A Jovem Guarda está de luto, morre em São Paulo o músico Nenê!

Na madrugada de 30 de janeiro de 2013, Lídio Benvenuti Jr., o Nenê dos Incríveis, era levado de ambulância para o hospital, por seu filho Beto, mas não conseguiu vencer a doença, e perdeu a luta…

O câncer levou também um dos maiores músicos da Jovem Guarda!

Hoje a comoção tomou conta dos amigos de Nenê, como Marco Mallagoli, que logo cedo me deu a notícia, Raul de Barros, dos Tremendões, Aramis Santoro de Barros, dos Canibais, Eduardo Reis, Albert Pavão, entre outros.

Nene e Marco Mallagoli

Raul de Barros, ao receber a notícia da morte de seu compadre, disse…”EU NÃO TINHA ACREDITADO MAS ACABEI DE FALAR COM BETO, SEU FILHO MAIS VELHO QUE ESTAVA NO HOSPITAL ESPERANDO A LIBERAÇÃO DO CORPO. PERDI MEU MELHOR AMIGO, MEU CUMPADRE LÍDIO BENVENUTI JR. O NENÊ DOS INCRÍVEIS. ESTA FOI NOSSA ÚLTIMA FOTO JUNTOS ANO PASSADO, ROMEU (IRMÃO DO NENÊ), EU E NENÊ. FALEI COM ELE NA SEGUNDA-FEIRA PELA ÚLTIMA VEZ, LIGUEI PRÁ ELE AGORA E A MENSAGEM DELE CONTINUA. ESTOU MUITO TRISTE…”

Raul Nenê e Romeu

Na quinta-feira passada, dia 24 de janeiro, Raul ainda conversou com o amigo:

Raul DE Barros 24 de janeiro:
“Estava eu conversando com meu amigo e cumpadre Nenê (Os Incríveis) pelo telefone agurinha e nos lembramos de alguns apelidos colocados nos cantores e conjuntos dos tempos da Jóvem Guarda e que hoje devem estar assim, o Nenê é fera nesse assunto, segue aqui alguns deles e voces descobrem de quem se trata, qualquer dúvida é só perguntar: Marasmo Carlos, Roberto Cacos, Derrubado Araujo, Silvéinha, Mortinha (o gorgonzola de Minas), Wandervéia, Vódirene, Os Incríses, Dejeto Blacks, The Gordons, Jerry Arde Em Anus, Ronnie Em Vão, Olden Boys, Bofe Di Carlo, Wandergay Largoso, Relaxo sem Blue Caps, The Frigidos, Tony Sem Pelo, Vónusa, Dreno In Dino, Os Hips. Essa foto tiramos numa de minhas viagens ao Brasil quando fomos degustar uma pizza deliciosa na Pizzaria Degas da Teodoro Sampaio.”

Raul e Nene

Raul DE Barros publicou um vídeo de quando esteve com Nenê pela última vez…

30 de janeiro de 2013 12:32
Na loja do seu sobrinho Romeu na Teodoro Sampaio quando experimentava um amplificador, tive a oportunidade de filmar em 2011.

30 de janeiro de 2013 12:38
Todas as vezes que eu ia ao Brasil, o Nenê ia me buscar e a gente saia juntos, nos divertíamos muito, era alegria geral e total, esse era meu amigo de verdade, ainda bem que tive a felicidade de gravar essas imagens que guardarei sempre prá recordar. Ele não gostava de dirigir carro, ele cortava todo mundo e xingava o tempo todo, seu transporte favorito era moto. Isso foi em 2011.

Aramis Barros:
NENÊ BENVENUTI, QUE TOCOU NOS INCRÍVEIS, ELIS REGINA, RAUL SEIXAS, ETC….QUE DEUS O RECEBA COM MUITA LUZ E ALEGRIA.

Eduardo Reis 30 de janeiro de 2013 12:01
É com enorme pesar que recebo, via Borbinha, a noticia do falecimento deste grande amigo e pessoa muito querida por todos nós. O que dizer a não ser que a Jovem Guarda e o mundo musical esta de luto. Saudades amigo Nene.

