Última Homenagem a Cleide Alves, a “Estrelinha do Rock”!

Faleceu hoje no Rio de Janeiro, vítima de parada cardíaca, a cantora Cleide Alves, aos 68 anos, completados no dia 05 de dezembro de 2014. Cleide estava internada desde ontem porque passou mal e hoje sofreu a parada cardíaca.

Apelidada de “A Estrelinha do Rock”, Cleide Alves foi uma das pioneiras da Jovem Guarda, tendo seu nome imortalizado na canção “Festa de Arromba”.
Gravou o primeiro disco em 1960, um 78 RPM pela gravadora Copacabana com as músicas “Help, Help Maybe” e “Seguindo e Cantando”.
Em 1962 se tornou a primeira cantora a gravar uma música da dupla Roberto Carlos e Erasmo Carlos, “Procurando um broto”. No mesmo ano figurou como vocalista, ao lado de Reynaldo Rayol, do LP “Twist”, de Renato e Seus Blue Caps.
Em 1963 Cleide gravou o LP “Twist e Hully Gully”, que tinha a música “Mamãe acha que é normal”, um de seus maiores sucessos.
Em 1970 lançou o LP “Canção de Nós Dois”, com música-título de Vinícius de Moraes. Lançou também diversos compactos. Com o declínio da Jovem Guarda, afastou-se da vida artística, retornando em 1990 para uma participação no CD “30 Anos de Jovem Guarda”, cantando “Estúpido cupido”, sucesso gravado originalmente por Celly Campello. (Informações do Dicionário Cravo Albin MPB)

Para lembrar a Cleide Alves, ouçam esta música que foi feita para ela pela dupla Roberto Carlos e Jeanette Adib. Jeanette era a diretora da Revista do Rock e nos idos de 1962/63 foi a segunda parceira de Roberto Carlos em composições. Só perdeu para Carlos Imperial, mas fez música com Roberto antes do Erasmo, segundo informações de Albert Pavão.

Cleide Alves

Depoimentos dos Amigos ao tomarem conhecimento de sua partida…

Jair Souza
Amigos, senti-me sem coragem de noticiar o falecimento de mais uma querida colega, nossa amada Cleide Alves, excelente cantora, muito graciosa, boa praça e amada colega. Quando com dezessete anos eu cheguei de SP, tive uma paixãozinha secreta por ela….Já fazia algum tempo que eu não a via. Ela se afastou do meio, ou seja foi mais uma das que não aguentou a barra. Difícil dizer qualquer coisa. Enquanto existem pessoas perdendo tempo com baboseiras, em comentar sobre a vida dos outros, ou criticar ou fofocar, nós deveríamos prestar mais atenção nos ponteiros do relógio e entender que o tempo está passando cada dia mais depressa…Nós da JG. por exemplo, deveríamos estar muito mais unidos muito mais próximos para a comemoração dos “50” cinquenta anos. Meio século…Não haverá outra jovem Guarda, não haverá outra Cleide Alves, que infelizmente não chegou a ter ao sucesso e a longevidade artística que mereceria. Foi uma das pioneiras sim, mas ninguém à exceção da Lucinha, provavelmente o Miguel, os colegas, porque nossos velhos amigos não mais estão aqui. São muitos e seria arriscado desfiar nomes, para não correr o risco de esquecer algum, o que seria muito injusto…Não sei mais o que dizer amigos. Estou mais uma vez triste, por perder uma amiga querida e mais, na situação de esquecimento que esta criatura foi relegada nos últimos anos de sua vida…Não posso julgar os desígnios de Deus,e quem sou eu vil mortal para faze-lo, mas sei que o nosso meio artístico é cruel para com muitos…Tomara que os meninos que estão aí fazendo sucesso, tenham a humildade de reconhecer que tudo é muito passageiro e que é preciso olhar, principalmente para trás e para baixo. Para trás para se mirar no ex. de artistas que infelizmente acabam no ostracismo, Para baixo, porque devemos saber, que muitos outros estão em situação difícil nesta vida… Não olhar para cima onde alguns pouco privilegiados, conseguiram por sua luta na espiral da vida, os melhores lugares. Obrigado por lerem, por escutarem ou antes sentirem minhas vibrações cristãs. Que a família da nossa irmã Cleide, tenha muita força. Com certeza, Cleidinha boa menina como sempre foi está com Deus. Com Jesus e N. Sra….Jerry Adriani
Claudio Fontana
Claudio Fontana 6 de março de 2015 18:38
Senti neste momento profunda tristeza ao ler esta triste noticia Cleidinha gravou 2 musicas de minha autoria que fizeram sucessos em sua carreira: VOCE NAO SERVE PRA SER MEU NAMORADO e NUNCA AMEI UM HOMEM IGUAL A VOCE – Que DEUS a receba em sua Santa Morada e conforte seus familiares – Todos nós, seus amigos dos bons tempos da Jovem Guarda, lamentamos profundamente sua partida. Ela já esta com DEUS.
Paulo César Barros
Paulo César Barros 6 de março de 2015 18:32
A Cleidinha estava internada desde ontem, mas eu achava que poderia ser alguma coisa simples, mas não, infelizmente a minha irmãzinha nos deixou hoje. Esteja com Deus, baixinha.
Romir Pereira de Andrade
Romir Pereira de Andrade 6 de março de 2015 18:16

