Uma Conversa sobre os primórdios do Rock! (entre músicos que estiveram lá!)

Como muitos já devem ter notado, gosto de registrar tudo que nos leva a conhecer sobre o início do Rock and Roll no Brasil, e hoje, ao participar desta conversa no nosso grupo Eterna Jovem Guarda no Facebook, não poderia deixar de registrar aqui para a posteridade, e também para os historiadores.

Tudo começou quando eu compartilhei esta foto a mim enviada por Antonio Aguillar, onde podemos ver a cantora Ilze Aparecida, que depois se tornou Cidinha Santos, se apresentando em seu programa, e ao fundo estão os dançarinos….

Ilze Aparecida, a Cidinha Santos, hoje Cinthia (da Rádio Capital de SP), se apresentando na TV Paulista canal 5 no programa Ritmos para a Juventude, de Antonio Aguillar. Atrás podemos ver o conjunto Lancaster de dança, identificando o Xupeta e o Bolão. O ritmo era Rock and Roll!

Ilze Aparecida, a Cidinha Santos, hoje Cinthia (da Rádio Capital de SP), se apresentando na TV Paulista canal 5 no programa Ritmos para a Juventude, de Antonio Aguillar.
Atrás podemos ver o conjunto Lancaster de dança, identificando o Chupeta e o Bolão.
O ritmo era Rock and Roll!

Vejam a conversa entre Sérgio Vigilato, o Serginho Canhoto do The Jet Black´s, Primo Moreschi, o Joe Primo, fundador do conjunto The Vampires, que se tornou The Jet Black´s e também fundador dos Megatons, Waldemar Botelho, o Foguinho dos Jordans, Santo Humberto Lunetta, músico nos anos 60, Fares Darwiche, pesquisador e colecionador e eu, uma simples mortal. rsrs

  • Waldemar Botelho Jr FoguinhoO DANÇARINO DA ESQUERDA DE CAMISETA BRANCA E O CHUPETA QUE EU ENSINEI A TOCAR BATERIA LÁ NO LANCASTER E O GORDINHO LÁ ATRÁS E O SAUDOSO BOLAO

