“Paul in Rio”: a primeira vez do Beatle no Brasil faz 23 anos!

Paul está de volta ao Brasil, com seus shows em Belo Horizonte, Goiânia e Fortaleza no próximo mês de maio.
Turnê Out there - Paul McCartney

Vamos recordar juntos como foi a sua primeira vez no Brasil!

Em 1990, 14 anos depois de sua última turnê em 1976, Paul McCartney retorna aos palcos para outra turnê mundial.
8
Tomando conhecimento disso, o empresário brasileiro e fã dos Beatles, Luis Oscar Niemeyer, sobrinho do arquiteto Oscar Niemeyer, consegue um encontro com Paul McCartney através de seu empresário Richard Odgen.
Como o trabalho de Luis já era conhecido internacionalmente, pois foi ele o idealizador do Rock in Rio e do Hollywood Rock, a tarefa de trazê-lo não seria tão difícil assim!
Richard Odgen marcou uma reunião para o acerto de contrato e datas com Luis Oscar Niemayer, Barry Marshall e com o próprio Paul em Londres.
Uma curiosidade: foi com Barry Marshall, amigo pessoal de Paul, que ele se converteu ao Vegetarianismo.
Aconteceu a reunião e no contrato ficou estabelecido que não poderia haver publicidade de marcas de cigarro, nem de bebida alcoólica, por exemplo, e que tivesse outros investidores, pois o seu nome “Paul McCartney” não poderia estar ligado a patrocinadores de bebidas alcoólicas, nem de marcas de cigarro.
Como ele era membro do grupo “Friends of Earth”, PM exigiu que sua imagem fosse ligada a este movimento.
O acordo é aceito entre ambas as partes e as empresas envolvidas assinam o contrato, de um lado a Mills and Niemeyer, de Luis Oscar Niemeyer, de outro a Marshall Arts e a MPL.

Luis volta ao Brasil para conseguir os apoios necessários, ou seja, patrocínio e investimentos para o mega show, já com as datas estabelecidas por Paul para os dias 19 e 21 de abril.

Paul, que não se apresentava em público deste 1976, vem ao Brasil em 1990, entrando para o livro dos Recordes com o seu show no dia 20 de abril no Maracanã!

A TV anunciava!!
.

Porém, algumas coisas saíram errado… ou não deram muito certo!!

Primeiro que foi um grande sacrifício conseguir a liberação do Maracanã pela Prefeitura, pois o estádio era para jogos de Futebol, mas Paul queria o Maracanã!!
Primeira conquista: Marcelo Alencar, prefeito do Rio de Janeiro na época, conseguiu a liberação do estádio para o show!
Luis Oscar Niemeyer consegue alguns investidores através da influência do prefeito Marcelo Alencar, que recebe os apoios de empresas dentro da Prefeitura, como a Rio Tour e o Rio Palace Hotel, que foi o Hotel indicado para hospedar Paul, sua família, Banda, Técnicos e Engenheiro de Som; também a Minas Forte Rio S.A. ofereceu apoio mas ainda precisavam de uma produtora; foi então que a Rede Globo de Televisão prontificou-se a fazer o evento, filmando o espetáculo.

Luis Oscar Niemeyer estabelece que o evento se chamaria “Paul in Rio”.

O cachê de Paul e sua banda ficou estabelecido em 1,5 milhão de dólares, muito abaixo do que ele costuma receber, mas sabedor das dificuldades do povo brasileiro e também das dificuldades que o pais atravessava em sua economia, Paul não faz questão do dinheiro e admitiu que teve que “pagar” para fazer o show, mas fez “por amor”.
Ele sabia que o número de fãs dos Beatles no Brasil era enorme e exigiu que o preço fosse accessível para todos.
Esta declaração de Paul saiu na Revista Manchete, edição no. 1894.

Os preços:

CR$500,00 quinhentos cruzados a arquibancada
CR$ 700 cruzados no gramado, para que assim muitos pudessem ver o show.

Enfim, Paul McCartney, o Beatle, estava chegando ao Brasil!

Em 18 de abril de 1990, uma quarta-feira, às 06h15min, Paul McCartney desembarca no Aeroporto Internacional do RJ, no vôo 811 da Varig, vindo de Miami, EUA, ao lado de sua esposa Linda e de dois filhos menores, Stella (19) e James Louis (13).