 

Que descanse em PAZ! Mais uma voz que transmitiu alegria na Terra sobe para o “Côro de Céu”!

 

 

 

 

Reynaldo Rayol MEU DEUS, MAIS UMA AMIGA SE VAI, ESTOU MUITO TRISTE. QUE DEUS A TENHA EM BOM LUGAR

 

 

Mais depoimentos aqui.

O adeus a Cleide Alves

Vanderléia ria, e Cleide desistia, de agarrar um doce que do prato não saia, hei hei que onda, que festa de arromba…

 

 

 

6 respostas em “Última Homenagem a Cleide Alves, a “Estrelinha do Rock”!

  1. Memorias das canções que você fez para mim: ” Estamos apenas na decima semana do ano e já perdemos tantas vidas preciosas que faz parte do nosso rico cancioneiro popular brasileiro. Ficamos todos muito mexidos com a morte do José Rico que era um Artista querido de todos e agora mais uma perda preciosa. Nestas ocasiões os nossos corações buscam as águas navegáveis deste rio de saudosas lembranças e uma luz avança. Esta luz é um lindo raio que nos visita a cada nova manhã e nos da a capacidade de fazer as coisas acontecer. Estamos fechando um ciclo de 50 anos da Jovem Guarda e mais que um movimento este fenômeno de rara beleza faz parte da nossa memoria afetiva. Perto de completar 60 anos fica em mim, emoções que jamais haverão de ter fim. O perfume destes acontecimentos são como versos de uma canção que vai alem do momento. Tudo é questão de tempo, de envolvimento!, desabafa um Poeta. Lembro do olhar viajante de amigos e poetas que se foram, mas todos estão vivos neste cenário lindo que conservamos em nossas memorias. Amigo de bordo sempre ao nosso dispor, é a arte deste imenso amor com o qual Deus nos amou. Poetas, Músicos e Compositores, Atores, Escritores e todo movimento Artístico tem estes personagens que dão cor e sabor as nossas vidas. Se tirarmos a arte do mundo ele se torna sem forma e vazio como era no primeiro dia da criação. Que Deus console a todos que estão enlutados por esta perda preciosa.

  2. Querida Cleide. Tão doce e competente. QUE SAUDADES. Viverá eternamente em nossos corações com sua lembrança e obra.
    Paulo de “The Flemings” e duplas Paulo e Mary e Os Jovens (segunda formação)

  3. A Primeira vês que vi a Cleide Alves foi em Salvador foi em 1967 no programa Sabatina da Alegria, patrocinada por um refrigerante da época, em que a gente tinha que formam uma frase com as tampas da garrafas, e trocava por um ingresso, e a frase dela era, ESTRELA CLEIDE ALVES, e logo na Bahia surgia a copia dela que era LENECI (Cilene) a Cleide Alves baiana. Fico triste pois vejo que a galera da minha geração esta partindo, mais como disse Jerry Adriani, quem somos nós pra questionarmos os designos de Deus. Deus nós deu a fôlego da vida e par ele este fôlego é devolvidos, a vida é assim mais um ciclo cumprido resta apenas o conforto aos familiares e a certeza que a nossa Cleide descansara em paz.

  4. Estou muito triste em saber do falecimento de Cleide Alves, desde menina sempre apreciei ela, pois eu gostava muito de cantar as músicas dela.Hoje quando fui abrir o google para ver como Cleide estava, venho saber dessa notícia trágica.foi um choque para mim, pois gostava muito dela.Sabe estou . muito triste, triste mesmo.Se pudéssemos não perderíamos pessoas que tanto amamos.Cleide foi cantora da minha geração e eu gostava muito de imitar ela quando criança, sempre teve uma voz lindíssima .Mas hoje Cleide você está nos braços de Deus, você foi a escolhida por ele e sei que você está bem.Que Deus console a todos nós por perdermos uma jóia rara tão preciosa..Descanse em paz amiga.Saudades eternas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s