Candlestick Park Stadium, San Francisco, última apresentação dos Beatles para um público pagante.

No dia 29 de agosto de 1966, no Candlestick Park em San Francisco, os Beatles fizeram sua última apresentação para um público pagante.

candlestick park3 (primeira)

Canclestick park2

candlestick park1

Alguns poderão dizer que a última apresentação ao vivo da banda, acompanhados por Billy Preston, foi aquela filmada no telhado do prédio da Apple Corps em Londres, dia 30 de janeiro de 1969. Mas estamos falando sobre a última apresentação ao vivo para um público pagante.
O concerto do telhado não foi anunciado e foi quase que uma mini-gig clandestina para as câmeras que faziam filmagens para o filme “Let it Be”.

Em San Francisco, somente 25.000 ingressos foram vendidos para um estádio que comportava mais de 40.000 pessoas. Havia 4 outras bandas na conta. Os Beatles tocaram 11 canções e receberam $90,000 pelo show. As últimas canções que eles tocaram foram “Paperback Writer” e “Long Tall Sally”…

Nesta última excursão dos Beatles pelos EUA, nota-se que a audiência nos concertos foi sensivelmente menor do que em 1965. Várias apresentações tiveram fraca bilheteria, se comparadas às anteriores (houve concertos com metade dos lugares ocupados). Certamente o grupo percebeu que a febre da Beatlemania estava amainando justamente no mais importante dos mercados, o dos EUA.
Possivelmente, este fator, aliado a outros que já conhecemos, conduziram à interrupção das apresentações da banda ao vivo, culminando com o final definitivo do sonho em 1980.
Este show foi filmado em 8mm, portanto não existe imagens dele, e só podemos ouvir o áudio, como neste vídeo aqui:

Pois bem, segundo foi noticiado pelo SFGate em 03-02-2013, e também por Steve Marinucci, do Beatles Examiner, o famoso estádio onde foi realizado este que ficou conhecido como o último show dos Beatles, será demolido no próximo ano para dar lugar a um Shopping Center.
Lamentavelmente será outra passagem marcante dos Beatles pela terra a ter fim, a exemplo do Shea Stadium, do portão original de Strawberry Fields, e também do Cavern Club original.

Por ocasião dos 50 anos da visita dos Beatles à América em fevereiro de 2014, o fotógrafo oficial deles no show, que foi Jim Marshall, publicou algumas fotos inéditas de cada um dos Beatles e do conjunto se apresentando, como segue:

The Beatles © Jim Marshall Photography LLC

George Harrison - Candlestick Park - foto Jim Marshal

The Beatles © Jim Marshall Photography LLC

The Beatles © Jim Marshall Photography LLC

The Beatles © Jim Marshall Photography LLC

Relatos de fãs que estiveram no show do Candlestick Park em 1966.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s