10

De terno bege e óculos escuros, Paul e família desembarcam no Rio de Janeiro.

Seguem em ônibus especial para o Hotel Rio Palace, ficando hospedados na suíte presidencial, no 7º andar.
Os membros do conjunto, Paul Wickens, Hamish Stewart, Robbie McIntosh e Chris Whiten ficam no 8º andar, e a parte técnica ficam em outro andar do Hotel.

A segunda dificuldade foi que à tarde, por volta das 16h20min, cai um temporal no Estado do Rio de Janeiro, inundando parte da cidade, e a chuva permanece forte até na quinta-feira, dia 19, dia do grande show.
No dia 19, às 15h30min, para delírio dos fãs, Paul surge no balcão do 7º andar do Hotel e acena para a multidão que se aglomerava em frente ao Hotel Rio Palace.

6

Ficou pouco mais de 5 minutos na varanda, devido ao alvoroço quase incontrolável pela segurança. Paul entrou para dentro do quarto mas no entanto, emocionado, volta para o balcão e fica pouco mais de 10 minutos acenando e pousando para os fãs, sentindo de perto que o sonho e a mensagem dos Beatles estavam tão vivos ali quanto naqueles memoráveis concertos da Beatlemania e declara: “vai ser o maior concerto da minha vida, desde os meus tempos nos Beatles.”

PaulinRio1

Pois bem, no contrato foi estabelecido também que as datas dos Shows seriam os dias 19 e 21 de abril de 1990… mas a chuva forte não parava!

O show é adiado e há muita confusão!

O show não poderia ser realizado, mas foi então que Paul mostrou sua grandeza como profissional! Ele resolve com Marshalll e Niemeyer uma coisa inédita: ele faria o show no dia seguinte e manteria o segundo show do dia 21.
O Show é então remarcado para o dia 20, às 21h30, e a chuva para exatamente na hora em que Paul pisa no palco do Maracanã!

Nossa amiga Cláudia Tapety estava lá, com sua faixa em homenagem a Paul McCartney!

Faixa Cláudia Tapety no Show do Paul in Rio 1990

No dia 21 Paul ainda recebe um prêmio das mãos de um seringueiro:

Paul in Rio - Foto do dossê do Johnny 2

No dia 22 de abril Paul se preparava já para deixar o Brasil, mas antes resolve passear pela Baía de Guanabara com a família. Acorda cedo e vai com os filhos Stella e James, a esposa Linda e um fotógrafo particular.
Para evitar tumulto no passeio, seus assessores informam que ele está descansando no Hotel, porém eles tinham ido navegar.
Foi então que McCartney navegou pelo que chamamos de cartão postal do Rio de Janeiro, mas vejam só o que aconteceu: Paul velejava na Baía da Guanabara e acabou caindo no mar. Quem conta o fato é Carlos Eduardo, um militar que na época estava na Urca e participou do salvamento. Carlos comenta que… “Depois do salvamento o cara (Paul) mostrou sua simpatia com brincadeiras como eles (os Beatles) faziam em seus filmes antigos”.
Paul 1990 - Salvamento 2Paul 1990 - Salvamento

Quando Paul voltou ao Hotel, havia um frenesi por lá a sua espera. Da sacada eles se despedem daquela multidão e juntamente com Linda jogam flores para os fãs.

7

Ele também veste a camisa da Seção Brasileira, para delírio geral!

Paul com a camisa da Seleção

Paul tinha pedido que os fãs escrevessem para ele, e aconteceu então o “Correio Beatle”.
Paul pediu que a Empresa de Correios e Telégrafos do Rio colocasse em vários pontos do estádio, as caixas de coleta de cartas. As caixas foram instaladas no Maracanã para o último show, e posteriormente foram entregues à produção de McCartney.
Esta atividade foi apelidada de “Correio Beatle” e Paul vai embora levando consigo mais de 300 mensagens recolhidas no final de seu Show.
E lá se foi Paul McCartney, o Beatle, deixando no Brasil uma legião de fãs apaixonados, e levando na bagagem o carinho de 184 mil pessoas, número recorde de público, até mesmo se comparado aos shows dos Beatles!