    3 de junho às 19:04 ·

  • Sérgio Vigilato“CORRETAMENTE” FOGUINHO! CHUPETA E BOLAO!
  • Primo MoreschiO Chupeta, o Bebeto e a Denize, aprenderam os primeiros passos de Twist, em uma tarde no palco da Radio América, ao lado de The Jet Black´s, convidados que fomos pelo Miguel Vacaro Neto, para aprendermos os passos do ritmo que acabava de surgir no brasil, e mostrar aos frequentadores da Boate Lancaster, quando de nossas apresentações diarias das 10:hrs, as 4hrs na Rua Augusta.Hooo saudade.
  • Fares DarwichePrimo Moreschi, Bom Dia. Duas perguntas : 1. O Conjunto Lancaster de dança que participava da Jovem Guarda, teve seu nome originário em função da Boite ?…2. está Rádio América que vc cita, era de um casarão que ficava na esquina da Consolação com a São Luiz que hoje é a outra pista da Consolação ? Abração
  • Primo MoreschiAmigo Fares Darwiche, O Conjunto Lancaster de dança? Acredito que sim. Porque no começo lá na Boate Lancaster, o Chupeta, o Bebeto e a Denize, (dançando) não havia quem lá estivesse que não ficava admirado e motivado para também dar alguns passos.( Mesmo que fossem desajeitados no inicio). Vai daí (acredito) o fato de se unir o útil ao agradável. Ha… Os Globbers Trotters, também deram uma ajudazinha quando lá estiveram, demonstrando já dominarem a dança. Aliás, ficaram de boca aberta ao ouvir nosso saxofonista Néstico. Quanto ao casarão citado, na Consolação esquina com a São Luiz realmente era lá que se situava a Radio América.
  • Sérgio VigilatoSaudades daquela epoca Primo moreschi.
  • Primo Moreschi: Sergio Vigilato Amigo veio ou velho amigo! claro que tenho saudades. É inegável. Como você também tem não é mesmo? Ha… Obrigado por estar torcendo por mim. Isso me envaidece e me me faz acreditar que existe muito mais coisas a serem descobertas por mim. Você foi uma delas, a qual computo como um exemplo abençoado. Receba mais um a vês o abraço deste seu amigo de hoje e sempre Joe Primo- Primo Moreschi. Quanto ao resto?…Hora, o resto é resto rsrsrs fuuiii
  • Santo Humberto Lunetta FilhoTá aí algo que também me lembro caro Primo Moreschi . O conjunto Lancaster de danças . O Chupeta , o Bolão e a Denise e o Bebeto . Aliás o Chupeta virou baterista depois de um tempo vindo a tocar na formação dos Snakes que se apresentou no Programa do Eron Rodrigues ( O Erontex dá Sorte) na Tv Paulista Canal 5 . Formação nessa ocasião era : O Edson Trindade , O China, o Altair (Arlenio) no vocal e na “cozinha” o Santo Humberto”Teddy Pardal” Lunetta Filho no Contrabaixo e o Chupeta na bateria . Isso se deu no lançamento do compacto “Pra Você Voltar ” e Voce não me agrada pela MOCAMBO / Rozemblitz Discos .. TOC ! TOC! TOC ! kkkkkkkkk
    Fares Darwiche: Santo Humberto Lunetta Filho, bom dia. Por acaso o nome do China era Fernando ?
    • Fares DarwicheSanto Humberto Lunetta Filho, este compacto que vc citou acima , de que ano é ? Vou postá-lo com autografos ou autografo, pois a letra é uma só e não há menção do ano. (A dedicatória não foi a minha pessoa, pois o comprei em algum sebo da vida)
    • Santo Humberto Lunetta FilhoBom dia Fares . Não posso te precisar a data . Mas posso por relembrar fatos relacionados dizer mais ou menos ..depois disso eu por imposição de minha ex= eu PAREI com a Música … e casei-me com ela . (A ex) kkkkkk isso foi em 1967 Pelo menos é o que diz a certidão de Casamento kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    • Santo Humberto Lunetta FilhoPassei por um periodo de Ostracismo ate a dissolução do Casamento e então voltei a VIVER kkkkkk
    • Santo Humberto Lunetta FilhoPor falar nisso Primo Moreschi eu estava presente quando eles arenderam o TWIST la na Radio America se não me falha a memoria foi durante um programam do Miguel Vaccaro Neto onde eu era o secretário …kkkkkk Vcs , os Jet Black´s estavam como sempre testando os candidatos a cantor que o Miguel escolhia para se apresentar e depois gravar Lembro-me que após issto houve aquela apresentação do lançamento do TWIST no Brasil que foi feita na Hebraica kkkkk logo em seguida vcs gravaram o LP TWIST, TWIST lá na Gravodisc que ficava na esquina da Gal Osorio com a Praça Julio Mesquita onde eu estive presente e me valeu uma surra do meu velho e falecido pai … pois a gravação foi feita de madrugada e chovia torrencialmente …….Lembra-se ????///
      Primo Moreschi: Santo Humberto Luneta Filho! Agora eu arrepiei rsrsrs Isso é o que eu posso chamar de memória fotográfica.Assinei em baixo.Em 5 de junho de 2014 08:41

Para ilustrar esta publicação, segue um vídeo com depoimentos dos cantores Tony Campello, Tim Maia e Erasmo Carlos sobre a primeira fase do Rock no Brasil.

Tony Campello, Tim Maia, Erasmo Carlos falam sobre a primeira fase do Rock no Brasil.
Alberto de Barros, de Betinho e Seu Conjunto, inspirou cantores no início.
Tony Campello diz que Betinho marcou muito pra ele, que ouvia também Carlos Gonzaga.

Tim Maia conta que ensinou os primeiros acordes ao violão para Erasmo Carlos e lembra que o sotaque de Roberto Carlos era bem interiorano, lá de Cachoeiro…
Eduardo Araújo também foi Secretário de Carlos Imperial e foi Arlênio Trindade quem levou Roberto Carlos até a casa de Erasmo Esteves…
Roberto fez o convite a ele: “Apareça lá na televisão”!

3 respostas em “Uma Conversa sobre os primórdios do Rock! (entre músicos que estiveram lá!)

  1. Lucinha, estou “MARAVILHADO” com tantas informações da nossa”ETERNA JOVEM GUARDA”, vou te ser GRATO para sempre, tenho fornecido muitas informações para colegas de rádio e jornais locais de algumas coisas que eu vivi aí em SAMPA dos 12 aos 18 anos, depois viemos para o sul.Minha amiga em ABRAÇÃO de 8 costelas como eles falam aqui no SUL.

    Date: Thu, 5 Jun 2014 19:45:50 +0000 To: jlvzemm@hotmail.com

  2. Lembro que a Claúdia também fazia parte do grupo Lancaster e se casou (e está até hoje) com o Aladdin (The Jordans); Outro que fez parte foi o Geandré, hoje baterista da banda Idade do Lobo, com quem gravei um LP nos anos 90.

Deixe uma resposta

