“The Flemings”, um conjunto de Rock dos anos 60.

Esta é a história dos Flemings, o conjunto que foi primeiro lugar no programa de Jair de Taumaturgo, cujo baterista Paulo Mendes, de próprio punho conta aqui pra gente a sua trajetória!

Foto dos Flemings na Rádio Mayrink Veiga, por Luiz Piston

Foto dos Flemings na Rádio Mayrink Veiga, do acervo de Luiz (do Piston)

.Paulo Mendes Mendes

Paulo Mendes Mendes 4 de fevereiro de 2014 09:05

COMEÇO HOJE A TE CONTAR, MINHA TRAJETÓRIA COMO BATERA DA JOVEM GUARDA QUERIDA LUCY, DEPOIS DE TERMOS GANHO O TROFÉU DE MELHOR BANDA AO VIVO DA JOVEM GUARDA, NO PROGRAMA JAIR DE TAUMATURGO NA RÁDIO MAYRINK VEIGA, PARTIMOS PARA TRABALHAR COM O FAMOSO E AMIGO CARLOS IMPERIAL NA TV CONTINENTAL, NO PROGRAMA CHAMADO OS BROTOS COMANDAM, EM QUE O IMPERIAL, COMEÇAVA O PROGRAMA DIZENDO: AFASTEM SEUS TAPÊTES DA SALA E VAMOS AO ROCK COM A BANDA THE FLEMINGS, AÍ O CÔRO COMIA, RECEBÍAMOS TAMBÉM NO PROGRAMA, GRANDES BANDAS COMO RENATO E SEUS BLUE CAPS, CANTORES COMO HAMILTON, ELTON E OUTROS, TERMINADO O PROGRAMA, FUI TOCAR EM SEGUNDA FORMAÇÃO COM LUIZINHO E SEUS DINAMITES, CONSIDERADA A MELHOR BANDA DE ROCK JUNTO COM RENATO E SEUS BLUE CAPS NA ÉPOCA, VIAJAMOS O BRASIL INTEIRO E CHEGAMOS A TER EM SEGUNDO LUGAR NAS PARADAS DE SUCESSO DO BRASIL, A MÚSICA CHAMADA CHOQUE QUE QUEIMA, QUE ERA UMA PAULEIRA. A PRIMEIRA FORMAÇÃO DO LUIZINHO TINHA EUCLIDES NA GUITARRA SOLO QUE DEPOIS FOI GUITARRISTA DO THE POP’S, BOLONHA NO BAIXO, CARLINHOS NA BATERA E JAIR NA GUITARRA BASE, NA SEGUNDA FORMAÇÃO TÍNHAMOS JOÃO NA GUITARRA SOLO, ALVARO NO BAIXO, LUIZINHO VOCAIS E GUITARRA BASE E EU NA BATERA. TOCAMOS PRATICAMENTE EM TODAS AS REDES DE TELEVISÃO DA ÉPOCA, DEPOIS FUNDAMOS A BANDA CHAMADA “OS BÁRBAROS”, QUE FEZ DURANTE DOIS ANOS O PROGRAMA ALMOÇO COM AS ESTRÊLAS NA TV TUPI, COMANDADO PELO AERTON PERLINGEIRO, AÍ NA TV TUPI, CONHECEMOS E ACOMPANHAMOS NOMES COMO OS VIPS, WANDERLEA, ERASMO CARLOS E MUITOS OUTROS ARTISTAS DA JOVEM GUARDA. A BANDA OS BÁRBAROS ERA FORMADA POR JOÃO CARLOS NA GUITARRA SOLO, NEGÃO NA GUITARRA BASE, ALVARO NO BAIXO E EU NA BATERA. TOCAMOS COM PRATICAMENTE TODOS OS ARTISTAS DA JOVEM GUARDA, INCLUINDO WANDERLEY CARDOSO, JERRY ADRIANI E MUITOS OUTROS, SE FOSSE CITAR TODOS SERIA UMA PANCADA. TAMBËM TOQUEI COM RENATO E SEUS BLEU CAPS, NUM PROGRAMA CHAMADO CHÁ DAS DUAS, QUE ERA COMANDADO POR LUIZ DE CARVALHO NA TV EXCELSIOR. TONI, QUE ERA NA ÉPOCA BATERISTA DO RENATO, NÃO PODE IR NA ÉPOCA DO PROGRAMA AÍ O RENATO ME CHAMOU, A BANDA DO RENATO USAVA UM TERNINHO XADREZ, NÃO SEI SE O PAULO CESAR BARROS SE LEMBRA DESTE MOMENTO, A MÚSICA QUE TOCAMOS FOI “TROUBLE”, CANTADA PELO ED WILSON, QUE NA ÉPOCA ERA O VOCALISTA DA BANDA DE RENATO.DAÍ PARTI PARA A TERCEIRA FORMAÇÃO DA BANDA AGORA CHAMADA DE “OS DINAMITES” (ANTIGA LUIZINHO E SEUS DINAMITES) COM A MESMA SEGUNDA FORMAÇÃO E DEPOIS MAIS TARDE VIERAM PARA A BANDA O JAIR DA PRIMEIRA FORMAÇÃO (GUITARRA BASE), IVAN NO BAIXO EU NA BATERA E O IRMÃO DO EUCLIDES O GRANDE GUITARRISTA MARCO AURELIO DE PAULA.

