Parabéns, Felicidade para Roberto Carlos (74), eterno ídolo da Jovem Guarda!

Hoje faz 74 anos o cantor de voz triste de “Nossa Canção” (1966), do renegado sem rumo de “As Curvas da Estrada de Santos” (1969), do homem sem esperanças em “De Tanto Amor” (1971)…

Hoje é aniversário do Roberto… sim, já temos esta intimidade de chamar Roberto Carlos de Roberto, pois convivemos com ele há tanto tempo…

Aquele Roberto da Jovem Guarda que cantava bossa nova e de repente estourou com Splish Splash… aquele Roberto, um intérprete maior que as próprias canções, um intuitivo minimalista que representa um certo espírito romântico brasileiro melhor do que qualquer outro artista jamais sonhou.
Antes de abraçar mensagens religiosas e fazer músicas para romances sem interesse, como hoje, Roberto foi compositor e intérprete de canções desesperadamente solitárias. Seus personagens estavam sempre fugindo de um passado em pedaços, ou tentando reconstruí-lo, em busca de redenção. Como em “Sua Estupidez”, de 1969: “Meu bem, meu bem/ Você tem de acreditar em mim/ Ninguém pode destruir assim/ Um grande amor.”
Ele cantou também o amor distante, em diversos graus de saudade. Com Erasmo, compôs “Palavras” (1973): “. Não, não vá me dizer palavras que venham/ Me fazer chorar depois/ Eu sei que vou viver / Por muito tempo ainda/ Das lembranças de nós dois”.
Mesmo em canções de outros compositores, Roberto se apropria dos versos, e empresta sentimento até aos trechos mais simples. Em “Como Vai Você” (Antônio Marcos-Mário Marcos), de 1972, a letra diz: “Como vai você/ Eu preciso saber da sua vida/ Peça a alguém para me contar sobre o seu dia/ Anoiteceu e eu preciso só saber/ Como vai você”. Nesse instante, Roberto é o último dos rejeitados, e só encontra conforto ao desabafar seu infortúnio para nós, ouvintes, que entendemos e fazemos de suas canções a trilha sonora de nossas vidas!

(Texto do Jornalista Álvaro Pereira Júnior, Colunista da Folha, com algumas adaptações)

E, com exclusividade para o grupo Eterna Jovem Guarda e a página Jovem Guarda, a Brasa Continua Acesa, uma mensagem de Roberto Carlos diretamente do estádio do Palmeiras onde ele fez um show de aniversário ontem, numa gentileza do entrevistador, nosso querido comunicador Antonio Aguillar.

Parabéns, meu eterno ídolo, eterno “Rei da Juventude do Brasil”, que você tenha vida longa e continue a nos brindar com suas canções.

Feliz Aniversário!

Roberto Carlos aniversaria

Deixe uma resposta

