Curiosidade sobre “Splish Splash”, o primeiro sucesso de Roberto Carlos!

Roberto Carlos começou sua carreira cantando bossa nova, mas aconselhado por Antonio Aguillar, resolveu apostar no Rock and Roll, gênero pouco difundido no Brasil do início dos anos sessenta. A opção pelo rock impulsionou sua carreira, que atingiu o topo das paradas brasileiras. A faixa título do seu LP de 1963 foi gravada originalmente pelo norte-americano Bobby Darin e com versão de Erasmo Carlos foi um grande sucesso no Brasil.
Os instrumentos na gravação foram tocados pelo conjunto Renato e Seus Blue Caps, e nesta foto de 1962, por exemplo, podemos ver o contrabaixo nas mãos de Paulo César Barros, o mesmo usado na gravação.

Da esq para direita estão Renato, Cid, PC e Carlinhos Agachado é o meu saudoso irmão na musica, Claudio Caribé - Claudinho

Foto de capa do primeiro compacto lançado pela CBS em 1962, um EP com as canções “Vera Lúcia”, We Like Birland”, “Bigorrilho” e “Noturno em Mi Bemol”.

Nesta foto, da esquerda para a direita estão Renato, Cid, Paulo César e Carlinhos. Agachado está Claudio Caribé (Claudinho), baterista e também pianista de grande talento.

A curiosidade está no baixo utilizado por Paulo César Barros, um instrumento pertencente à gravadora CBS, confeccionado artesanalmente, portanto sem marca, o qual podemos ouvir nesta gravação original em mono da canção Splish Splash.

splish splash

Paulo César fala sobre este baixo:

“Um fato curioso e histórico ! Foi com esse baixo que gravei Splish Splash e era de fabricação caseira. Ficava guardado na CBS, mas não sei de quem era.”

Paulo César e o baixo de Splash Splash

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s