SÃO FUNDADORES DOS THE FLEMINGS TAMBÉM, LUIZ ANTONIO(CONTRA BAIXO), PAULO MACHADO(VOCAIS E GUITARRA BASE), LUIZ CARLOS MALDONADO (VOCAIS E GUITARRA SOLO) ESTES SÃO OS THE FLEMINGS.

FIZEMOS MUITOS SHOWS, TOCAMOS COM OS BÁRBAROS TAMBÉM (IA ME ESQUECENDO…) NO PROGRAMA TV FONE NA REDE GLOBO, PROGRAMA COMANDADO POR MARIO LUÍS, GRANDE EMPRESÁRIO DA ÉPOCA E JONAS GARRET, COM O NÃO MENOS E PRIMEIRA ESTRÊLA DA JOVEM GUARDA, ROBERTO CARLOS! TOCAMOS A MÚSICA A HISTÓRIA DE UM HOMEM MAU, E POR AÍ OUTRAS FACETAS, QUE SE ESTENDERIAM MUITO.

FUTURAMENTE ESTAREI TE MANDANDO FARTO MATERIAL FOTOGRÁFICO DESTAS BANDAS, COMO AS FOTOS ESTÃO ANTIGAS, VAI DEMORAR UM POUCO, MAS VÃO COMO PROVA, QUERO AQUI APROVEITAR E FAZER UMA PEQUENA HOMENAGEM A LUIZINHO LÍDER DE NOSSA BANDA LUIZINHO E SEUS DINAMITES, ALÉM DE GRANDE FIGURA HUMANA, GRANDE MÚSICO E VOCALISTA, FAZIA SEUS PRÓPRIOS INSTRUMENTOS, ERA UM LUTIER DE PRIMEIRA GRANDEZA, DEVO A ELE AINDA ESTAR NA MINHA BATERA ATÉ OS DIAS DE HOJE, QUE DEUS O TENHA, GRANDE IRMÃO LUIZINHO. HOJE TOCO NA NOITE EM TODO O RIO DE JANEIRO COM A BANDA LIVRE IMPROVISO.

ESTA É UMA PEQUENA DESCRIÇÃO DE MINHA VIDA DE BATERA NA JOVEM GUARDA, EXISTEM MUITOS OUTROS FATOS, QUE FUTURAMENTE TE CONTAREI.

CYRO AGUIAR QUE TAMBÉM FAZ PARTE DO GRUPO ETERNA JOVEM GUARDA, PODERÁ TE DAR TESTEMUNHO DE MEU TRABALHO, POIS GRAVEI COM A BANDA LUIZINHO E SEUS DINAMITES UM COMPACTO SIMPLES NA GRAVADORA CONTINENTAL COM ELE.

SEGUEM FOTOS EM QUE ESTÃO OS QUATRO MÚSICOS, INCLUSIVE EU, PAULO MENDES – É A SEGUNDA FORMAÇÃO DO GRUPO LUIZINHO E SEUS DINAMITES).

Luizinho e Seus Dinamites - Segunda formação

Luizinho e Seus Dinamites – Segunda formação

grupo luizinho e seus dinamites (segunda formação) 3

grupo luizinho e seus dinamites (segunda formação)

NESTAS DUAS FOTOS A SEGUIR, QUE SE VÊ AO LADO NO ESTÚDIO, FORAM TIRADAS NA TV CONTINENTAL, NO PROGRAMA “OS BROTOS COMANDAM”, QUE ERA APRESENTADO PELO FALECIDO CARLOS IMPERIAL, E A BANDA ERA THE FLEMINGS, COM A QUAL ABRI MEUS TRABALHOS AQUI NESTE SEU BLOG, QUANDO GANHAMOS O PRIMEIRO LUGAR EM ROCK AO VIVO, NO PROGRAMA JAIR DE TAUMATURGO, E QUE JÁ TEM NOSSA FOTO; ESPERO TER CUMPRIDO MINHA PROMESSA DE TE MOSTRAR UM POUQUINHO DE MEU TRABALHO, NESTES 50 ANOS DE JOVEM GUARDA, NA QUAL SOU MILITANTE ATÉ HOJE. UMA LEMBRANÇA E HOMENAGEM AO LOURINHO DOS QUATRO MÚSICOS, QUE ERA O LUIZINHO, E QUE FOI UM ÍCONE DA PRÉ-JOVEM GUARDA E POSTERIORMENTE DA JOVEM GUARDA.

