Uma Homenagem a Antonio Marcos.

Hoje, 05 de abril de 2015, faz 23 anos que morreu Antonio Marcos Pensamento da Silva, e em sua homenagem, segue um vídeo com ele cantando e tocando a canção composta por Francisco Fraga, conhecido pelo apelido de Puruca e que fez parte da dupla da Jovem Guarda, Os Jovens. A canção foi gravada por Roberto Carlos e lançada em seu LP de 1969, mas aqui é interpretada durante uma festa pelo cantor Antonio Marcos.

Ouçam esta raridade!

Sobre esta gravação informal de Antonio Marcos, o grande músico e baixista Paulo César Barros escreveu:

Paulo César Barros:Que coisa bacana. Saudade desse meu irmão. Toninho era um daqueles pouquíssimos cantores da musica jovem, contados em apenas uma das mãos e mesmo assim sobravam dedos, que realmente entendia de musica. Aos que entendem de musica, se liguem nele se acompanhando no violão, fazendo as harmonias com as inversões no baixo, isso não é pra qualquer um. Beijão, meu irmão Toninho aonde quer que esteja. Obs: Mesmo sendo apenas áudio, os que entendem sabem que era ele próprio se acompanhando. Tive a honra de gravar, talvez o seu último trabalho no estúdio CIA DOS TÉCNICOS quando ainda era RCA ou Warner, não lembro com certeza a gravadora, mas foi um dia muito marcante pra nós dois. Foram altos papos, recordações da gente em Sampa, conselhos e toques e etc… Essa gravação foi inesquecível pra nós…”

Antônio Marcos foi um ator, compositor, humorista e cantor brasileiro, que trabalhou como office-boy, vendedor de varejo e balconista de loja de calçados, passando pelos programas de calouros, para chegar ao rádio e finalmente à televisão. De 1960 a 1962, destacou-se no programa de Estevam Sangirardi, cantando, tocando violão e fazendo humorismo.

Em 1967 integrou o coral Golden Gate e atuou nas peças Pé Coxinho e Samba Contra 00 Dólar, de Moraci do Val, no Teatro de Arena. Convidado por Ramalho Neto, gravou seu primeiro disco pela RCA, como integrante do conjunto Os Iguais, tornando-se logo solista e fazendo sucesso com a música Tenho Um Amor Melhor Que O Seu (Roberto Carlos), que reapareceu em seu primeiro LP e vendeu mais de 300 mil exemplares.

A partir daí, seguiram-se outros sucessos, como Oração De Um Jovem Triste (Alberto Luís) e Como Vai Você (com Mário Marcos). Foi lançado no cinema por J. B. Tanko, no filme Pais Quadrados… Filhos Avançados (1970), participando também de Som, Amor E Curtição (1972) e de outros, além de atuar em peças teatrais, como Arena Conta Zumbi (Teatro de Arena, direção de Augusto Boal, 1969) e Hair (Teatro Aquarius, direção de Altair Lima, 1970). Atingiu seu maior sucesso em 1973, com O Homem De Nazaré (Cláudio Fontana). Um de seus últimos sucessos foi a canção-tema de O Profeta, telenovela da TV Tupi na qual participava sua futura esposa Débora Duarte. Já casado com a atriz, participaria com ela da telenovela da TV Bandeirantes, Cara a Cara, na qual também interpretava a canção-tema.

Tem oito LPs em português e quatro em castelhano, além de gravações feitas no exterior.

Em 1991 pretendia lançar um LP contendo uma versão de Imagine, de John Lennon, mas Yoko Ono, viúva de John, vetou a versão, o que, aliado à falência da gravadora (Esfinge), impediu o lançamento do disco.

Foi casado com Vanusa — com quem teve as filhas Amanda e Aretha, e com Débora Duarte, com quem teve Paloma Duarte.

Com Mirian Maria Motta teve o filho Manuel Marcos Pensamento, também cantor.

Morreu vítima de complicações resultantes do alcoolismo. Após sua morte, foram lançados os CDs Acervo (1994, coletânea RCA/BMG) e Aplauso (1996, coletânea RCA/BMG).

Antonio Marcos 2

Uma resposta em “Uma Homenagem a Antonio Marcos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s