Pete Best ou Ringo Starr?

O ano de 1960 provavelmente tenha sido o mais problemático na carreira dos Beatles, e com certeza o ano teve seus altos e baixos na história da banda.
John, Paul e George lutavam para manter o status da banda. Bateristas iam e vinham… E Stu Sutcliffe se juntou à banda e sua incapacidade de tocar o baixo direito, certamente impedia um progresso…
Os nomes para a banda também iam e vinham, mas, finalmente, foi neste ano que estabeleceram o título “The Beatles” para eles.
1960 foi o ano do faça ou termine com a banda e em dezembro, depois de voltar de sua primeira viagem a Hamburgo, a banda quase acabou. Felizmente isso não aconteceu, porque em 1961 eles finalmente estavam caminhando na estrada da fama.
O ano de 1962 chegou e com ele o problema da bateria, pela qual já haviam passado alguns nomes.

Quem é o baterista, afinal?

Fazendo uma pesquisa sobre o início da era Beatlemaníaca, notei que há fotos de Pete Best tocando com os Beatles em um tempo em que de acordo com a história, Ringo Starr já deveria ser o baterista definitivo e oficial da banda.

– Em 05 de junho de 1962, Ringo teria entrado no grupo para substituir Pete Best, mas há fotos dos Beatles com Pete na bateria durante uma apresentação deles no The Tower Ballroom em 27 de julho de 1962; sendo assim, pode-se concluir que num período de três meses, os Beatles mantiveram dois bateristas na banda: Pete e Ringo.

– Em 06 de Junho de 1962 Ringo é chamado para ser o baterista de estúdio do conjunto, enquanto Pete Best ficou sendo o baterista dos shows; sabe-se que na época Pete tinha muitos fãs que não queriam ficar sem ele nas apresentações do grupo; ele chegou a gravar “Love me Do”, mas Brian não gostou da gravação.

06  Junho 1962 – Ringo é contratado para gravar com os Beatles, mas Pete continua sendo o baterista dos Beatles para os Shows.

06 Junho 1962 – Ringo é contratado para gravar com os Beatles, mas Pete continua sendo o baterista dos Beatles para os Shows.

– Em 11 de Junho 1962, durante uma apresentação no BBC Playhouse Theatre Manchester, Ringo está na bateria… ou seria Pete Best?

11 de Junho 1962 – BBC Playhouse Theatre (Ringo está na bateria)

11 de Junho 1962 – BBC Playhouse Theatre (Ringo está na bateria)

Foto do dia 11 de junho de 1962, uma segunda-feira, tirada na tarde de ensaio para o programa da BBC chamado “Teenager’s Turn-Here We Go”. The Beatles tocaram “Ask Me Why”, “Besame Mucho” e “A Picture Of You”. O programa foi transmitido no dia 15 de junho, tendo sido a segunda apresentação dos Beatles na BBC.

O que acham? O baterista da foto é Pete ou Ringo?

Ringo ou Pete

– Em 6 de julho 1962, no Royal Iris Riverboat, Liverpool, estavam lá Paul, Pete e John

– Em 21 de Junho 1962, no The Tower Ballroom – estão no backstage: John, Paul, Pete e George

– Em 16 de agosto de 1962 Pete Best é demitido e Ringo Starr, que já havia voltado para os Rory Storm And The Hurricanes, aceita tocar definitivamente com os Beatles, que já haviam tentado outros bateristas, sem que nenhum desse certo. Conseguiram então que Ringo voltasse a tocar oficialmente com eles.

Pete Best - Em 16 Agosto 1962 é demitido dos Beatles

Foi durante uma visita ao programa de entretenimento chamado Butlin´s que Ringo recebeu um telefonema com a oferta para se juntar aos Beatles. Ringo fala no Anthology que se recorda de ter recebido uma ligação de Brian, porém os livros dizem que foi John Lennon quem ligou para ele.