grupo the flemings, programa os brotos comandam, tv continental, manager carlos imperial.

grupo the flemings, programa os brotos comandam, tv continental, manager carlos imperial. 2

LUIZINHO É O QUE NA FOTO ACIMA, ESTÁ COM O BRAÇO DIREITO PASSADO SOBRE SUA FENDER. ESTOU MUITO FELIZ POR MIM E POR ESTES MEUS INSEPARÁVEIS AMIGOS, QUE UM DIA TIVERAM COMO EU NOSSOS MOMENTOS DE GLÓRIA, E QUERO AGRADECER DO FUNDO DO CORAÇÃO A VOCÊ LUCINHA ZANETTI, PELA OPORTUNIDADE QUE NOS DÁ A TODOS OS MÚSICOS, DE ESTARMOS NESTE FORMIDÁVEL BLOG, GRATO POR TUDO E GRANDE BEIJO NO CORAÇÃO. (Paulo Mendes)

Na primeira formação do conjunto “Luizinho e seus Dinamites”, o guitarrista de solo era Euclides de Paula, excelente guitarrista, que aqui nesta gravação de 1963 podemos conferir:


.

Paulo Mendes na Bateria

29 respostas em ““The Flemings”, um conjunto de Rock dos anos 60.

  1. grande Paulo meu eterno batera. Tem muita coisa pra ser contada do the flemings, desde a confecção dos instrumentos que aprendi com o luizinho. Luiz Antônio ainda possui seu contrabaixo feito em casa. O blue jeans eu, rostan, Beliiane, fritz, alfaiate ( o do piano mesmo).
    Muita coisa mesmo, quando chamei o paulo blond, que trouxe o Luiz Antônio e você, das viagens por Cachoeiro, ÉS, alegre, etc. Putz muita coisa, nos meus fragmentos.

    • Querido Luiz “Mackdonald” de Carvalho.Grato por me alertar sobre essa matéria. O Paulo demonstrou ser um verdadeiro historiador Parabens a ele..que ele não fique zangado comigo por brincar pois isso sempre foi uma característica nossa que crescemos juntos .Conheci o Paulo com 11 anos e vc com 15 e o Luzantonio com 10

      • Só vou ser um pouco desmancha prazeres do Paulo ,narrando a nossa ida(Os Flemings) para o Luizinho e os Diamites.Vc Luiz Carlos havia saido do The Flemings” p se casar no teu lugar entrou o João que, embora não tivesse o teu carisma e tua boa aparência, tocava bem guitarra e cantava. Dai seguimos tendo se incorporado ao grupo a Neuzinha como (boa)cantora. Teríamos chegado à Jovem Guarda pois o ROBERTO nos convidou p irmos à São Paulo, se o Luiz Antonio não saisse tb .Assim, como era muito difícil achar um baixista naquela época ,ainda tentamos o Pedrinho dos Fevers mas ele morava longe. Nesse meio tempo o Luizinho ficou sem o grupo dele e me chamou p tocar guitarra de marcação Eu chamei o Paulo e João e vínhamos tocando bem quando o Luizinho, muito ingrato ,me dispensou passando ele mesmo a tocar guitarra de marcação pois queria que o grupo ficasse com a formação dos Beatles.Logo depois o Luizinho dispensou tb o resto da turma indo cantar sozinho imitando o Trini Lopes.( ainda fiz shows com ele na “Onda Jovem” da Tupi.

      • Alguém saberia informar os sobrenomes do Luizinho, do guitarrista JAIR, do baterista CARLINHOS e dos baixistas ÁLVARO e IVAN, todos d’Os Dinamites?

    • Fritz na guitarra virado pra parede preu não ver o solo. Rostan na batera, beliene no baixo, lFayeye no piano e eu na marcação. Não lembro o tempo mas foi antes do everly brothers con roney de farra. Talvez lá por 59 60 não lembro. Foi qd aprendemos a tocar violão no divino eu erasmo e Tim com o prof Jorge babulina hj Benjor. O velho t hacabum.

      Aliás em complemento eu tocava sentado no muro com o João Carlos marcando qd apareceu um menino loirinho de dolman e ficou olhando….

