Paulo César Barros, a voz dos Blue Caps, e os maiores sucessos dos Beatles!

O disco “PAULO CÉSAR BARROS – OS MAIORES SUCESSOS DOS BEATLES” foi o primeiro LP solo de Paulo César Barros e lançado em 1977 pela Gravadora Odeon.
Contou com a direção Artística de Milton Miranda, direção de Produção de Miguel Plopschi, Produção Executiva de Augusto Cesar e Liebert, orquestrações e regências de Cleudir Borges, e acompanhamento de músicos independentes, como o próprio Paulo César Barros relata:

“O disco foi feito com músicos independentes: na Bateria, Ivan Conti (MAMÃO do AZIMUTH), eu no baixo, gaita, Maurício Einhorn na Guitarra, Augusto César, piano, Cleudir Borges e mais a orquestra da E.M.I.. Algumas guitarras foram feitas por mim. Os arranjos não foram criados, pois foram copiados o máximo do original. Quanto aos backings vocals,foram feitos por The Golden Boys, na formação original com o querido e saudoso amigo Waldir.”

Foto: Paulo César se apresentando na casa de Shows Canecão, no Rio de Janeiro

Foto: Paulo César se apresentando na casa de Shows Canecão, no Rio de Janeiro

Uma curiosidade: a sexta faixa do Lado B, versão de “I Want To Hold Your Hand” (Lennon/McCartney) foi impressa (capa e selo), como “Quero Afagar Tuas Mãos”, versionada por Dominique. Foi corrigida no selo, mas mantida na capa da segunda edição do mesmo ano, e finalmente impressa corretamente na terceira edição em 1985, ou seja, “Eu Quero Amar Você”, versão de Rossini Pinto.
Dessas canções, “If I Fell” teve gravação pelo conjunto Renato e Seus Blue Caps, porém com versão diferente. Todas as versões do disco foram feitas por Rossini Pinto.

Ouçam aqui as faixas do disco:

Capa da edição de 1977

Capa da edição de 1977

1 – Dona do meu coração (Run for your Life)
2 – Eu te Amo (And I Love Her )
3 – Menina Linda (I should have known better)
4 – Michelle (Michelle)
5 – Até o Fim (You won´t see me)
6 – Eu me apaixonei (I feel fine)
7 – Você vai ser feliz (From me to you)
8 – Feche os Olhos (All my Loving)
9 – Quis Fazer você feliz (If I Fell)
10 – Hey Jude (Hey Jude)
11 – Ontem (Yesterday)
12 – Não consigo te esquecer (The Night Before)
13 – Pra que chorar (Tell me Why)
14 – Eu quero amar você (I want to hold your hand)

Segunda Edição: 1977

Segunda Edição: 1977

Terceira Edição: 1985

Terceira Edição: 1985

Sobre sua carreira, Paulo César Barros conta que já em 1957, com seus 10 anos de idade, o pai deles, o velho Barros, os levou a um estúdio no bairro de Irajá, subúrbio do RJ, para uma primeira gravação ( amadora ), onde ele cantou pela 1ª vez na vida. A musica em questão era o grande sucesso do momento, PERSONALITY, de Lloyd Price. A gravação foi feita ainda em acetato, e foi uma pena esse acetato não ter sido guardado…

Depois em 1960, quando o conjunto Renato e Seus Blue Caps ganhou o concurso no programa “Hoje é dia de Rock”, da extinta Rádio Mayrink Veiga, no Rio de Janeiro, ocasião em que cantaram a música “Be Bop a Lula”, começou a carreira profissional dos irmãos Barros. Nesta época, Edinho, Renato e Paulo César eram integrantes da banda.

3 respostas em “Paulo César Barros, a voz dos Blue Caps, e os maiores sucessos dos Beatles!

  1. o eu queria saber o dono da voz principal ja sei e o paulo césar renato sem esta voz fica estranho sou fã da banda deste 67.

  2. na verdade renato fez muito sucesso com ajuda de paulo cesar e depois ed wilson ja falecido. E bom salientar que renato barros e muito competente ao ponto de perder esses excelentes musicos e ainda estar na midia e fazendo sucesso. Sem duvida renato sempre sera um legitimo representante da boa musica brasileira.

  3. A voz de Paulo César Barros é, sem dúvida, a mais emblemática em se tratando de Renato e Seus Blue Caps.Tão ou mais que a de John Lennon, nos Beatles. Já Renato Barros, eu considero um dos mais importantes compositores da Jovem Guarda. Ele e Roberto Carlos eram a base desse movimento. Eu comparo Renato, enquanto músico e compositor, a Paul McCartney. Contudo, sem o romantismo das interpretações de Paulo César e de Paul McCartney, suas bandas não teriam a graça que tiveram para cair no gosto popular como fizeram.

Deixe uma resposta

