Assim Começava o Conjunto The Jet Black’s!

Boby Di Carlo

Nesta foto histórica do acervo de Antonio Aguillar, onde está se apresentando o cantor Bobby de Carlo no programa de auditório da Rádio Nacional, o Ritmos para a Juventude, podemos observar alguns detalhes importantes para quem estuda a história do conjunto de Rock The Jet Black’s.

Podemos perceber que ainda eram os “Vampires” e não The Jet Black´s, embora apareça o Gato na foto, talvez dando apenas uma “canja” mas já praticamente fazendo parte dos Vampires.

O Jurandi está na bateria, e além do bumbo estar sem inscrição, nota-se que Bobby de Carlo não está fazendo acordes na guitarra e sim fazendo um solo (vejam seu dedinho…), portanto, ainda era ele o solista dos Vampires. Podemos ver também o Zé Paulo e Valentino Guzzo atrás, responsável pela organização dos cantores que se apresentavam no programa.
Se fosse possível uma ampliação da foto, expandindo a imagem lateral, mostrando mais todo o cenário, certamente veríamos o Joe Primo e o Carlão.

A título de curiosidade, a diferença entre solo de guitarra e guitarra base é que normalmente a base é feita por acordes utilizando-se todos os dedos da mão ou quase todos, já o solista usa o dedinho, como podemos ver o Bobby de Carlo na foto acima.
A musica é dividida em três partes: Melodia, Harmonia e Ritmo. O solista faz a Melodia, a base é feita com a Harmonia e o Ritmo quem dá é o baterista. 😉
Essa guitarra assim como uma outra guitarra usada pelo grupo, a bateria e o contra baixo foram avalizadas pelo Jurandi Trindade na compra junto a uma loja de instrumentos musicais.
Ele era o único que trabalhava com carteira assinada em uma empresa chamada “Jipebras”, tendo condições para abrir um crediário.
A guitarra que o Gato está usando era dele e não da compra feita para os Vampires; das que foram compradas pelo Jurandi, a que o Bobby de Carlo toca na foto é uma delas, a outra estava com o Primo e o baixo com o Zé Paulo.Por isso é que o Gato estaria dando uma Camja. Uma pena não termos a foto em grande angular, que mostrasse todo o palco…

Carlão e Little Black 3
Nesta outra foto vemos o Carlão com uma guitarra preta trazida pelo Zé Paulo para o conjunto. Esta guitarra mais tarde virou contra baixo, e aqui o Carlão tocando com ela, não dá pra saber se era ainda guitarra ou se já havia se tornado um contra baixo.

Fonte desta pesquisa: Informações do músico e cantor Roberto Caldeira dos Santos, o Bobby de Carlo.

Capa - enviada pelo Bobby de Carlo
Encarte - enviado pelo Bobby de Carlo

Anúncios

2 respostas em “Assim Começava o Conjunto The Jet Black’s!

  1. ótima postagem… é sempre bom relembrar The Jet Blacks, o Maior e Melhor conjunto de rock brasileiro. Mesmo aqueles que gostam mais de The Clevers tem que reconhecer que Jet Blacks foram os pioneiros… se bem que os primeiros foram The Avalons, que parece terem sido totalmente esquecidos do grande público. Mas aí já é pré-historia do Brazilian Rock. Continuo batendo na tecla de que esse moço Jet Black não tem nada a ver com o nome do grupo The Jet Blacks. A origem do nome vem da gravação ‘Jet black’ do conjunto britânico The Shadows, que era o ‘role model’ do Gato e de todos os membros do conjunto.

    • Bem, você tem todo direito de ter a sua opinião Carlus Maximus, porém eu prefiro acreditar nos dois fundadores do grupo, que são Joe Primo e Bobby de Carlo, e também no Antonio Aguillar, que foi quem primeiro viu a formação do conjunto, justamente criado pelo Primo para que um grupo instrumental pudesse acompanhar os cantores que iriam começar a se apresentar em seu programa de auditório, o Ritmos para a Juventude.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s