      • é verdade Cãndida. Dos primeiros fundadores tocavam tres.LuiZ Carlos,Paulo(violão) e Luis Antonio no baixo Faltou Paulo Batera Mendes que ainda tentou ir mas já tinha outro compromisso . No lugar dele entrou um amigo nosso de infância o Silvio MERI

  2. Cara Lucia gostaria de contar tb meu convívio com os artisas da década de 60 a “Jovem Guarda”.
    Primeiro cantava em dupla com Horácio ( depois participante dos Canibais e Sunshines) tb cantávamos com o Roberto “Rei” Marcio Montarroios(Piston) Claudio Caribè ( bateria) Erasmo (Carlos) Esteves,Paulo Sergio que nos apresentou ao Pedrinho do “Fevers” e o Tião depois Tim Maia. Os Batistas incentivavam a ´musica e tinham um grande auditório e diversos eventos musicais.
    Depois de cantar com Horácio participei do “The Flemings “, e dos” Star” outra vez com Horácio.
    Por me acidentar passei um ano parado e Horácio foi p os Canibais e eu toquei nos “The Blue Jeans Rock” com Cludio Caribe, Luis Antonio e Cesinha Barros.;Fui contratado pela “Onda Jovem” da Tupi, gravando depois em 1967 na CBS como “Paulo e Mery”. Convidado por João JOSE a continuar ” Os Jovens” na Philips. La gravamos com ” The Brazilians Beatles” .

      • AMIGA LUCINHA, AGORA FIQUEI COM MUITA SAUDADE, COM AS PALAVRAS DO PAULO BATERISTA. BONS TEMPOS. REALMENTE O LUIZINHO E SEUS DINAMITES FOI UM GRUPO MUITO IMPORTANTE, QUE TAMBÉM FIZ PARTE. FOI RESPONSÁVEL PELO MEU INGRESSO NA CARREIRA ARTÍSTICA. OS MEUS PRIMEIROS DISCOS FORAM GRAVADOS COM O LUIZINHO.INESQUECÍVEL AMIGO. MÚSICO MARAVILHOSO, JUNTAMENTE COM , COM EUCLIDES, BOLONHA, CARLINHOS, VOCÊ PAULO E TODOS QUE TAMBÉM PASSARAM PELO GRUPO. qUE DEUS O TENHA EM UM LUGAR MUITO ESPECIAL

      • CIRO, QUEM ESCREVEU FOI PAULO VIOLÃO DE MARCAÇÃO DO FLEMINGS.PAULO MENDES(BATERA) É NOSSO AMIGO E FOI LEVADO POR MIM P O LUIZINHO segunda formação.abraços

      • Cyro Aguiar foi do Th Blue Jeans Rock no início quando tocavam Lafayete Helio Justo Fritz Beliene, Adilson, Claudio Caribe o saxofonista do Roberto tb tocou muitos aoso Clécio.. LuiZ Antonio tb tocou no lugar do Beliene e até eu mesmo numa formação com o grande PAULO CESAR BARROS na guitarra ( apenas p shows das balas PING PONG) O Cyro era muito amigo do Luizinho (DINAMITE) e de toda a família. Convivi com ele la na rua Ribeiro Guimarães quando toquei com os DINAMITES por tres meses. Depois nos encontrávamos nos shows e apresentações em rádio e tvs do País. Recentemente nos correspondemos por aqui após nos encontrarmos no show do Clube Homs em São Paulo. Assim vc pode perguntar direto a ele. abraços

      • Paulo Machado, pelo que já angariei de informação, a primeira formação do Blue Jeans foi: Luizinho (guitarra), Luiz Henrique (vocal), Cyro Aguiar (voz), Afonso (violão), Lafayette (piano), Don Nilton (baixo), Paixão (sax), Roberto (bateria) e Beliene (violão tenor de 4 cordas). Correto?

  3. Pingback: “Minha Vida com o Rock”, por Paulo Ribeiro (The Flemings) | WE LOVE THE BEATLES FOREVER

  4. Pingback: Os Santos, The Brazilian Bitles e Os Baobás: Bandas de Rock formadas nos anos 60, sob a influência da Beatlemania! | WE LOVE THE BEATLES FOREVER

  5. NUnca soube de nenhum Luizinho guitarrista do Blue Jeans. o luiz Magalhães ( Dinamite) nao era guitarrista O Blue Jeans era um conjunto tipo Legião Estrangeira estava sempre mudando . Os mais usuais eram Lafayete, Beliene,Luiz Henrique Roni Fritz Clecio ,Claudio Caribè ADILSON e LUIZ ANTONIO NOS ANO FINAIS.

Deixe uma resposta

