“Oh! Darling”, a pintura de Paul McCartney!

Este mês de setembro faz aniversário o último álbum gravado pelos Beatles, o “Abbey Road”, e nesta postagem vou falar um pouco sobre uma das minhas canções preferidas deste álbum, que é esta pintura composta por Paul McCartney, intitulada “Oh! Darling”!

Paul compôs “Oh! Darling”, assinada pela dupla Lennon & McCartney, que iria entrar no Álbum Branco (como também aconteceu com “Maybe I´m Amazed”) mas não havia espaço mais no disco.
Como as brigas eram intermináveis, Paul então regravou-a e lançou no álbum Abbey Road.

Reza a lenda que “Oh! Darling” era uma canção de amor de Paul para John e se prestarmos atenção, podemos observar que há trechos em que Paul, completamente bêbado durante a gravação, grita: “Oh! Johnny, por favor, acredite em mim, quando você me falou que não precisava mais de mim, eu quase morri” (eu ouço “Oh! Johnny” perfeitamente na quarta estrofe da canção, embora haja muita controvérsia sobre isso!).😀

Oh! Darling

Disseram que Paul não conseguia parar de chorar até que Linda McCartney foi ter com ele no estúdio, preparou um chá e acalmou-o.
Paul levou três semanas para terminar a canção e nenhum dos Beatles esteve no estúdio durante a gravação.
Na montagem final, George Harrison usou o sentidor e John Lennon dedilhou a guitarra.

Oh! Darling é uma balada de rock ao estilo dos anos 50, lembrando Jackie Wilson (cantor americano muito importante na transição do rhythm and blues para o soul. Ele era conhecido como um showman, e como um dos cantores mais dinâmicos de R&B e da história do Rock).

Depois que o álbum Abbey Road já havia sido lançado, um dia John Lennon comentou: “Oh! Darling é uma música ótima de Paul, mas ele não a cantou muito bem. Sempre achei que eu teria feito melhor. Ela era mais a meu estilo”.

Neste take alternativo, podemos ouvir um ensaio onde Lennon canta com McCartney.🙂

Segue um texto publicado por Adailton Lacerda na comunidade We Love the Beatles Forever no Orkut.

Paul McCartney compôs Oh! Darling no início de 1969 como uma música estilo anos 50. A canção chegou a ser ensaiada em janeiro daquele ano nas sessões de Get Back / Let it Be incluindo intervenções vocais de John Lennon. Mas a faixa ficou para o álbum seguinte.

No dia 20 de abril de 1969, os Beatles gravaram 26 takes da base rítmica de Oh! Darling com Paul no contrabaixo e vocais, John no piano, George na guitarra e Ringo na bateria. Um órgão foi acrescentado e, posteriormente, descartado. Uma mixagem estéreo foi providenciada e o título ainda era “Oh! Darling (I’ll Never Do You No Harm)”.

Em 26 abril, Paul gravou a primeira tentativa de vocais definitivos para a música. Mas, não satisfeito, decidiu fazer um take de voz por dia até atingir a perfeição desejada. “Lembro de querer chegar ao vocal certo”, contou McCartney na biografia Many Years From Now. “Tentei com microfone de mão, com pedestal… Era incomum para mim. Normalmente tentava tudo em um só dia”, completou o músico.

A partir de 17 de julho, Paul iniciou tentativas diárias de obter o melhor vocal. Morando na Cavendish Avenue, apenas duas ruas de distância de Abbey Road, ele chegava aos estúdios por volta das 14h e, sozinho, praticava seu canto blueseiro. As gravações com os Beatles iniciavam às 18h30.
O engenheiro de som Alan Parsons lembra que Paul dizia “Não, não é isso. Tentarei de novo amanhã”.

Após sete dias consecutivos de trabalho, Paul gravou os vocais definitivos para “Oh! Darling” no dia 23 de Julho de 1969. As harmonias foram registradas no dia 11 de agosto completando assim a canção. A faixa foi incluída no disco Abbey Road lançado em 26 de setembro de 1969.

Oh! Darling é indiscutivelmente um dos melhores trabalhos vocais de Paul. Ele provou que o perfeccionismo, quando acompanhado de trabalho e dedicação, pode trazer um resultado marcante e satisfatório.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s