Local do acidente que vitimou Francisco Alves, o Rei da Voz!

“Vejam essa foto… Francisco Alves 1952

“A princípio, parece insignificante, mas ao lado desse local, passa uma estrada, onde houve o acidente automobilístico que vitimou o Rei da Voz, Francisco Alves, isso nos idos de 1952 e eu fui fotografar o local e só tinha essa pequena mostra (um violão apenas) simbolo do cantor que emocionou a multidão daquela época. Eu o conheci pessoalmente, no auditório da Radio Record de S.Paulo, na Rua Quintino Bocaiuva, quando ele participava da programação musical da grande emissora de São Paulo. Era carismático e muito amável com os fãs.  Uma perda irreparável. Só que onde teríamos que ter um monumento em sua homenagem, foi colocado apenas um violão, certamente por um grande fã, mas as autoridades deixaram pra lá e acho que hoje nem existe mais sobra dessa tragédia..”

“Eu me lembro quando ele vinha do Rio de Janeiro a São Paulo, para participar de programas especiais na Radio Record, quando essa emissora se localizava na Rua Quintino Bocaiuva, area central de São Paulo. As noites que ele cantava ao vivo no auditório, aquilo ali lotava de gente e eu era um deles. Chico Viola era seu apelido. Ele fez pela ultima vez em São Paulo, um show no Braz, Largo da Concórdia, com o acompanhamento de Rago e Seu Regional e transmissão pela Radio Nacional de São Paulo. Tinha mais de 5 mil pessoas ao ar livre, aplaudindo aquele que era considerado o Rei da Voz. Terminado o show, como era comum naquele tempo, viajava-se mais de carro do que de avião e ele tinha um buick e retornaria ao Rio logo após o show, dirigindo o seu veículo. Segundo consta, o Antonio Rago, dono do conjunto musical que o acompanhara naquela noite, iria junto com ele. Na ultima hora o Rago desistiu da viagem porque tinha outros compromissos aqui em São Paulo. Ele estava sozinho na hora do acidente. Um caminhão entrou contra mão atingindo o seu buick. Francisco Alves morreu carbonizado e foi enterrano no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro. Com a morte do cantor, o Brasil chorou muito pois ele na época era uma especie de Roberto Carlos para a musica. Foi uma comoção a perda do cantor.”

Por Antonio Aguillar

Francisco Alves morreu no acidente em 27 de setembro de 1952…

Em 02 de junho de 2013, Morivaldo P. Carneiro escreveu o seguinte comentário aqui neste post:

“Fiquei gratamente surpreso ao ver a foto acima: a cruz e a figura do violão, colocados em homenagem ao cantor Francisco Alves no local em que ele morreu num acidente rodoviário na Via Dutra, não são as originais. São, com certeza, uma importante e singela substituta da primeira. A cruz original, que possuía, além do violão, um vaso e um pequeno nicho protegido, para acendimento de velas, foram idealizados, produzidos e instalados por meu avô, Antônio Pires Carneiro, já falecido. Ele e o cantor foram grandes amigos antes do enorme sucesso alcançado pelo amigo. Chocado e desconsolado com a morte do amigo cantor, meu avô não sossegou-se até que conseguiu finalizar a sua ideia e a sua intensão de homenageá-lo com a cruz antiga original, maior: a primeira cruz.
Tenho comigo fotos tiradas no dia da instalação da primeira cruz de homenagem.”

E hoje, 23/11/2015, finalmente vamos poder ver as fotos da cruz original enviadas por ele!

O avô de Morivaldo, Antônio Pires Carneiro, que aparece com camisa estampada, xadrez.
Ele era português, nasceu no Minho, Portugal em 10/04/1904, viveu em Santos no início do século XX, desde seu primeiro ano até 1927. Depois se mudou para São Bernardo do Campo, até falecer no final dos anos 80.

“Desconheço o modo como conheceu Francisco Alves, mas sei que foram muito amigos!
Chumbinho (não me lembro do nome verdadeiro) era um sobrinho do Antônio Pires Carneiro (meu primo em segundo grau).
Valentim dos Santos era meu tio em segundo grau e irmão do Cândido dos Santos.”

Seguem as fotos da instalação da cruz original…

Antigas075

Antigas076

Antigas077

Antigas078

Antigas078a

Antigas078b

Antigas079

Antigas080

Antigas039

Como referência, seguem outras fotos das pessoas envolvidas…

Antonio Pires Carneiro - amigo de Francisco Alves

Antonio Pires Carneiro – amigo de Francisco Alves

Antonio Pires Carneiro e sua filha  Dalzira

Antonio Pires Carneiro e sua filha Dalzira

Cândido dos Santos, motorista de ônibus, era cunhado de Antonio Pires Carneiro, o avô de Morivaldo, que nos enviou todas as fotos.  Ele foi sogro de Mariza Silva (ex-primeira dama) e avô de Marcos Lula.

