“Jovem Guarda” – O Show de Rock na TV nas Tardes de Domingo.

Quando o programa Jovem Guarda estava para estrear na TV Record Canal 7 de São Paulo, o Jornal Estadão (O Estado de São Paulo) recebeu da emissora um anúncio que foi publicado, e assim os anúncios eram enviados pela Record para o Estadão, semanalmente…

Foto 1

A estreia

A data era 22 de agosto de 1965 e pela primeira vez o programa Jovem Guarda entrava no ar comandado por Roberto Carlos, apresentando Erasmo Carlos, Ronnie Cord, Tony Campello, Wanderléa, Rosemary, Regina Célia, acompanhados pelos conjuntos The Jet Black’s e The Rebels.

Foto 2

29 de Agosto de 1965 – segundo domingo de programa e o Jovem Guarda parecia estar ainda melhor. O nome de Roberto Carlos é seguido pelo do companheiro Erasmo Carlos e Wanderléa completa o que logo se tornaria um “trio” – Tanto eles eram amigos desde a adolescência (Roberto e Erasmo) como gravavam pelo mesmo selo (Roberto e Wanderléa). Eles eram também da mesma cidade do Rio de Janeiro onde haviam feito suas carreiras de cantores até aquele momento. Roberto era natural de Cachoeiro do Itapemirim/ES e Wanderléa chegara de Governador Valadares/MG.
Alguns poderão achar que a CBS Records, a gravadora de Roberto Carlos na época, teve a ver com os artistas escalados, Renato e Seus Blue Caps, Ed Wilson e Jerry Adriani, que foram adicionados ao programa.

Roberto Carlos apresenta Jerry Adriani - ao fundo o conjunto The Jet Black's faz o acompanhamento.

Roberto Carlos apresenta Jerry Adriani – ao fundo o conjunto The Jet Black’s faz o acompanhamento.

A antiga banda de rock instrumental The Clevers mudou seu nome para Os Incríveis e também estava lá, assim como Prini Lorez que começava a imitar Trini Lopez e estava tentando com muito afinco encontrar seu próprio caminho, sua identidade em sua carreira.

Foto 3

05 de setembro de 1965 – neste terceiro programa de domingo, Roberto Carlos apresentou um novo astro chamado Agnaldo Timóteo que cantou um sucesso do grupo The Animals chamado The House of the Rising Sun em inglês e causou uma boa impressão na audiência. Logo depois Timóteo gravaria um álbum atrás do outro de covers de sucessos europeus pela Odeon, os quais venderam muito.
Wanderly Regina e a dupla Gerson e Angélica não ficaram muito conhecidos do público, mas tiveram sua chance na TV.

Foto 4

12 de setembro de 1965 – no quarto domingo, o Jovem Guarda já era a maior audiência entre os programas de TV nos domingos. A programação de artistas estava ficando melhor com Agnaldo Rayol que apresentou seu irmão mais novo, Reynaldo Rayol, da Copacabana Discos, além de Cidinha Santos e George Freedman da RCA Victor, Roberto Rey e Enza Flori, uma cantora mirim que estreava no programa Jovem Guarda, tinha os traços de Rita Pavone e às vezes até imitava a cantora, mas já tinha seu próprio trabalho, pois havia gravado seu primeiro compacto com The Jet Black`s. Os Vips eram os irmãos Ronald e Márcio Antonucci além do conjunto instrumental The Jordans.

Foto 5

19 de setembro de 1965 – no quinto domingo, Roberto Carlos apresentou o Conjunto Lancaster, um grupo de dança que apresentaram uma nova dança baseada na canção do Roberto chamada “Brucutu”, um cover da canção “Alley Oop”, do conjunto The Hollywood Argyles, número 1 da Billboard em 11 de julho de 1960.

Agnaldo Timóteo voltou para um bis e The Beatniks apareceram pela primeira vez.

Foto 6

26 de setembro de 1965, dia do meu aniversário de 12 anos, acontecia o sexto programa Jovem Guarda.
Naquele domingo Roberto Carlos apresentou um disk jockey da Rádio Bandeirantes, chamado Luiz Aguiar, e que havia gravado um cover da canção de Jimmy Fontana, um sucesso italiano chamado “Il Mondo” (O Mundo) pela Chantecler. Estiveram presentes também o conjunto The Bells, de Nilo Antônio Alves, que havia gravado pela Fermata.

Foto 7

03 de outubro de 1965 – o sétimo programa Jovem Guarda trouxe do Rio de Janeiro a ex-estrelinha mirim Cleide Alves, Carlos Gonzaga, que seria um dos primeiros reis do Rock a permanecer nas paradas durante 5 anos consecutivos, de 1958 a 1962, e The Clevers 1965, um conjunto recém criado que havia feito um cover da canção dos Beatles, “No Reply” (Sem Resposta).

Foto 8

10 de outubro de 1965 – oitavo programa, porém desta vez o Estadão perdeu a oitava edição e não houve anúncio.

17 de outubro de 1965 – o nono programa trouxe Nilton César que fazia sucesso com a música “Professor Apaixonado”, Ronnie Cord e seus irmãos Norman e Júnior além do cantor franco-egípcio Gilbert que mais tarde faria do Brasil o seu país.

Foto 9

24 de outubro de 1965 – para o décimo programa a TV Record falhou em enviar a lista dos convidados do Jovem Guarda para o jornal.

Foto 10

31 de outubro de 1965 – nesta data aconteceu o décimo primeiro programa, com a presença de Orlando Alvarado, um dançarino argentino de músicas folclóricas espanholas, que gravou um sucesso de Palito Ortega chamado “Bienvenido Amor”, acompanhado pelos Clevers e que foi direto para as paradas de sucesso.

Foto 11

12 de dezembro de 1965 – nesta data foi a última vez que a TV Record enviou o anúncio do Jovem Guarda para o jornal Estadão (OESP). Vejam que Cauby Peixoto foi o convidado especial de Roberto Carlos. Cauby não era exatamente um cantor de Rock, mas ele havia cantado uma canção de rock em 1959 do filme “Minha Sogra é da Polícia”, no qual o agitador do rock Carlos Imperial participou juntamente com seus protegidos Roberto Carlos e Erasmo Carlos que agora eram astros independentes.
A dupla vocal Os Vikings, composta pelos irmãos Diógenes Budney e Olavo Sérgio Budney e também a cantora Ana Maria participaram do programa nesta tarde.

“Gosto Mesmo é de Você” – Os Vikings

Pesquisa: Blog Brazilian Rock 1957 – 1964, de Carlus Maximus
Tradução: Lucinha Zanetti

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s