A parceria entre Leno e Raul Seixas

“O Raul chegou a tocar em minha banda de shows por um ano , entre 1970 e 1971 , nos fins de semana de produções em estudio , quando estávamos juntos na gravadora CBS como amigos , parceiros e produtores musicais.E no estudio fêz muitos backing vocals nos meus discos por alguns anos. E foi MUITO divertido !!”

(Leno, em 13-11-2012, respondendo a pergunta se Raul Seixas havia tocado em sua banda)

O encontro aconteceu quando Leno estava bombando nas paradas de sucesso em 1968. Ele tem a lembrança exata do encontro e conta que foi num show beneficente no Rio de Janeiro, que a sua gravadora, a CBS, realizava anualmente. No palco, armado na Urca, Jerry Adriani estava acompanhado por sua banda e um dos músicos era o baiano Raul. Leno esperava a sua vez de cantar quando um baixinho magrinho se aproximou e perguntou: “Ah você que é o Leno? Tá ‘estouradaço’ lá em Salvador”, disse Raul, referindo-se à música “Pobreza”. Daí, já rolou uma empatia. “Pô, o cara era muito engraçado, agitado. Chegou e disse: ‘Tô aqui com a minha banda, Os panteras’”, conta Leno. O encontro do show foi em um sábado e, no domingo, Leno foi ao apartamento de Raulzito, que morava perto. Do show, ele também se lembra do momento em que Jerry Adriani foi chamado de “bicha” por uma galerinha barra pesada da Urca, não se conteve e desceu do palco, partindo pra briga com parte da plateia. “Nunca esqueci essa cena. Raul pulando do palco, bem magrinho, para ajudar o Jerry na porrada”, revela. Daí Raulzito mostrou a ele uma música com Os Panteras e Leno terminou gravando. Os dois começaram a cultivar a amizade e Os Panteras terminaram voltando para Salvador porque a gravadora não deu força para a continuidade da carreira. Mas Raul voltava para o Rio de Janeiro de vez em quando e ficava na casa de sua tia Maria Eugênia, ocasiões em que também se encontrava com Leno. O baiano estourou nacionalmente em 1973, com o lamento existencialista “Ouro de Tolo”.

Entre as pérolas do disco, está “Objeto Voador”, que serviu de base para que Raul gravasse posteriomente o sucesso “S.O.S” ((Oh! Oh! Seu Moço! / Do Disco Voador / Me leve com você / Prá onde você for / Oh! Oh! Seu Moço! / Mas não me deixe aqui / Enquanto eu sei que tem / Tanta estrela por aí).

Para se ter uma ideia da importância de Leno para Raul Seixas, no livro “O Baú do Raul Revirado”, há um manuscrito do baiano em que ele anota uma ideia para um novo disco. Todas as músicas seriam duetos. Raul escreve “Meus mestres. Um disco com 2 vozes (eu e o outro) 2ª voz” e enumera: 1 – Eu e Erasmo, 2 – Eu e Caetano, 3 – Eu e Gil, 4 – Eu e Núbia Lafayette, 5 – Eu e Roberto Carlos, 6 – Eu e Leno, 7 – Eu e Cláudio, 8 – Eu e Kika, 9 – Eu e Luiz Gonzaga.

É uma lista que deixa, por motivos óbvios, Leno emocionado. Estão nesta lista relacionados dois potiguares: Núbia Lafayette, cantora de bolero, também do cast da CBS, que foi uma influência para o roqueiro, que gostava de uma certa melancolia presente nas canções brego-românticas, estilo facilmente identificado em faixas como “Sessão das Dez” (Ao chegar do interior / Inocente, puro e besta…) “Eu quero mesmo” (Nunca falava “eu te amo” com medo de alguém me gozar) e “Tu és o MDC da minha vida” (Tu és o grande amor / Da minha vida / Pois você é minha querida / E por você eu sinto calor / Aquele seu chaveiro escrito “love”). Leno e Raul, quando trabalhavam na CBS, ficavam na mesma salinha. Foi na mesma época que ele produziu um outro clássico, “Lágrimas Azuis”, do Impacto Cinco.

E foi numa noite clara que Raulzito viu alguma coisa no céu, parecendo mover-se em meio às estrelas! Ele então diz que deseja ir naquele “objeto voador”, por que na terra não havia espaço para o amor. Assim estava criada mais uma canção, “Objeto Voador”.

No final da década de 60 começava então a parceria musical entre Leno e Raul Seixas, surgindo uma série de canções as quais foram mais tarde juntadas em um CD que recebeu o título de “Canções com Raulzito”.

Leno e Raulzito

O CD foi um lançamento independente contendo 14 faixas, sendo duas inéditas. Gravado e mixado entre outubro de 2009 e janeiro de 2010 em Natal/RN, o disco apresentou regravações de canções compostas por Leno e Raul Seixas no final da década de 1960 e início da década de 1970. Com produção e arranjos do próprio Leno e um time de músicos afinadíssimos, o disco, com produção gráfica bem cuidada, é um trabalho que encantou a todos os fãs tanto de Leno como de Raul.

Foi com o lançamento deste CD que aconteceu o resgate desta parceria e amizade que para muitos estava no anonimato até então!

Em 1970 foi composta a canção em parceria, intitulada “Se Eu Sou Feliz, Por Que Estou Chorando”, gravada por Renato e Seus Blue Caps:

Ainda em 1970, no final do ano, Leno apresentaria um ousado projeto em parceria com o amigo e na época também produtor da CBS, Raul (Raulzito) Seixas: era o álbum “Vida e Obra de Johnny McCartney”.
O projeto foi proibido pela censura militar, como sabemos, mas em 1971 Leno vai ao Festival Internacional da Canção, exibido pela TV Globo, e dribla a censura, apresentando uma das canções do álbum “Vida e Obra de Johnny McCartney”, a música “Sentado no Arco-Íris”, e se apresenta com seu parceiro Raul Seixas, que faz backing vocals com Jane Duboc.

Raul disse que esta foi a primeira letra de música que ele teve orgulho de ter escrito!

Tópico complementar: “As Muitas Voltas de Leno”

Anúncios

2 respostas em “A parceria entre Leno e Raul Seixas

  1. Correção: Raul não se orgulhava de ter sido esta a primeira letra de música que ele escreveu, pois esta não foi a primeira música que ele escreveu. O Raul disse que esta foi a primeira letra de música que ele teve orgulho de ter escrito.

  2. Já é sabido que Núbia Lafayette é uma das cantoras prediletas de Raul Seixas. Esta gravou em 1972 no álbum “Casa e Comida” uma canção composta por Raul ; “Já mais estive tão segura de mim mesma”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s