Uma homenagem a Elmar Passos Tocafundo, Radialista e Divulgador da antiga CBS.

Elmar Passos Tocafundo nasceu a 21 de janeiro de 1940 e estaria completando 74 anos hoje, se não tivesse falecido tão precocemente, aos 61 anos de idade.

Elmar Tocafundo 2

Elmar iniciou sua carreira nos diários associados em 1956, quando fazia programação de duas rádios, a Guarani e Mineira, as duas de grande destaque na época.
Foi o primeiro divulgador da CBS em 1962, abraçando o movimento da Jovem Guarda, promovendo inúmeros artistas, incluindo Roberto Carlos, Renato e Seus Blue Caps, Jerry Addriani, Cláudio Fontana, entre outros.

Elmar Tocafundo 1

Foi Elmar Tocafundo quem levou Roberto Carlos em 1966 para conhecer uma compositora, que mais tarde se tornaria “o queijinho de Minas” dos programas Jovem guarda, que foi Martinha.
Elmar também passou pela gravadora Copacabana Discos nos anos 70, a convite de Nelson Ned, seu amigo em Belo Horizonte, e em meados dos anos 80 foi para a Gravadora RGE.

Elmar Tocafundo com Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa numa carreata organizada por ele; dirigindo o calhambeque estava Obregon Gonçalves, saindo da Pampulha e chegando na Avenida Afonso Pena, em 1967.

Elmar Tocafundo com Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa numa carreata organizada por ele; dirigindo o calhambeque estava Obregon Gonçalves, saindo da Pampulha e chegando na Avenida Afonso Pena, em 1967.

Elmar Tocafundo faleceu em 03 de maio de 2001, e em nota o colunista Mário Fontana publicou o lamentável ocorrido no Jornal Estado de Minas Gerais.

Nota de falecimento editada pelo colunista Mário Fontana, em 2001, pelo Jornal Estado de Minas Gerais.

Nota de falecimento editada pelo colunista Mário Fontana, em 2001, pelo Jornal Estado de Minas Gerais.

Elmar foi um dos melhores divulgadores de artistas da música no Brasil, também muito querido por todos, sem contar que manteve grande audiência no rádio de Minas por mais de 40 anos.
A Elmar Tocafundo, nossas homenagens pelos serviços prestados a tantos artistas nacionais.

Anúncios

8 respostas em “Uma homenagem a Elmar Passos Tocafundo, Radialista e Divulgador da antiga CBS.

  1. Lucinha, não sei nem o que dizer pelo carinho e respeito ao Saudoso Elmar Passos Tocafundo, meu querido pai. Obrigada amiga pela Homenagem !!!.

  2. Eu recentemente passei por esta dor perdendo em 01.09.2013 meu querido irmao Waldir Silva grande amigo e colega do Elmar no trabalho de divulgacao da copacaba e depois CBS. Foi na copacana que meu irmao fez a primeira gravacao Telegrama Musical. Tambem conheci o Elmar quando trabalhei na Radio Minas / itatiaia / jornal de Minas. Merecida homenagem: grande profissional, amigo e com certeza excelente pai…..

    • Ely Zico, seu irmão querido e Saudoso Waldir Silva, deixaram grande história na gravadora CBS, hoje os dois estão lá no céu alegrando com sua musica e a alegria contagiante do Elmar Tocafundo.
      Obrigada pelo carinho.

  3. Quão sublime são as páginas deste livro que atende pelo nome de: ” As memorias das Jovens Tardes onde estão escritas as nossas historias. Em tenra idade amava o mover da arte presente nos eventos marcantes que surgiram nos revolucionários anos 60. O ano de 1965 esta cravado na mente de toda uma geração e as nossas emoções ficam a flor da pele ao lembrar 50 anos depois de tantos acontecimentos marcantes. Em Maio de 2001 Elmar Passos Tocafundos nos deixariam saudosos de suas presença, pois ele foi um dos grandes responsaveis pela alegria que chegava pelas ondas do radio. Maio de 2001 foi um divisor de aguas em minha vida e do Leito 461 observava a miseria humana. Fiquei 3 dias confinando dentro de uma UTI e no dia 28\05 fui levado para o leito 461. Destroçado por uma ulcera que se rompeu e 21 dias sem colocar nada na boca quando limites apontavam que o fim era chegado aconteceu o milagre. Deus preserva os que estão sentenciados para a morte. Salmos 79.11. O pós operatorio foi bem doloroso e fiquei bastante comovido com a passagem de dois radialistas que marcaram a nossa geração. Elmar Passos Tocafundo que nos deixou em maio de 2001 e o amigo dele Oldair Pinto que nos deixou em junho de 2001. Dos radialistas de Minas que fazem parte da historia do radio de Minas. Saudades.

  4. Elmar Passos Tocafundo. Cresci embalado pela programação mágica que ele empreendeu na segunda metade dos anos 60 na antiga e queridíssima Radio Mineira. Era um gigante da comunicação . Meu abraço e respeito a sua filha Daysimar e a sua neta. Enfim a todos os seus. Sua memória ficará para sempre entre nós. Luiz Eduardo de Melo e Silva
    ( Edu Malavecchia ).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s