Diferenças na Primeira Prensagem Nacional do Álbum Branco, dos Beatles.

O primeiro lote do Álbum Branco, dos Beatles, no Brasil, ou seja, a primeira impressão, o primeiro lançamento trouxe erros de impressão da musica e erro de gravação no lado 4.

Foto da Nota Fiscal de compra do meu LP, em 07-07-1969, ao preço de NCr$38,00 (38 cruzeiros novos)...

Foto da Nota Fiscal de compra do meu LP, em 07-07-1969, ao preço de NCr$38,00 (38 cruzeiros novos)…

Não foi só “Revolution” que veio com variação de rotação, mas também no inicio de “Cry baby cry”.
Na frase “Make your mother sigh” nesta ultima palavra, “sigh”, tem uma variação.

Outra curiosidade é que a musica “Don’t pass me by” veio creditada a Lennon e Mc Cartney , e não a Richard Starkey, seu autor.

“Revolution” parece que está sendo rodada com o dedo e tentando achar a rotação certa que é a 33 rpm.
Na musica “Good Night”, que teve somente informação errada quanto à autoria, tem um único Beatle a cantar ao som de uma orquestra completa: viola, violoncelo, contra baixo, clarinete, harpa, etc…, e quem o acompanhou foi o The Mike Sammes Singers – ela veio também com variações. Vejam a comparação entre o CD e o LP no vídeo abaixo, onde a velocidade do LP é maior, e em sincronização com o LP e o CD, no final ainda sobra um pedaço de alguns segundos da canção…

A gravação de Revolution 1, prensagem brasileira em mono de 1969, pela Odeon, com erros na rotação, direto da minha vitrola.🙂

9 respostas em “Diferenças na Primeira Prensagem Nacional do Álbum Branco, dos Beatles.

  1. pois é… o meu era, então, da primeiríssima prensagem pois eu sempre pensei que ‘Revolution’ era daquele jeito… toda derrapando e ‘forçando’ a rotação. Só percebi que era ‘defeito’ depois de muitos anos, pois a gente não tinha com quem conversar ou comparar discos…

  2. Também tenho um álbum branco nacional mono. No meu tem na contracapa, em baixo relevo, o nº 03832. Acho uma numeração baixa, deve ser da primeira remessa ainda. A faixa ‘Don’t Pass Me By’ está creditada a Lennon/McCartney.

    Eu consigo ouvir a rotação alterando nos dois lados do disco 2. Deve ser meu ouvido de músico, ou de tuberculoso. A rotação oscila também no lado A do disco 2, só que é muito pouco perceptível. Já no lado B do disco 2, ‘Revolution 1’ foi tão atingida pelo defeito que quase chega a tocar como se fosse um disco de 33 rpm tocando em 45 rpm. O defeito diminui mas permanece em todas as faixas. Nesse lado é mais fácil perceber que a rotação está oscilando pois isso acontece em determinados trechos, em sequência. É só ficar atento.

    Só uma coisa mais; o texto diz que ‘Good NIght’ é cantada pelo Paul, quando sabemos que é cantada pelo Ringo.

  3. O Álbum Branco mono (Apple BTX-1005/06) contém mixagens diferentes, inéditas, até hoje, no Brasil, à exceção das faixas “Helter Skelter” e “Don’t Pass Me By”, ambas lançadas no LP Rarities (EMI 31C 066 07291D), em 1980. A versão nacional em (falso) mono provém da unificação dos canais da mixagem em estéreo, como os LPs The Beatles 65 mono (Odeon MOFB 317), Help! mono (Odeon MOFB 333) (as faixas do lado um apenas), Revolver mono (Odeon BTL-1002), Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band mono (Odeon BTX-1004), Yellow Submarine mono (Apple BTL-1007), Abbey Road mono (Apple BTL-1.008) e Let It Be mono (Apple BTL-1.013), bem como o EP Magical Mystery Tour mono (Odeon MMT-01/02).

  4. Realmente lamentáveis esses erros.. Justamente eu possuo o LP que veio com esses erros e realmente não gostei da variação na rotação de certas canções. Um detalhe que me agradou demais foi o encarte, com fotos e todas as letras das canções. De qualquer forma um discaço, sem dúvida.

Deixe uma resposta