Nenê e Eduardo Reis

“Quando batizamos nosso filho em Aparecida do Norte, há 40 anos, Nenê foi padrinho juntamente com Beth, sua esposa na época. Nenê, Beth com nosso filho no colo, Veva e Eu.” (Raul de Barros)

Raul Veva e Nenê

Risonho Waldemar Mozena também lamentou a morte do companheiro de banda…
“Amigos aqui do facebook…é com muita tristeza que confirmo o falecimento de meu amigo e companheiro no conjunto Os Incriveis “NENE”, ele se foi, mas deixara em meu coração e tenho certeza nos corações de muitos amigos e fãns por este Brasil a fora uma SAUDADE imensa.Não estarei no velório, pois eu e Marlene estamos viajando e estamos muito longe, mas estaremos la com nossos pensamentos e sentimentos .
Adeus meu amigo, agora vc esta com Mingo e Manito la tocando Czardas, O Bananeiro e era um garoto…………”

Albert Pavão escreveu:
“FALECEU NENÊ BENVENUTTI DOS INCRÍVEIS
Hoje, quarta feira só entrei no computador agora à tarde e recebí uma notícia muito triste: Nenê Benvenutti, baixista dos Rebels, dos Beatniks, dos Incríveis e dos Originals entre outras bandas tinha falecido. Sempre que eu comparecía às feirinhas do Tangerino, na avenida Paulista, em S.Paulo, me encontrava com ele. Nas duas últimas que fui ele não estava. Mas ele esteve numa no final do ano passado à qual eu não fui, e me disseram que ele estava muito magro. Lembro dele ao gravar comigo pelos Rebels (2ª formação), tocando baixo com muita perícia, as faixas “Meu broto só pensa em estudar” e “Biquininho”, isto em 1964. Que descanse em paz.”

Os incríveis

O corpo do músico está sendo velado na Beneficência Portuguesa em São Paulo. Posteriormente, logo mais no final da tarde, haverá cerimônia de cremação na Vila Alpina também em São Paulo.

Antonio Aguillar: “Fui ao velório e encontrei a Wanderlea, Ronald dos Vips, Made In Brazil, Dick Danello, Vitor Daniel do Os Diferentes, Claudio Fontana, e muitos outros amigos desse querido musico.”

Radialista Luiz Aguiar: “Há pouco tempo ainda me procurou pra pedir meu endereço e me mandar um livro que recém lançara…Grande cara! Muita tristeza…”

Emerson Links: “Os meus sentimentos aos familiares do músico. Realmente parte do rock brasileiro e da jovem guarda partiu com ele. É um dia que exige muita reflexão e serenidade. Nesse país sem memória, Os Incríveis eram pouco lembrados. Se fosse nos EUA, a história seria outra. Que o Nenê descansa em paz e com muito rock tal qual ele adorava.” (EMERSON LINKS, O AUTOR DA “BÍBLIA DO ROCK”).

“NO FINAL DE 2011 FIZEMOS UM BAILE NO VILA MARIA CLUBE COM O GRUPO KM 60 ONDE EU E O NENÊ PARTICIPAMOS DO BAILE; DA ESQUERDA PRA DIREITA TEMOS O TONINHO, EU, NENÊ, CLAUDEMIR E UM AMIGO; TINHAMOS MARCADO OUTRO BAILE PARA O FIM DE 2012 PORÉM NÃO FOI POSSIVEL, POR RAZOES CONHECIDAS, QUE DEUS RECEBA NOSSO AMIGO DE MAIS DE 50 ANOS EM SUA MORADA, QUE ASSIM SEJA.”

Foguinho e Nenê

João Pimentel: “E o Nenê se foi. Nenê sempre me passou alegria quando tocava.
Estas fotos registram a última vez que o vi tocar ao vivo, foi em Farol de São Thomé (28-01-07) – Campos dos Goytacazes – RJ.
Descanse em paz Nenê.”

Nenê - 28-01-2007 Campos dos Goytacazes 2

Nenê - 28-01-2007 Campos dos Goytacazes 1

Foto do arquivo de João Pimentel: Ed Wilson, que também estava com o Nenê nos The Originals no show na Praia Farol de São Thomé em Campos dos Goytacazes

Foto do arquivo de João Pimentel: Ed Wilson, que também estava com o Nenê nos The Originals no show na Praia Farol de São Thomé em Campos dos Goytacazes

Albert Pavão:
“Esta foto é da última vez que encontrei Nenê Benvenutti na feirinha da avenida Paulista (Tangerino) no ano passado em S.Paulo. Na foto aparece o Nenê, eu e o Antonio Aguillar. Aos fundos o Carlos Alberto Lopes (Sossego).”

Nenê, Albert Pavão e Antonio Aguillar

Nenê, Albert Pavão e Antonio Aguillar

Estou desolado. Ainda não acredito que nosso...