– Em 04 de setembro de 1962, terça-feira, nos estúdios da EMI em Abbey Road NW8, acontece a primeira apresentação de Ringo com os Beatles – As fotos são de Dezo Hoffmann:

primeira apresentação de Ringo com os Beatles – fotos de Dezo Hoffmann

primeira apresentação de Ringo com os Beatles – fotos de Dezo Hoffmann

primeira apresentação de Ringo com os Beatles – fotos de Dezo Hoffmann 2

primeira apresentação de Ringo com os Beatles – fotos de Dezo Hoffmann 3

(Fotos da primeira apresentação de Ringo com os Beatles – fotos de Dezo Hoffmann)

Esta foi a segunda sessão de gravações dos Beatles na EMI e a primeira de Ringo. Na verdade foi a primeira sessão verdadeira com os Beatles. A primeira sessão do dia 6 de junho de 1962 foi na sua essÊncia apenas uma audição.

(This was The Beatles second E.M.I. recording session and Ringo’s first. Actually, it was The Beatles’ first REAL session. The first session on 6 June 1962 was essentially just an audition.)

A sessão começa com o ensaio de um single importante assim como uma audição de Ringo (esta foi a primeira vez que George Martin havia encontrado Ringo). Estas fotos foram tiradas durante os ensaios.

(The session began with rehearsals for a potential single as well as an audition for Ringo (this was the first time George Martin had met him). These photos were likely taken during the rehearsals.)

A verdadeira gravação aconteceu durante a noite. Esta sessão produziu o lado A do primeiro single deles, que foi “Love me Do” (versão com Ringo) e “How do you Do it”, a qual permaneceu inédita até 1995 quando saiu no Antologia 1.

(Actual recording took place during the evening. This session produced the A-side of their debut single, “Love Me Do” (the Ringo version) and “How Do You Do It” which remained unreleased until 1995 on Anthology 1.)

A versão do Antologia foi editada. Aqui neste dia gravaram a versão não modificada de “How do You do it”.

(The Anthology version is edited. Here is the original unadulterated version. “How Do You Do It”)

Ainda sobre a foto em que há dúvidas quanto a ser Ringo ou Pete na bateria, Ricardo Pugialli, autor do livro “Beatlemania”, informou o seguinte:

– Pete tinha uma bateria Premier modelo 54 (igual a do Ringo), porém com acabamento “Blue Oyster” (parece branca nas fotos mas é azul clara).

– Ringo tinha uma bateria Premier modelo 54, com acabamento “Duroplastic” mogno parece preta nas fotos mas é marrom escura. Foi comprada em Julho de 1960. Dela ele só tem a caixa hoje em dia.

Antes ele tinha uma Ajax “Blue Oyster”, comprada em Março de 1957. Ele não tem mais nada desta bateria hoje em dia.

A primeira Ludwig dele foi uma “Downbeat” com acabamento “Black Oyster Pearl”, comprada em Maio de 1963.

O baterista na foto é o PETE BEST durante a gravação do programa de rádio “Teenager’s Turn-Here We Go”. Os Beatles tocaram “Ask Me Why”, “Besame Mucho” e “A Picture Of You”. Foi gravado no dia 11 de Junho e foi ao ar no dia 15 de Junho de 1962.

Fotos das duas baterias (de Pete e Ringo), em 1961-1962, estão nas fotos dos instrumentos dos Beatles, no site de Ricardo Pugialli => http://beatlemania.net.br/instrumentos4.htm, e as imagens das baterias são a 29 (Pete) e 35 (Ringo).

Fonte da pesquisa:
http://www.beatlesource.com/savage/main.html

Tópico na Comunidade do Orkut, We Love the Beatles Forever, com algumas opiniões: http://www.orkut.co.in/Main#CommMsgs?cmm=13793823&tid=5446648749078826315&na=1&npn=1&nid=

Anúncios

Uma resposta em “Pete Best ou Ringo Starr?

