THE BEATLES ‘76

Álbum ROCK’ N ‘ROLL MUSIC

O ano de 1976 ficou marcado para os fãs do quarteto de Liverpool como “o ano da (quase) volta dos Beatles”. O empresário Sid Bernstein fez uma proposta milionária para que eles se reunissem de novo, e a EMI lançou todos os LPs e compactos do grupo, além de uma série de coletâneas, como Love Songs, Ballads, Reel Music etc., porém, de todas as compilações lançadas naquele ano, o álbum duplo ROCK AND ROLL MUSIC se destaca das demais, pelo repertório selecionado e pela inovadora remasterização das faixas, feita pelo produtor George Martin.

Lançado nos estados Unidos pela Capitol Records em 7 de junho de 1976, e na Inglaterra, pelo selo Parlophone, três dias depois, em 10/06/1976.

Considerado na época por muitos, como a “quintessência do rock’n’roll”, a começar pelo título, extraído da regravação do clássico de Chuck Berry , o álbum mesclava versões gravadas pelos Beatles de astros do rock’n’roll dos anos 50, como o já citado Chuck Berry, Little Richard, Larry Willians, Buddy Holly, Carl Perkins etc, com notáveis composições originais da dupla Lennon e McCartney, como “Drive My Car”, “Revolution”, “Back in the U.S.S.R.”, “Get Back”, entre outras.

Rock ‘n’ Roll Music foi o primeiro álbum dos Beatles a incluir a faixa “I’m Down”, que até então, só havia saído como lado B do compacto Help, de 1965.

As controvérsias da capa

A arte gráfica utilizada em Rock and Roll Music gerou algumas controvérsias, na época. A capa mostrava dois polegares de algum provável fã do grupo segurando o álbum que estampava uma foto dos Beatles sobre um fundo prata brilhante, com o título Rock And Roll Music espelhado no que se presumia ser luzes de neon.

A contracapa mostrava os Beatles na mesma foto, porém, de costas. Na parte interna eram mostrados alguns símbolos de consumo juvenil, como uma taça com Coca-Cola, um drive-in cuja tela mostrava uma imagem de Marilyn Monroe, um automóvel Chevrolet modelo 1957, um cheesburger e uma jukebox, todos símbolos dos anos 50, um contraste, já que os Beatles despontaram para o sucesso nos anos 60.

Numa entrevista à revista Rolling Stone, Ringo Starr criticou a simbologia interna da capa; John Lennon escreveu uma carta para a Capitol Records reclamado da arte gráfica da capa que, segundo ele, parecia mais um disco dos Monkees.

Lennon reclamou a falta de ideias na concepção da capa, indicando que a gravadora teria sido mais feliz se tivesse utilizado, por exemplo, fotos mais ao estilo rock’n’roll, como as de Hamburgo, tiradas por Astrid Kirchner ou Jürgen Vollmer. Ele também se ofereceu para desenhar a capa, depois desistiu da ideia. De qualquer forma, Rock’n’Roll Music vendeu milhões em todo o planeta, e apesar das críticas de John e Ringo quanto à capa, hoje é considerada uma das mais belas capas de coletâneas dos Beatles.

Por Rubens Stone
Comunidade no Orkut, MC & JG

THE BEATLES 76 Coletânea

Anúncios

2 respostas em “THE BEATLES ‘76

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s