Por que George Harrison escreveu “Wah Wah”.

A expressão título da canção composta por Harrison em 1969 tem outra conotação, além de significar um efeito de guitarra.
“Wah Wah” pode servir também para expressar problemas, como uma “dor de cabeça”, uma “coisa chata”, ou coisa assim…

Dizem, por exemplo, que George teria feito a música após uma briga com Paul McCartney e que no “Concert for Bangladesh”, ele a teria cantado como uma “cutucada” no colega.
Será que poderíamos dizer que foi no mínimo uma descortesia, uma indelicadeza para com o ex- colega do homenageado, Paul McCartney, terem incluído “Wah Wah” no set list do Concert for George, já que parece ser uma crítica contra ele?
Teria sido causado pela inclusão desta música, aquele certo desconforto que alguns comentam ter notado em Paul McCartney neste concerto? Dizem que Paul ficou “meio deslocado” no Concert for George, ocasião em que Eric Clapton, Olivia e Jeff Lynne haviam escolhido as músicas com base no set list apresentado no concerto “Live in Japan”, shows que Clapton e Harrison haviam feito por insistência de Clapton, no Japão.
E mesmo que Paul soubesse previamente da inclusão da música Wah Wah, ele participaria, pois sua presença se fazia obrigatória, dado que uma eventual ausência no show seria um prato cheio para a imprensa e fofoqueiros de plantão!

Nos últimos anos dos Beatles, George estava sentindo falta de atenção por parte de seu “big brother” John, agora envolvido com Yoko.
Foi dito que Paul tinha os arranjos de canções já trabalhados antes de serem levadas para o estúdio. Esta frustração de George pode-se notar em algumas das canções que ele escreveu, incluindo “Wah Wah”. Esta foi a primeira composição a ser gravada para o seu álbum “All Things Must Pass”.
Era a declaração de independência do “Beatle Quieto”. Harrison disse que “wah wah” era um pedal para guitarristas ou, uma “dor de cabeça”. Biógrafos apontam o “artifício” em torno dos Beatles como sendo talvez o melhor significado da frase da canção.

Em 1979, George escreveu sua autobiografia “I Me Mine” e nela citou a sua Wah Wah.

wah wah no I Me Mine

wah wah note

Ele riscou o nome de John Lennon no livro e este acabou ficando tão chateado com George Harrison, que eles nunca mais se falaram. Depois que John morreu, George parece ter se arrependido e lançou a canção “All Those Years Ago” em homenagem a Lennon…

Controvérsias à parte, houve uma certa lógica na ordem de apresentação das músicas no Concert For George, onde a ideia inicial foi a de se fazer um tributo a George Harrison. Esta ideia surgiu numa conversa entre Eric Clapton e Brian Roylance. Na ocasião Clapton comentou que era triste não haver nenhum memorial musical pra George, depois falaram com Olívia e surgiu assim esta belíssima homenagem ao Beatle.
A ideia de trazer amigos e pessoas importantes na vida de Harrison também teve a ver com as músicas escolhidas e com a própria história dele.

O evento começa mostrando a parte espiritual de George Harrison e é finalizado com o que seria a grande catarse dele: Wah Wah!
E por que catarse? Porque foi de forma catártica que George a cantou no Concert for Bangladesh; foi a primeira música dele no Concert for Bangladesh, foi a sua libertação, o seu batismo de fogo na carreira solo, pois foi neste Concerto que aconteceu a primeira apresentação solo deles após o fim da banda.

E, da mesma maneira como George Harrison se “esguelava” no Concert for Bangladesh, seus amigos também o fizeram no Concert for George… Nota-se que eles chegam a gritar mesmo, até Dhani Harrison parecia que ia estourar a garganta a qualquer momento… e a música vai evoluindo num transe libertador, bem diferente da primeira parte do Concert, na qual as músicas são bem introspectivas.

Em sua Biografia, Eric Clapton elogia a participação de Paul no Concert for George, e diz que era pra ele (Eric) cantar Something, mas Paul queria tocar no ukelele e ele queria que Paul cantasse All Things Must Pass, depois chegaram a um meio termo e cantaram juntos. Eric comenta ainda que mais tarde Paul fez uma versão brilhante de ATMP, que ele considerava a canção chave do evento todo.

A letra

Wah-wah
You’ve given me a wah-wah
And I’m thinking of you
And all the things that we used to do
Wah-wah, wah-wah

Wah-wah
You made me such a big star
Being there at the right time
Cheaper than a dime
Wah-wah, you’ve given me your wah-wah, wah-wah

Oh, you don’t see me crying
Oh, you don’t hear me sighing

Wah-wah
I don’t need no wah-wah
And I know how sweet life can be
If I keep myself free from the wah-wah
I don’t need no wah-wah

Oh, you don’t see me crying
Hey baby, you don’t hear me sighing
Oh, no no-no no

Wah-wah
Now I don’t need no wah-wah’s
And I know how sweet life can be
If I keep myself free – of wah-wah
I don’t need no wah-wah

Wah-wah

Wah-wah

Tradução

Wah-wah
Você me deu um…” wah-wah”
E eu estou pensando em você
E em todas as coisas que costumávamos fazer
Wah-wah, wah-wah

Wah-wah
Você me fez parecer um grande astro
Porque estava lá hora certa
Mais barato que dez centavos
Wah-wah, você me deu sua wah-wah, wah-wah

Oh, você não me vê chorando
Oh, você não me ouve suspirar

Wah-wah
Não preciso de nenhum…” wah-wah”
E eu sei como a vida pode ser boa
Se eu ficar longe de… “wah-wah”
Não preciso de nenhum… “wah-wah”

Oh, você não me vê chorando
Hey meu bem, você não me ouve suspirar
Oh, não não-não não

Wah-wah
Agora eu não preciso de nenhum… “wah-wah”
E eu sei como a vida pode ser boa
Se eu ficar longe – de… “wah-wah”
Eu não preciso de nenhum… “wah-wah”

Wah-wah
Wah-wah
Wah-wah
Wah-wah…

Wah-wah – George Harrison
Álbum: All Things Must Pass (1970)

FONTE: Comunidade We Love the Beatles Forever e BeatlesArama

Agradecendo Ana Valéria pelas informações na comunidade do Orkut.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s