  1. Comentários no Facebook sobre esta questão, “Pete Best ou Ringo Starr na Foto do dia 11 de junho de 1962:

    André Franco: Mas na audição de 6 de julho, só o Pete tocou, não? Foi nessa audição que o George Martin disse que ele gostou da banda, mas que o baterista não agradava. Foi então que eles pediram ao Ringo. Por isso que até agosto, inclusive no dia 11 de junho, foi o Pete Best que tocou e que aparece nas fotos. Durante esse intervalo, o Ringo aceitou entrar pra banda, mas disse que precisava cumprir uns compromissos com o Rory Storm and the Hurricanes. No dia 16 de agosto, o Brian deu a notícia ao Pete Best, que ficou chocado. Quando ele tava indo embora, o Brian teve a calma de pedir que ele tocasse nos próximos compromissos da banda, porque precisavam de um baterista, e o Ringo ainda não estaria livre. Ele aceitou, tendo que tocar no Riverpark Ballroom no mesmo dia 16, no Majestic Ballroom dia 17 e no Tower Ballroom também dia 17. Porém, logo depois, ele se arrependeu e decidiu não tocar com a banda. Johnny Hutchinson tocou no lugar de Pete enquanto Ringo não podia assumir a bateria. E já no dia 18, o Ringo tocou pela primeira vez como membro oficial dos Beatles, no Hulme Hall. Se não me engano, foi mais ou menos isso.
    E na matéria diz que 4 de setembro foi a primeira apresentação dele com a banda, mas nessa data foi a primeira gravação dele com a banda, não foi? Na foto do Dezo Hoffmann que aparece onde diz que foi a primeira apresentação, acho que é o ensaio deles no Cavern pra gravação da TV Granada.

    Lucinha Zanetti É essa história contada tão bem aqui por você que eu sei também, André Franco, A dúvida que eu tenho, é se no dia 11 de Junho 1962, durante uma apresentação no BBC Playhouse Theatre Manchester (foto no post), é Ringo que está na bateria ou seria o Pete …

    Ricardo Pugialli: Os dois primeiros programas de rádio que o Beatles participaram foram com Pete Best. Este da foto é o “Here We Go”, que foi ao ar em 15 de Junho e é o Pete Best na foto, com a Premier azul…

    Tudo bem, poderia ser uma bateria do estúdio da BBC, mas, este programa foi com Pete Best e o corte de cabelo na foto é do Pete, nunca do Ringo…

    Lucinha Zanetti No site diz que é nos estúdios, André Franco. Veja o texto em inglês, eu fiz a tradução: A sessão começa com o ensaio de um single importante assim como uma audição de Ringo (esta foi a primeira vez que George Martin havia encontrado Ringo). Estas fotos foram tiradas durante os ensaios.

    (The session began with rehearsals for a potential single as well as an audition for Ringo (this was the first time George Martin had met him). These photos were likely taken during the rehearsals.)

    Ricardo Pugialli O endereço novo é: http://beatlemania.net.br/instrumentos4.htm, e as imagens das baterias são a 29 (Pete) e 35 (Ringo)

    Lucinha Zanetti Então se neste 11 de junho de 1962, que foi num programa de rádio, e o Ricardo disse que sometne o Pete tocou, então deve ser mesmo Pete Best…

    André Franco: Eu sempre vi o Pete Best olhando pra imagem e pensando nas datas, mas reparando bem, acho que pelo cabelo dá pra ver bem que é o Pete mesmo.

    Ricardo Pugialli: Com certeza… Ringo estava com o Rory na temporada de verão no Butlins Holiday Camp, em Skegness

    André Franco: E apesar de não aparecer claramente o rosto na foto da BBC, o Ringo usava barba e bigode no Butlins.

    Fabiano Albuquerque: Se bem que na capa do Please Please Me Ringo está usando topete. Mas acredito que na foto referente seja Pete.

    Rodrigo Sobroza: não, a foto do baterista coçando o olho…é o ringo: pete não botou o cabelo pra frente… aquele teimoso

    André Franco: Mas do ângulo da foto o cabelo dele fica assim, tipo um topete.
    Foto de André Franco.

    Ricardo Pugialli: Para mim não há dúvida alguma: Here We Go de Junho de 1962 foi com Pete Best… Documentado em vários livros… E a foto é do ensaio antes da gravação…

    André Franco: Para mim também não. E além disso, eu vejo só o Pete quando olho pra foto. Realmente não vejo o Ringo ali.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s