram no Wilson Hall em Garston. Paul estava tocando com eles e me disse que eu devia aparecer para vê-los e, pelo fato de conhecer Paul, fui apresentado a John.
John disse que se eu pudesse tocar como o outro guitarrista, Eddie Clayton, poderia me juntar ao grupo. Toquei Raunchy para eles, e John disse que eu estava aprovado. Eu estava sempre tocando Raunchy para eles.” (George Harrison)

E com esta canção, foi que George juntou-se aos Beatles!

Em 1958 George Harrison tocou a canção para John Lennon e Paul McCartney no andar de cima de um ônibus, e tocou de forma tão perfeita que Lennon decidiu deixá-lo entrar para a banda, ainda a chamada The Quarrymen, que mais tarde se tornaria The Beatles, apesar das reservas que ele havia demonstrado ter devido à idade de Harrison.

Embora Harrison tenha sido considerado muito jovem para se juntar ao grupo, ele ocupou seu lugar na banda quando o guitarrista do Quarrymen, Eric Griffiths, não estava mais disponível. Eventualmente ele foi aceito efetivamente como um membro, apesar das reservas do fundador e líder do Quarrymen, John Lennon, que disse:

“Paul me apresentou a George e eu tive que tomar uma decisão se deixava George entrar ou não. Eu ouvi George tocar e disse: “toque Raunchy” (um sucesso de 1958 do saxofonista Bill Justis). Depois eu disse: “Certo, você pode entrar.
Não pude deixar de me incomodar com ele no inicio, quando ele começou. George costumava me seguir, como uma criança chata, me chamando todo o tempo. Ele era uma criança que tocava guitarra e era amigo do Paul, o que tornava as coisas mais fáceis. Demorei anos pra chegar até ele, e começar a considerá-lo de igual para igual.” (John Lennon)

A primeira viagem da banda terminou com a deportação de Harrison por ele estar trabalhando sendo ainda menor de idade. Quando eles retornaram, em março de 1961, os Beatles tinham se tornado músicos mais seguros e assumidos, e em junho veio o primeiro single, My Bonnie, como banda de apoio para Tony Sheridan. Por este single eles receberam 300 marcos sem nenhum “royalties”.

Na primeira sessão de gravação na EMI, o produtor George Martin tentou acalmar os nervos da banda dizendo: “Deixe-me ver se há alguma coisa que vocês não gostam”. “Bem, pra começar, “respondeu Harrison”, “Eu não gosto de sua gravata”. Isto deu origem a uma série de brincadeiras no estúdio, as quais encantaram o pessoal que trabalhava no estúdio da EMI.

Anos mais tarde, enquanto trabalhavam no projeto “The Beatles Anthology”, em 1994, os três Beatles sobreviventes, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, tocaram a canção Raunchy durante uma jam session.

Muito se fala no relacionamento entre John Lennon e Paul McCartney, mas raramente se vê paralelos entre John Lennon e George Harrison.
O documentário a seguir faz um paralelo entre eles, tanto do ponto de vista de suas personalidades, quanto da importância de cada um para a banda The Beatles.

Lennon & Harrison, legendado

Fonte: The Beatles Bible

The Beatles: Dito e Não Dito, de Arthur Davis

6 respostas em “De como George Harrison entrou para a banda The Beatles.

  1. Pingback: Como George Harrison entrou para os Beatles | The Beatles College

  2. Pingback: Como George Harrison entrou para os Beatles - The 50's

  3. Pingback: Curiosidades sobre Raunchy, uma das canções preferidas pelos Beatles. | WE LOVE THE BEATLES FOREVER

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s