O Rei do Skiffle e sua relação com os Beatles!

“Uma noite, Paul veio até a minha casa para dar uma olhada num método de guitarra que eu tinha e nunca havia decifrado.
Com ele, aprendemos alguns acordes e conseguimos tocar Don´t You Rock Me, Daddy-O com dois deles”. (George Harrison)

Lonnie Donegan

Lonnie Donegan foi um músico escocês que tocava skiffle e teve mais de 20 sucessos no topo das paradas no Reino Unido.
Ficou conhecido como o Rei do Skiffle (King of Skiffle) e é sempre citado por ter influenciado largamente a geração de músicos britânicos que se tornaram famosos nos anos 60.
Ele aparece no Guinness Book Britânico de Sucessos em álbum e singles como sendo o artista britânico que mais influenciou outros cantores com suas gravações, isso antes dos Beatles!

Em 2000 Lonnie Donegan tornou-se MBE e faleceu em novembro de 2002.

DON’T YOU ROCK ME DADDY-O
(Bill Varley / Wally Whyton)

Lonnie Donegan – 1957
Vipers Skiffle Group – 1957
Bill Sherrill – 1957
Gravada também por Ivor & the Engines, Chas McDevitt, Van Morrison.

Me an’ my brother was goin’ to town
Sing away, ladies, sing away
Ridin’ a billy goat, leadin’ a hound
Sing away, ladies, sing away
Hound dog bark, billy goat jump,
Sing away, ladies, sing away
Throw’d my brother right over that stump
Sing away, ladies, sing away
Don’t you rock me, Daddy-O
Don’t you rock me, Daddy-O
Don’t you rock me, Daddy-O
Don’t you rock me, Daddy-O
Well, my old auntie promised me
Sing away, ladies, sing away
When she died she’s will to me
Sing away, ladies, sing away
Well, she lived so long her head got bald
Sing away, ladies, sing away
Why, she got out the notion of dyin’ at all.
Sing away, ladies, sing away
Don’t you rock me, Daddy-O
Don’t you rock me, Daddy-O
Don’t you rock me, Daddy-O
Don’t you rock me, Daddy-O
(Musical Break)
Sing away, ladies, sing away
Sing away, ladies, sing away
Don’t you rock me, Daddy-O
Don’t you rock me, Daddy-O
Don’t you rock me, Daddy-O
Don’t you rock me, Daddy-O
Ah, me an’ my brother was comin’ into town
Sing away, ladies, sing away
Ridin’ a billy goat, leadin’ a hound
Sing away, ladies, sing away
Don’t you rock me, Daddy-O
Don’t you rock me, Daddy-O
Don’t you rock me, Daddy-O
Don’t you rock me……………. Daddy-O!

(Transcrito das gravações de Lonnie Donegan, por Bill Huntley – Janeiro de 2006)

O primeiro álbum de Lonnie Donegan se chamou “Lonnie Donegan Showcase” e ficou tão popular que levou centenas de grupos amadores a criar suas bandas de skiffle.
Isso por que os equipamentos eram simples, como “washboard”, “tea-chest bass” e violão. Eram baratos e fáceis de montar.

Em março de 1957 John Lennon formou o grupo de skiffle “The Quarrymen”, e em julho do mesmo ano encontrou Paul McCartney.
O resto, como eles dizem, é história.
(Lonnie Donegan’s first album “Lonnie Donegan Showcase” was so popular it spawned hundreds of amateur skiffle groups.
Because the equipment needed was simple, washboard, tea-chest bass and guitar, these were cheap and easy to set up. In March 1957 John Lennon formed “The Quarrymen” skiffle group, and in July of the same year met Paul McCartney. The rest, as they say, is history.)

Penso que podemos então afirmar que Donegan levou John Lennon a fundar sua banda de Skiffle, chamada The Quarrymen, e que depois tornou-se The Beatles!

Primeira foto usando Beatles no nome.

Primeira foto usando Beatles no nome.

Fonte: The Beatles: Dito e Não Dito, de Arthur Davis

Deixe uma resposta