2

11

Um sonho de anos transformara-se na mais linda realidade, porém foi breve, e tivemos que esperar mais 03 anos para vê-lo novamente no Brasil, no Estádio do Pacaembu em São Paulo, e na Pedreira Leminski, em Curitiba, em 03 e 05 de dezembro de 1993, respectivamente.
Durante os dias em que permaneceu no Rio de Janeiro, a cidade parou, inclusive o índice de assaltos foi muito baixo, era só alegria.
No dia 28 de abril foi publicada a notícia na revista Manchete e à noite foi transmitido um especial na TV Manchete, só com clipes dos Beatles, até a época de Let it Be.
Finalizando o clipe, mostram a cena dos Beatles no final do Show “Ready Steady Go”, quando John diz: “Thank you very much, God bless you, you have a lucky face”!
(At the end of the broadcast Ready, Steady, Go! John scratches his hair and face and says Thank you very much, God bless you, you have a lucky face.)

Esta pesquisa sobre a cobertura de Paul McCartney no Maracanã em 1990, evento que recebeu o nome de “Paul in Rio”, foi idealizada e escrita por Johnny di Botafogo (do Rio de Janeiro), Edith “Lennon” Goes (de Cascadura/RJ), Gelly “McCartney”, (Copacabana/RJ), que na época era Presidente do Fã Clube Please Please Me.

Registros da Pesquisa

Paul in Rio - Página do Dossiê 4

Paul in Rio - Página do Dossiê do Johnny 3

Paul in Rio - página

Paul in Rio - foto do dossiê do Johnny

Fontes utilizadas na pesquisa:

1 – Jornal O Globo – Dos dias 18/04 a 22/04 (quarta a domingo) 1990
2 – Revista Manchette – No. 1984 do dia 28-04-1990 (sábado) – A edição da Revista trouxe um especial mostrando todos os detalhes, numa cobertura completa do show, com o título de “Paul McCartney, um Beatle no Brasil”.
3 – TV Manchette – Especial “The Beatles”

Um ingresso do Show de 1990

Um ingresso do Show de 1990

Recebi de Maria Angélica, Gelly McCartney, hoje morando em Petrópolis/RJ, e que na época foi presidente do fã Clube Please Please Me, no Rio, algumas fotos de Paul tiradas durante o Show, as quais seguem abaixo.

Paul 1

Paul 2

Paul 3

Paul 4

Paul 5

Paul 6

Paul 7

Paul 8

Paul 9

Paul 10

Paul 11

Paul 12

Paul 13

Paul 14

Paul 15

Paul 16

Paul 17

Paul 18

Paul 19

Paul 20

Paul 21

Paul 22

Paul 23

Paul 24

Paul 25

Paul 26

Paul 27

Paul 28

Paul 29

Outras Fotos de Paul durante o Concerto

Paul no Maracanã em 1990 - 10

Paul no Maracanã em 1990 - 11

Paul no Maracanã em 1990 - 9

Paul no Maracanã em 1990 - 8

Paul no Maracanã em 1990 - 7

Paul no Maracanã em 1990 - 6

Paul no Maracanã em 1990 - 5

Paul no Maracanã em 1990 - 4

Paul no Maracanã em 1990 - 3

Paul no Maracanã em 1990 - 2

Paul no Maracanã em 1990 - 1

“Track List do primeiro dia”

Figure of Eight
Jet
Got to Get you Into My Life
Rough Ride
Band on The Run
We Got Married
Let Em In
Fool on the Hill
Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band
Can`t Buy me Love
Put it There
Things we Said Today
Eleanor Rigby
This One
My Brave Face
Back in the U.S.S.R.
I SAW HER STANDING THERE
Coming Up
Let it Be
Ain`t That a Shame
Live and Let Die
Hey Jude
Yesterday
PS I Love You / Love Me Do
Get Back

No segundo dia Paul cantou, além destas, mais algumas canções dos Beatles.

Paul menciona seu show no Rio, nesta entrevista, aos 5min. e 49 segundos:

O show do dia 21 é o show do recorde de público e está no Guiness, o livro dos recordes!

