Há 47 anos, os Beatles recebiam a MBE

Em 12 de junho de 1965, um porta-voz do governo britânico anuncia que os Beatles foram nomeados para receber da rainha a BEM, medalha de membros do império britânico.

O Jornal Daily Mirror publicou em manchete: “Beatles, BEM!”

Pela manhã, os pais de cada um dos Fab Four receberam flores enviadas por Brian Epstein.

Na hora do amoço, acontece a conferência de imprensa no Twickenham Film Studios e Brian Epstein assiste ao sucesso de seus pupilos.

Paul McCartney, naquele momento, afirma que a MBE deveria estar com “Mister Brian Epstein”!

No mesmo dia, muitos que receberam a ordem do império, como ex soldados, reclamaram do fato de um grupo de Rock ter recebido uma medalha do Império Britânico, e tomaram isso como ofensa.

Vídeo da coletiva de imprensa:

Em 26 de outubro de 1965, os Beatles vão ao Palácio de Buckinghan e cada um recebe da Rainha a sua MBE – “Members of the Order of the British Empire” (Membros da Órdem do Império Britânico).

Em 25 de novembro de 1969, John Lennon devolve sua medalha para a rainha, em protesto pelo fato de a Inglaterra ter se envolvido na Guerra do Vietnã.
John Lennon devolveu a sua, mas certa vez havia criticado os membros militares da ordem, dizendo:

“Muitas das pessoas que reclamaram sobre a gente receber a MBE, receberam as suas por heroísmo na guerra – por matar pessoas. Nós recebemos as nossas, divertindo outras pessoas. Eu diria que nós merecemos mais as nossas.”

Texto original:

(John Lennon once criticized military membership in the order, saying: “Lots of people who complained about us receiving the MBE received theirs for heroism in the war – for killing people. We received ours for entertaining other people. I’d say we deserve ours more.”)

Sua medalha, juntamente com a carta de protesto escrita por ele, permanece no departamento de Chancelaria da Casa Real e alguns fãs escreveram para Yoko Ono, pedindo que ela recuperasse a MBE de John.

Uma reportagem diz que a medalha encontra-se abandonada e empoeirada em uma gaveta no Palácio, e agora, quase 50 anos depois, historiadores gostariam que ela fosse recuperada e colocada em exposição.

Texto da carta de Lennon à Rainha:

“Your Majesty, I am returning my MBE as a protest against Britain’s involvement in the Nigeria-Biafra thing, against our support of America in Vietnam and against ‘Cold Turkey’ slipping down the charts.”

With Love, John Lennon.”

Vídeo de John devolvendo a medalha:

E vocês, o que acham? A rainha acertou ao condecorá-los?

Os Beatles mereceram receber esta honraria ou será que não, já que até John Lennon devolveu a dele, sentindo-se constrangido por tê-la recebido?
Penso que, considerando-se que na época a Inglaterra não estava em guerra, para a Rainha foi acertado condecorar os Beatles, em face do fenômeno em que se tornaram. Já para os Beatles, mais precisamente para John, ter aceitado, (ou ter que aceitar) foi mais difícil, porém a medalha ajudou a formar a imagem dos Beatles como “bons rapazes”.

Fonte: Comunidade do Orkut, “We Love the Beatles Forever”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s