Antes dos primórdios do Rock no Brasil… o Tango imperava!

Nos anos 50 o tango foi um ritmo que imperou no Brasil. Todas as emissoras de rádio só tocavam tango. Dai surgiu em São Paulo, um moço, descoberto artisticamente por um corretor de seguros gerais, chamado Jacob Rosemblat. O nome dele de batismo era Cármino Lombardo, mas artisticamente se chamava Carlos Lombardi. Sua voz tinha tudo a ver com Carlos Gardel, conhecido cantor de tango da Argentina, mas de origem francesa.

Jacob Rosemblat tinha a maior discoteca de tango no Brasil e foi um grande divulgador do seu pupilo, levando-o nas emissoras de rádio para divulgar suas gravações voltadas para o tango.
Carlos Lombardi foi considerado no Brasil o Rei do Tango e tinha espaço cativo na Churrascaria Rincon Argentino, localizada no bairro Higienópolis, São Paulo, onde sempre se apresentava. Fez também uma boa temporada na Galpão.
Carlos Lombardi cantava tango igual ou até melhor do que os próprios cantores argentinos.

A data da morte de Carlos Lombardi ou “Cármino Lombardo” é ignorada até pelos colegas que tanto o elogiavam e falavam – “que grande voz” – desse brasileiro nascido no Braz em São Paulo.

Na foto Carlos Lombardi concede entrevista para Antonio Aguillar (1957) Radio Progresso de São Paulo. Sentado esta o seu criador Jacob Rosemblat (falecido).

Carlos Lombardi, Aguillar e  Jacob Rosemblat

Carlos Lombardi, Aguillar e Jacob Rosemblat

(Por Antonio Aguillar)

Anúncios

4 respostas em “Antes dos primórdios do Rock no Brasil… o Tango imperava!

  1. Lembro-me de Carlos Lombardi.Realmente foi um dos melhores cantores de tango que já vi.Se a memória não falha,ele costumava apresentar-se acompanhado pela típica do Emílio. Me corrija se eu estiver errado.Abraços.

  2. Carlos Lombardi foi um grande amigo de meu pai a quem considerava um irmão. Daqueles que frequentavam os bailes nos bairros do Brás e do Belém, jogavam futebol no mesmo time de várzea, confidentes….enfim…’vizinhos inseparáveis’ na palavra de meu saudoso pai..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s