Carlos Imperial, o cara que descobriu Roberto e inventou Erasmo!

Há 21 anos o Brasil perdia Carlos Imperial, que em vida foi um artista polêmico, mas de grande importância para a história do Rock no Brasil!
(Cachoeiro de Itapemirim, 24 de novembro de 1935 — Rio de Janeiro, 4 de novembro de 1992).

Em homenagem a este artista que comandou o destino de tantos outros na história do Rock no Brasil, segue um ótimo texto de autoria de Rubens Stone, do Portal MC & JG.

A chegada do rock and roll no Brasil, em 1955, mesmo ano em que o novo ritmo estourou nos Estados Unidos, significou mais que um momento crucial da história da música popular brasileira, foi um instante transformador dos rumos da cultura no país. E nessa transformação, o capixaba Carlos Imperial, nascido na mesma Cachoeiro de Itapemirim, de Roberto Carlos, foi a figura principal na divulgação do novo gênero, ao criar, nos idos de 1957, na cidade do Rio de Janeiro, o antológico “Clube do Rock”, que arrastou uma legião de jovens, dentre os quais, futuros artistas que em breve teriam grande importância no cenário musical e televisivo do Brasil, como Wilson Simonal, Paulo Silvino, Augusto César Vanucci, Erasmo Carlos, o grupo Renato e Seus Blue Caps e o próprio Roberto Carlos.

Foi ele quem descobriu Roberto e inventou Erasmo Carlos. Imperial chegou para Roberto, nos idos de 1960, depois do fracassado compacto que produziu na Polydor para o então jovem cantor, e deu o toque: era melhor parar com aquela história de imitar João Gilberto, com violãozinho na mão, voz baixinha e desafinada. O negócio era embarcar no rock’n’roll de Elvis Presley.
Primeria gravação de RC
Roberto mais uma vez seguiu os conselhos do padrinho que o levou para a gravadora Columbia (CBS) e compôs quase todo o repertório do primeiro LP do futuro rei da juventude, e daí pra frente, tudo foi diferente, um país inteiro aprendeu a cantar o iê iê iê.

No auge da Jovem Guarda, Imperial compunha para hordas de ídolos jovens , é dele hinos como “A Garota do Roberto” (em parceria com Eduardo Araújo), sucesso com Waldireni; “Pra Nunca Mai Chorar, com Vanusa; “Uma Dúzia de Rosas”, com Ronnie Von, e a fabulosa “A Praça”, um dos maiores sucessos dos anos 60, marchinha que provocou uma verdadeira gincana dos artistas para ver quem conseguia gravar primeiro. Foi Ronnie Von quem levou o troféu , e “A Praça” colou-se mesmo à imagem doce de Ronnie e imortalizou de vez o seu autor, o inesquecível Rei da Pilantragem, Carlos Imperial.

Por Rubens Stone

Revista - Carlos Imperial

Anúncios

2 respostas em “Carlos Imperial, o cara que descobriu Roberto e inventou Erasmo!

  1. O CARLOS IMPERIAL FOI O MAIOR DESCOBRIDOR DE “FERAS” DO PAIS.ERA O NOSSO ALAN FREED, TINHA UM FARO INCRÍVEL, MULTIMÍDIA TOTAL.COMPOSITOR,ESCRITOR,APRESENTADOR,ATOR,PRODUTOR E…AH ELE NÃO INVENTOU O ERASMO, SÓ MUDOU O NOME: ERASMO ESTEVES, PARA ERASMO CARLOS.O TREMENDÃO JÁ ERA BOM DESDE A TURMA DA TIJUCA, O IMPERIAL DEU “UM TOQUE DE CLASSE.

  2. COM CARLOS IMPERIAL , A MAIORIA COMEÇOU NA TV-CONTINENTAL (ORB) DO RIO , UMA VERDADEIRA “FACULDADE DE TV “, ONDE EM 1959 , EU , COM 18 ANOS CONSEGUI O MEU PRIMEIRO EMPREGO AOS 18 ANOS , COMO ASSISTENTE DO DIRETOR GERAL , O SAUDOSO DEMERVAL COSTA LIMA , AMIGO DE J.ANTÔNIO d’ÁVILA , MEU PAI ! MAS , NA VERDADE , EU ERA UM TRAINEE QUE NINGUÉM QUERIA ENSINAR ! ME LEMBRO DE UMA FRASE DO PAULO NETO ( CÂMERA-MAN ) : ” PÔ , d’ÁVILA ! VOCÊ É FILHO DE DIRETOR E CHEFE DA CAMPANHA PUBLICITÁRIA DO JÂNIO … TEMOS QUE TRATAR DE NÓS ! VOCÊ ESTÁ POR CIMA DA CARNE SECA ! ” O QUE APRENDI FOI ME VIRANDO E BRIGANDO MUITO ! LITERALMENTE ! E O PIOR É QUE OS SALÁRIOS ATRASAVAM MESES !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s