Renato Barros (e seus Blue Caps) foi quem lançou The Beatles no Brasil!

Um texto de Vicente Telles, poeta, músico, cantor, ator brasileiro, nascido em Santa Inês, Maranhão.

Vicente Telles e Renato Barros

Renato Barros, o líder da maior banda Brasileira que foi e é Renato e Seus Blue Caps, é um dos precursores da “Jovem Guarda” e ainda jovem despertou no cenário artístico através dos seus vocais inconfundíveis, uma base de guitarra que virou identidade da jovem guarda e com seus deliciosos solos num universo repleto de criatividade e diferente, chegando a incomodar a MPB, que através da Tropicália fez grandes movimentos culminando em passeatas contra a Guitarra Elétrica. Foram então metralhados pela beleza da sonoridade deste jovem, que além de tocar no seu grupo solos e bases magníficas, tocava também em discos de outros artistas que, inclusive, traziam na capa de seus discos os devidos créditos, informando… “Artista acompanhada por Renato e Seus Blue Caps”.
Renato também foi autor de grandes hits como: “Você não serve pra mim”, “Não há dinheiro que pague”, “Maior que o meu amor”, “Devolva-me”, “A pobreza”, “Feche os olhos”, “Menina Linda”, “Não aceito o teu Adeus”, “Devo tudo a você” “Eu não sabia que você existia” e “Perdi Você” e foi criador das primeiras versões de The Beatles, que por muitas vezes pessoas chegavam até a pensar que Renato e Seus Blue Caps era o original e que The Beatles era a versão de Renato. Era pura genialidade deste jovem acompanhado de dois irmãos, Paulo César Barros, Ed Wilson e do amigo Cid. A sua guitarra criou até outros estilos como o próprio movimento que chamam de brega, através daquela base de guitarra que marcou a Jovem Guarda. Renato Barros é copiado até hoje.
Os próprios artistas que lutaram contra a sua Guitarra Elétrica, pouco tempo depois já sentiam a necessidade de colocar em suas gravações a Guitarra Elétrica… Todos se renderam e este som que até hoje contagia todos nós. Hoje mesmo (09-08-2013) eu e Renato nos falamos por quase uma hora e ele inclusive confirmou a sua presença num show que produzo no teatro Rival Petrobras com a Banda “A Janela Do Rei Rock’n’roll”, que inclusive regravaram a canção “Você não serve pra mim” de Renato Barros tendo a gravação original sido feita por Roberto Carlos…
Sou muito fã do Renato como artista e como ser humano e muito feliz por ele ter embalado a minha infância e adolescência e hoje é um grande amigo.
Obrigado meu amigo gênio da arte da musica!… Você é esplêndido, grande Renato”…
Que atirem a primeira pedra quem não curtiu Renato Barros e seus Blue Caps!…

Vicente Telles

Anúncios

Uma resposta em “Renato Barros (e seus Blue Caps) foi quem lançou The Beatles no Brasil!

  1. Renato Barros, um ser humano maravilhoso , simples e humilde, que poderia ter usado mais a mídia devido aos seus grandes sucessos. Sempre viveu longe dos holofotes .Adoro muito vc Renato, que me conheceu eu tinha 1 ano, atraves de seu querido e Saudoso amigo , Primeiro Divulgador CBS em 62, ELMAR PASSOS TOCAFUNDO E TB RADIALISTA , a quem Renato Barros, tem uma grande admiração e gratidão, pelo que Elmar, fez por ele no começo de carreira. Pra quem não sabe o Time do coração do Renato e o CRUZEIRO EM BH, E QUEM LEVOU RENATO PRA VER UMA PARTIDA DO CRUZEIRO NO MINEIRÃO NOS ANOS 60, FOI SEU AMIGO ELMAR TOCAFUNDO E NO RIO, SEU TIME QUERIDO E O FLAMENGO. QUE DEUS DE MUITOS ANOS DE VIDA A VC RENATO BARROS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s