O Jornal Hoje da Globo deu a notícia

Vinheta da Abertura – TV Globo

Paul McCartney Brazil 1990 – O Show transmitido pela Rede Globo

Parte 1 de 6

Parte 2 de 6

Parte 3 de 6
My Brave Face

Parte 4 de 6
P.S. I Love You / Love Me Do / Live or Let Die

Parte 5 de 6

Paul fala dos “Amigos da Terra” e pede: Salvem o Planeta! Antes de cantar Hey Jude

Parte 6 de 6

Figure of Eight

Let it Be

My Brave Face

Got to Get You Into My Life
Ele diz… “Gente do Brasil, oi tudo bem”?

We got Married

Golden Slumbers

Vídeo de uma matéria da Rede Manchete com “toda a população” da cidade de Pedralva, que foi para a frente do Rio Palace Hotel em 1990 pra ver o Paul… (Ele aparece na sacada do Hotel)

Vídeo de Paul McCartney recebendo o Certificado do Guinness em dezembro de 1990
Paul recebeu o Certificado do Guinness Book por ter atraído o maior público para um único artista, em 21 de abril de 1990, no Rio de Janeiro: um recorde mundial!

Depoimento de Maria Eugenia de Almeida, uma pessoa que esteve presente neste lendário show:

Neste vídeo a seguir, a partir dos 24minutos, Luiz Oscar Niemeyer em entrevista a Roberto D’Ávila, conta sobre os shows de Paul McCartney que ele trouxe ao Brasil:

Post Relacionado

O Concerto na íntegra

1. Figure of Eight: 2:22
2. Jet: 8:44
3. Got to Get You Into My Life: 13:10
4. Rough Ride: 16:19
5. Band on the Run: 21:21
6. We Got Married: 27:16
7. Let ‘em In: 34:01
8. The Long and Winding Road: 40:08
9. The Fool on the Hill: 45:02
10. Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band: 49:41
11. Good Day Sunshine: 54:45
12. Can’t Buy Me Love: 56:01
13. Put It There: 59:03
14. Things We Said Today: 1:02:02
15. Eleanor Rigby: 1:04:41
16. This One: 1:07:18
17. My Brave Face: 1:12:01
18. Back in the USSR: 1:15:15
19. I Saw Her Standing There: 1:18:53
20. Coming Up: 1:23:00
21. Let It Be: 1:30:09
22. Ain’t That A Shame: 1:34:41
23. Live and Let Die: 1:38:07
24. Hey Jude: 1:42:20
25: Yesterday: 1:51:43
26. PS Love Me Do: 1:54:40
27. Get Back: 1:58:05
28. Golden Slumber – Carry That Weight – The End: 2:03:24

– Extra (Alternate Versions From TV Show) –
1. The Fool on the Hill: 2:12:00
2. Can’t Buy Me Love: 2:16:47
3. My Brave Face: 2:19:26
4. Live and Let Die: 2:22:45
5. Hey Jude: 2:27:07
6. PS Love Me Do: 2:35:13
7. Get Back: 2:37:27
8. Yesterday (Raw Footage): 2:41:13

Anúncios

6 respostas em ““Paul in Rio”: a primeira vez do Beatle no Brasil faz 23 anos!

  1. Eu fui, parecia um sonho!
    O pior Lucy, é que não tenho nenhuma foto, a máquina que foi tirada as fotos não era minha e aí…é uma outro historia…restou a lembrança!

      • Estive em 1993 em Curitiba , nao tirei foto pq disseram que nao podia entrar com maquina fotografica, se bem que naquela época a minha era daquelas de filme , mas estive na primeira fila , no outro dia deu em branco total , en nao conseguia me lembrar de nada do show que para mim foi o melhor que ja assisti.Deóis de alguns dias a memoria funcionou e ainda tive a felicidade de assistir maus um no Rio , dois em Sampa , um em Recife , e ainda vou ve lo em BH e Goiania , pena que nao vou ao Ceara , mas mesmo assim não posso reclamar.Tenho foto da chegada dele em Sampa em 93

  2. Pingback: Renato Machado entrevistando Paul McCartney em 1990 no Brasil. | WE LOVE THE BEATLES FOREVER

  3. Pingback: Sir Paul McCartney em Vitória/ES, Brasil – 10/11/2014 | WE LOVE THE BEATLES FOREVER

  4. Pingback: Beatles Agenda: 20 de abril – PAPO FIRME BLOG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s