“Os Corsários”, um grupo de Rock dos anos 60

Muitos conjuntos de Rock se formaram no final dos anos 50, início dos anos 60, e “Os Corsários” estava entre eles.

Grupo fundado por Sérgio (Canhoto) Vigilato, eles costumavam se apresentar no Programa Rítmos para a Juventude, na extinta TV Excelsior/SP, sob o comando do comunicador Antonio Aguillar.

“Os Corsários”  na década de 60 durante o Programa “ Ritmos Para A Juventude” , na extinta TV Excelsior- SP Foto do acervo de Sergio Roberto Vigilato

“Os Corsários” na década de 60 durante o Programa “ Ritmos Para A Juventude” , na extinta TV Excelsior- SP
Foto do acervo de Sergio Roberto Vigilato

Na foto, a formação do conjunto: da esquerda para a direita, Sergio Canhoto (Guitarra Solo e Vocal), Osvaldo, conhecido como Dicão (bateria), Brunno Pasqual (Contra Baixo), Luiz Carlos (Guitarra Base e Vocal), Leonato (Sax Tenor), acompanhando Roberto Carlos, que vestia um terninho lamê e sapatos acalcanhados, mas já possuía humildade, grande talento e carisma de um ídolo!

Brunno Pasqual em depoimento fala sobre Roberto Carlos:

“…não me enganei, ele veio, viu e conquistou tudo que um grande ídolo tem direito…taí até hoje, 49 anos na estrada.
Graças ao grande amigo e irmão Sergio Vigilato fui levado para participar do RC3 / RC4 / RC7 / RC & Orquestra Chiquinho De Morais… e o restante só Deus sabe a loucura alucinante que passamos durante a minha permanência no Jovem Guarda, com aqueles jovens maravilhosos com suas maquinas envenenadas….mas jamais esqueci o meu “berço” com Os Corsários.
Valeu..Sergião , Luiz Carlos, Dicão, Leonato e RC… obrigado pela chance!!!”

RC3 - Brunno, Dedé e Roberto Carlos - Foto tirada pelo Gil maquiador - 1966 - TV Record

RC3 – Brunno, Dedé e Roberto Carlos – Foto tirada pelo Gil maquiador – 1966 – TV Record

Brunno Pasqual -  Guitar Play 1971.....RC 7 Wanderley, RC, Anderson Marquezi (Dedé), Clécio Fortuna, Brunno Pasqual, Máguino D'alcantara, Dironir e José Provetti, o Gato

Brunno Pasqual – Guitar Play 1971…..RC 7 Wanderley, RC, Anderson Marquezi (Dedé), Clécio Fortuna, Brunno Pasqual, Máguino D’alcantara, Dironir e José Provetti, o Gato

Nesta outra foto, um comentário escrito pelo Sérgio Vigilato, o fundador do conjunto:

“Nesta foto estão o nosso empresario, que segurou o baixo do Bruno que eu e o Carlinhos fizemos, mas algo aconteceu e o Bruno não apareceu pra tirar photos e tivemos de apelar! Isso foi no fim de 1963, porque logo depois fui pros “Jet Black´s”. Essa era a nossa roupa pra fazer bailes. Da esquerda pra direita, eu, Serginho”Canhoto” com a primeira guitarra que fiz (já com alavanca) Leonardo Sax, Osvadinho(Dicao) na batera, meu irmão(falecido) Luiz Carlos Vigilato na guitarra que eu fiz, e o Empresario, segurando o baixo do Bruno.
Acho que isso foi no Esporte Club Bandeirantes…”
Os Corsários

Brunno Pasqual escreveu um livro de memórias, que aguarda liberação por se tratar de uma Biografia.

Brunno no Programa Jesuz Tellez - Canal 2, México D.F.

Brunno no Programa Jesuz Tellez – Canal 2, México D.F.

RC7 1972 TV Tupi/RJ

RC7 1972 TV Tupi/RJ


Meus agradecimentos a você, Brunno Pasqual e também ao Serginho Canhoto, ex Os Corsários e The Jet Blacks, pelas informações e fotos.

Brunno Pasqual 1

Brunno continua em atividade e atualmente é dono de uma Agência em São Caetano Do Sul, a “Bruma Show”, que está comemorando 30 anos de atividades com projetos criativos e inovadores.

Contatos para shows e eventos: 11- 4227.1990 / 11- 2376.8909 / 11- 9.9795.3639 /Bruma Show Litoral: 13- 34931634.

Endereço de E.mail: brumashow@gmail.com

Histórias dos Corsários, contadas por Sérgio Vigilato, seu criador:

Sérgio Vigilato

Sérgio Vigilato 11 de junho de 2014 19:46
Bem no começo do programa do Antonio Aguilar na Rádio Nacional, eu fui com meu conjunto,”Os Corsários” apresentar nosso repertório, mas por algo que não me lembro neste momento (se vocês lerem o livro do Primo Moreschi verão que no começo foi uma confusão danada), não se sabia se iam ter músicos e cantores suficientes para cobrir o Programa e nessa, nós chegamos mas não nos deixaram mostrar nosso talento, e o grupo já queria voltar pra casa, desanimado e eu falei firme: VAMOS FICAR AQUI ATRÁS (PERTO DO FAMOSO PIANO) E VER O SHOW DAQUI! O ensaio começou e o cantor galã, FRANCISCO CARLOS, apareceu de repente com seu sucesso “HELLO MARY LOU” e logicamente, o Aguilar abriu a brecha pra ele cantar, mas a banda “The Jordans’ não sabia os acordes da musica, e o tempo correndo, e o desespero (normal) daquele programa (feito a trancos e barrancos) eu percebi e fui lá no palco e disse que sabia os acordes (posições, na época) e peguei a guitarra do Romeu,(na época se chamava DiKapua) e tocando de cabeça pra baixo (porque sou canhoto), mostrei os acordes. E enquanto eles ensaiavam, chamei meu irmão e o Brunno Pasqual para fazer a harmonia da musica, e foi um sucesso total, aí o Aguilar deixou nós tocarmos nos próximos programas…

Aqui a música:

Canção com Francisco Carlos, uma versão do original de Ricky Nelson, que saiu em seu LP Rick is 21 (1960, quando ele completou 21 anos).

5 respostas em ““Os Corsários”, um grupo de Rock dos anos 60

  1. Pingback: “The Jet Black`s” e a Origem do nome do conjunto. | WE LOVE THE BEATLES FOREVER

  2. Grande Amigo Sérgio Canhoto,….Os Corsários se tornou uma lenda até hoje encontro amigos que falam sobre os nossos instrumentos made in house…e como eu aprendi quando estive na Africa,…”Unbuntu”…….significa “ Sou Quem Sou, Porque Somos Todos Nós”…Brunno Pasqual

Deixe um comentário