George Freedman 6 de fevereiro de 2013 03:00
“Estou desolado. Ainda não acredito que nosso querido amigo Nenê se foi. Toda vez que olho para a contra-capa do meu LP de maior sucesso “Coisinha Estúpida,” vejo ele me acompanhando em um programa dos anos 60, na TV EXcelsior, canal 9…, que tristeza perder amigos que amamos. Espero que Deus em sua infinita misericórdia, lhe mostre o caminho da luz, para que ele encontre o lar da paz e da felicidade eterna. Que Deus tenha piedade de seu espírito, querido amigo. Sua missão neste planeta terminou, agora começa o trabalho de purificação espiritual… Será que o Manito, O Mingo e o Nenê foram convocados para um show no além? Eu, parei de cantar, hein???Temos que nos cuidar pois, o Marcos Roberto já deve estar ensaiando sua apresentação…, será uma apresentação divina!!! Um dia eles voltarão e serão um grupo de sucesso como os Beatles, Rollingstones ou outra grande banda de sucesso. Faz parte da evolução espiritual!!! Vamos aguardar. Espero não estar escalado para o evento…, não tenho preparo espiritual para isso!!! Ainda tenho muito por fazer na terra. Tenho muito para pagar!!!”

george freedman e nenê - contracapa LP

18 respostas em “A Jovem Guarda está de luto, morre em São Paulo o músico Nenê!

    • E por falar no Sr. ROMEU BEGHER, grande artista e luthier, de quem eu tenho orgulhosamente uma Guitarra 12 cordas adquirida em 2008, reforço que, acabei de falar com ele, ainda hoje à tarde, e reafirmo que ele AINDA está produzindo belíssimos instrumentos musicais, guitarras e baixos \o/ – Assim seja!

      – Um fã dessa galera!

  1. Hoje a Jovem Guarda esta mais triste, pois perdemos um grande ídolo, que pena que tudo passou tão depressa! Meus sentimentos a Família! Descanse em Paz Nenê!

  2. Cada vez vamos ficando mais sozinhos…..talentos que marcaram nossa juventude,nossas tardes de domingo….crueldade do tempo! eles eram tao lindos!O que doi mais quando vejo um Idolo desses que tanto marcaram uma geração,somente receberem destaques quando partem para sempre!Pais sem memoria! ingrato,lastima!

  3. bem falar lembrar do lidio o nene puxa a ultima vez que vi o amigo foi em 2004 ou 2005 nao lembro bem foi num show de miguel airan la em barretos mas como nos conhecemos isso nao sai da memoria foi nos rebels que conheci depois fui com ele para os betniks eu carregava os intrumentos do grupo era marcio bogo nene nao lembro bem o nome do baterista todo mundo da pompeia foi na boate cave que nene foi convidado p ir p os incriveis fico triste pelo amigo mas sei que ele estara sempre em nossos coraçoes romeu venancio jornalista

  4. Raul, me chamo Rodrigo Bortoloti, sou de Ourinhos, interior de SP. Tenho 36 anos e os incríveis sempre foram minha banda predileta. Em 2005 conheci o Romeu Benvenuti e em 2009 conheci o Nenê, fui ao apto. dele. De lá pra cá sempre trocávamos emails e não nos encontramos mais pessoalmente devido a distância, mas sempre nos falávamos e éramos amigos. No dia 26/12/12, trocamos emails e ele me desejou boas festas e disse que estava gravando um cd com músicas instrumentais e que me presentearia com um.
    Puxa, ele não me falou que estava doente, recebi a notícia da morte dele ontem, estou arrasado, desanimado e sem perspectivas. Nunca senti tanto a morte de alguém. Puxa, ele deve ter sofrido no último dia de vida pelo maldito cancer.
    O Nene me mostrou ser uma pessoa diferente, com um coração de ouro, animado, além de ser o melhor baixista de rock do Brasil.
    Uma perda irreparável. Eu estava programando o visitar de novo para conversar sobre a vida dele, as gravações e tudo mais. Não deu tempo.
    Gostaria de poder me comunicar com você sobre o meu grande ídolo e amigo Nenê.

    Fica com Deus.
    Rodrigo

    • Olá Rodrigo, todos nós lamentamos muito a partida do Nenê, que estava doente há cerca de um ano, mas como me disse o Raul, ele não contava isso pra ninguém, nem queria que comentassem sobre a sua doença.

      Vou enviar seu recado ao Raul.

