George Freedman, um dos precursores do Rock no Brasil!

Hoje vou falar sobre um cantor alemão que naturalizou-se brasileiro para fazer carreira no Brasil, tornando-se um dos precursores do rock, e também um ícone da Jovem Guarda!

Seu nome artístico é George Freedman e foi um dos precursores do Rock na terra do Samba e da Bossa Nova, pois já na década de 50, quando iniciou sua carreira, cantava as versões que ele mesmo compunha, de sucessos vindos dos Estados Unidos e Europa.

George começou sua carreira nos anos 50 inspirado em Elvis Presley e em 1959 gravou seu primeiro disco contendo um rock balada de sua autoria, chamado “Leninha”, e de Steve Rowlands, em versão de Fred Jorge, o Rock calipso “Hey, little Baby”.

Aparecia constantemente na TV Tupi de São Paulo e em 1960 fez grande sucesso com a canção “Olhos Cor do Céu”, versão de “Pretty Blue Eyes”:

Inspirado em Elvis Presley também gravou um cover de grande sucesso, que foi “Good Luck Charm”…

.

Nesta época George Freedman era estudante do Curso de Química Industrial no Liceu Eduardo Prado em São Paulo, e além de “Olhos Cor do céu”, teve outros grandes sucessos como “Volta”, “Quando Me Enamoro”, “Adivinhão”, “Um Beijinho Só”, “Eu te amo, tu me Amas”, entre outros.

Nos anos 60 participava de todos os principais programas de rádio e televisão, inclusive tinha presença semanal no programa humorístico da TV Record, “A Família Trapo”, no papel de “Felipe Camarão”.

Não há registros em video de sua participação na Familia Trapo, devido ao incêndio que ocorreu na TV Record, onde a maioria das fitas de programas como o Jovem Guarda se perderam. Porém temos o importante depoimento de Ricardo Côrte Real, filho de Renato Côrte Real, que também fazia parte da Família:

Ricardo Côrte Real publicou no seu postado em seu Mural.
“Oi Lucy, você escreveu sobre a participação do George Freedman na Família Trapo e que eu poderia confirmar o que você dizia, mas seu post foi retirado. De qualquer forma, posso confirmar que êle participou algumas vezes como namorado da Verinha (Cidinha Campos). Abs “

Quando a Jovem Guarda surgiu em 1965, George Freedman já era famoso, e tornou-se também um dos cantores mais populares dos anos 60. Conviveu com personalidades artísticas nacionais e internacionais, e um dos seus melhores amigos foi Eduardo Araújo, companheiro de vários momentos em sua vida.

Nesta foto podemos ver George com o cantor Chubby Checker

Seu grande sucesso veio em 1967 com o lançamento de “Coisinha Estúpida”, que ficou quase um ano nas paradas de sucesso, o que lhe rendeu o troféu “Chico Viola”, além de vários outros.

Atualmente George Freedman está escrevendo um livro de memórias, e continua compondo suas canções, cujo tema, em sua maioria, tem inspiração no amor.

Incentivado pelos amigos, George promete voltar a gravar suas canções, para o deleite de nós, os seus eternos fãs!

George pode ser encontrado em sua página do Facebook, onde sempre com muita simpatia, responde a perguntas e está sempre distribuindo gentilezas a todos que o cercam.

George Freedman em foto recente

“Good Luck”, Charming Man! 😉

Anúncios

3 respostas em “George Freedman, um dos precursores do Rock no Brasil!

  1. Antes de mais nada, gostaria de parabenizá-la, Lucy Zanetti, pelo belo trabalho informativo que você desenvolveu em seu “Blog”. Adorei! Simples, esclarecedor e de muito bom gosto. Gostaria de deixar aqui, expressada, a minha eterna gratidão em ter você como amiga e a sorte de tê-la conhecido. Muito obrigado por dedicar esta página a este amigo que estará sempre ao seu lado para o que der e vier e, me colocando à disposição para o que precisar. Um grande abraço e beijo do George Freedman!!!

  2. Pingback: O Reencontro de dois Pioneiros do Rock no Brasil! | WE LOVE THE BEATLES FOREVER

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s