Cândido dos Santos, motorista de ônibus, era cunhado de Antonio Pires Carneiro, o avô de Morivaldo, que nos enviou todas as fotos.
Ele foi sogro de Mariza Silva (ex-primeira dama) e avô de Marcos Lula.

18 respostas em “Local do acidente que vitimou Francisco Alves, o Rei da Voz!

  1. Fiquei gratamente surpreso ao ver a foto acima: a cruz e a figura do violão, colocados em homenagem ao cantor Francisco Alves no local em que ele morreu num acidente rodoviário, na Via Dutra, não são as originais. São, com certeza, uma importante e singela substituta da primeira. A cruz original, que possuia, alem do violão, um vaso e um pequeno nicho protegido, para acendimento de velas, foram idealizados, produzidos e instalados por meu avô, Antônio Pires Carneiro, já falecido. Ele e o cantor foram grandes amigos antes do enorme sucesso alcançado pelo amigo. Chocado e desconsolado com a morte do amigo cantor, meu avô não sossegou-se até que conseguiu finalizar a sua idéia e a sua intensão de homenageá-lo com a cruz antiga original, maior: a primeira cruz.
    Tenho comigo fotos tiradas no dia da instalação da primeira cruz de homenagem.

    sds

    Morivaldo P Carneiro
    02/06/13

    • bom dia amigo morivaldo carneiro enviar por favor esta fotos originais adoro historia do grande cantor que sempre sera ok marcio prazeres, são luis maranhão. abraços

  2. Nivaldo, boa noite.

    Meu nome é Luiz tenho 64 anos e moro em São Bernardo do Campo SP.
    Eu tenho o maior respeito pela Memória desse grande cantor brasileiro, estou cansado de procurar o local exato desse infeliz acidente na rodovia Presidente Dultra, hoje mesmo passei por lá e não consegui achar o local, a ultima informação que me passaram foi o km 106,5, e não achei, me ajude quero fazer muitas orações no local.

    Se possivel e se você tiver mande-me material da época do acidente.

    Obrigado.

    Luiz

    • luiz, o local é na divisa de Taubate e Pindamonhangaba, passando a ponte do rio Una sentido Rio de janeiro, infelismente o local está cheio de mato, não é conservado como era anates, só passar pela rodovia vc via o local bem cuidado.

  3. quando jovem ao passar na dutra eu via la a cruz e o violão. minha mãe me falava dele. que dó. muita dó. nonato de oliveira.

  4. moro próximo ao local deste triste episódio, a cruz ainda continua lá, e é possível vê-la da Dutra. acho que deveriam colocar uma faixa em homenagem à esse gigante da nossa música, e para que os viajantes possam localizar o local. oque os amigos acham? meu email marquinhosleitegospel@jornalistas.com, watsapp 12 – 98868-7061.

  5. passei no local em 29/07/2015,tirei foto do local,o cantor não é de minha epoca,mas curto muito suas musicas,realmente uma pena morrer desta forma.

  6. Tenho vários discos do Chico Viola, herança de meu pai que gostava muito do cantor, inclusive a última gravação com recorte de jornal do acidente de 27/09/52. Gosto muito da obra dele, embora sou da geração Beatles.

  7. Eu não era nascida na época, mas gostaria de saber se Francisco Alves morou na cidade de Miguel Pereira, e se morou a casa ainda existe?

  8. Não tenho 50 anos mas gosto do Francisco como se fosse de sua época. Ele com sua espiritualidade atravessou barreiras e faz viajar a lugares por onde nunca estivemos…

  9. Edson Izidoro Barros,Pederneiras, Est.S.Paulo.Sou fã de Francisco Alves, a melhor voz que o Brasil conheceu até hoje.Faço um programa aqui na emissora,FM 88.3, “O Especial do Mês”, no mês de agosto estarei focalizando O Chico Viola.Ele não pode ser esquecido.No segundo domingo do mês de agosto às 20 horas estarei focalizando Francisco Alves, O Rei da VOZ.

  10. Edson Barros.No segundo domingo do mês de agosto estarei focalizando pela FM 88.3,na Rádio de Pederneiras,SP, “O Especial do Mês”, com Francisco Alves o Rei da Voz.

Deixe uma resposta