      • Oi Lúcia, eu estava tão transtornado que pensei que você fosse esposa do Raul, cumpadre do Nenê. Me desculpe.
        Obrigado pela atenção e a partir de agora sempre visitarei teu site que é excelente. Sou beatlemaníaco, gosto de tudo que é anos 60, vivo fora de época, eu deveria ter vivido os anos 50 e 60.
        Um abraço.
        Rodrigo

      • Oi Rodrigo,
        Não tem problema, isso acontece. rsrs
        O Raul Tremendão reside atualmente na Florida (Sarasota), com sua esposa Veva.
        Que bom que você gostou do Blog, obrigada!

  5. Em Agosto de 2002, entrevistei Nenê para uma matéria do fanzine “Instrumental Newsletter”, único zine já publicado no Brasil (1995-2002) sobre o rock instrumental e que chegou a ter quase 200 assinantes. Nenê atendeu ao nosso convite para nos dar uma longa entrevista contando sua passagem pelos The Clevers e depois Os Incríveis. Contou histórias interessantes e nos ajudou no levantamento da extensa discografia das duas bandas (Clevers/Incríveis). Ele desconhecia o lançamento no Japão do segundo LP dos Clevers, e eu o presenteei com uma cópia em CD. Ainda tenho a entrevista gravada numa fitinha K7. Ficou a imagem de um músico altamente profissional, um homem bem humorado, humilde, sem nariz empinado, e que, em quase 3 horas de entrevista, nos contou tudo (ou quase) da história dos Clevers/Incríveis. A matéria, foi publicada na edição de Outubro 2002, já esgotada. Que Deus o tenha. Apesar de pouco contato pessoal, senti muito a perda deste ser humano incrível!

    • Oi Sergio, que legal seu contato com o querido Nenê.
      Você poderia disponibilizar esta entrevista com o Nenê? Eu era um amigo e fã dele.
      Obrigado.
      Rodrigo

  6. Olá Rodrigo Bortoloti ,eu gostaria de falar com voce, sou Shirley Campos Oliveira ,de Sumaré SP, próximo a Campinas , só fiquei sabendo do Nenê em junho passado e fiquei muito chocada, e gostaria de trocar idéias com voce sobre nosso ídolo, entra no meu face com esse mesmo nome e deixe seu endereço de email em uma msg privada e se vc tem um face ficará mais facil, , tenho baixado tudo que se referia a ele, e preciso falar com vc sobre isso Abs

  7. Caros amigos:Sinto muitíssimo não ter postado meu comentário antes pois só agora vim
    saber deste triste acontecimento.Infelizmente,a midia nada divulgou à esse respeito.Sou tecladista e acompanhei a carreira desse músico fenomenal conhecido como NENE dos Incríveis.Quando eu morava em São Paulo,ainda era possível acompanhar sua trajetória pois sempre tinha alguem que dava alguma notícia.Há seis anos estou em Bauru no interior de S. Paulo e somente agora soube de tão desagradável acontecimento porque a mídia nada divulgou à respeito.Eu soube sem querer pela internet.Peço à DEUS,Nosso Pai que o tenha em ótimo lugar na Pátria Espiritual e que lá ele tenha se encontrado com Mingo e Manito para que juntos realizem as missões à eles destinadas pelo CRIADOR.

  8. Uma geração maravilhosa esta partindo. Ed Wilson,Nenê,gelso(renato e seus blue caps).Pedrinho da luz(fevers e originals) e outros que não recordo no momento.
    Só nos resta agradecer por tudo de bom que nos proporcionaram.

  9. O Brasil cantou com os incríveis, e eram Mesmo! Uma vez o nene me levou na garupa moto, de tanto eu encher o saco Dele, a mulher dele ficou com dó, e deixou Foram 300 metros em dois Segundos!

  10. Esses grandes musicos que se foram estao fazendo muita falta,mas o que deixe triste é que a midia nem sequer comentou sobre esses acontecimentos, uma pena.
    Saudades de nenê,ed wilson,pedrinho,gelson e outros grandes musicos que embalaram uma
    geraçao.

  11. Meu nome é Luciana e tive o prazer de ser nora, amiga ( acima de tudo) do Nenê, sinto saudades dele , um ser além de talentoso muito iluminado, Muitas conversas, risadas garantidas, muitas histórias…ai como é difícil! Amanhã 10 de abril seria seu aniversário. Um lindo ariano . Sou mãe de seu único neto, que ele amava demais! Meu amor é eterno, mostro sempre para meu filho o Nonô, era assim que ele gostava de ser chamado.

Deixe um comentário

