“Reino da Juventude”, o programa da TV Record que antecedeu o “Jovem Guarda”!

Daqui a exatos 30 dias a Jovem Guarda faz 50 anos, e poucos sabem que antes de Roberto Carlos conduzir um programa de música jovem destinado à juventude, Antonio Aguillar já estava na estrada com seus programas de rádio e TV, como o “Reino da Juventude”, que era levado ao ar pela TV Record, que veio depois do “Rítmos para a Juventude”, um programa diário que teve início em fins de 1959, pela Rádio Nacional, hoje Rádio Globo, que o tornou conhecido como o “Precursor da Jovem Guarda”!

Fred Jorge escreveu e definiu Antonio Aguillar e o LP que saiu em 1964…

Fred Jorge fala sobre o LP Reino da Juventude

O LP Reino da Juventude saiu pelo selo Continental em outubro de 1964 – PPL – 12.150.

LADO A: 1-THE FLYERS – REINO DA JUVENTUDE, 2- CANÇÃO DO AMOR PERDIDO – MARCOS ROBERTO, 3- EU SEI – MARLY, 4-TODO ÉS AMOR – ORLANDO ALVARADO, 5- SONINHA – RENÉ DANTAS, 6- O MIO SIGNORE – SERGIO REIS

LADO B: 1- I GOT A WOMAN – TULIO E OS HITCH-HIKERS, 2 – SOLO DUE RIGHE – DICK DANELLO, 3- ESTAMOS TRISTES – SIDNÉIA , 4- POBRE MILIONÁRIO – TONY DILSON, 5-TONIGHT – THE VIPS e 6- PRIMEIRA ESTRELA – LUIZ ANTONIO. ( A dupla OS VIPS ainda era THE VIPS) e LUIZ ANTONIO depois tornou-se TONY BIZARRO.

LP Reino da Juventude – 1964 (12 faixas) from Lucinha Zanetti on Vimeo.

LP Reino da Juventude – PPL – 12.150 – Continental – outubro de 1964.

LADO A: 1-THE FLYERS – REINO DA JUVENTUDE, 2- CANÇÃO DO AMOR PERDIDO – MARCOS ROBERTO, 3- EU SEI – MARLY, 4-TODO ÉS AMOR – ORLANDO ALVARADO, 5- SONINHA – RENÉ DANTAS, 6- O MIO SIGNORE – SERGIO REIS

LADO B: 1- I GOT A WOMAN – TULIO E OS HITCH-HIKERS, 2 – SOLO DUE RIGHE – DICK DANELLO, 3- ESTAMOS TRISTES – SIDNÉIA , 4- POBRE MILIONÁRIO – TONY DILSON, 5-TONIGHT – THE VIPS e 6- PRIMEIRA ESTRELA – LUIZ ANTONIO. ( A dupla OS VIPS ainda era THE VIPS) e LUIZ ANTONIO depois tornou-se TONY BIZARRO.

.

 

Aqueles tempos quando o Rock iniciava no Brasil não foram muito bem aceitos pelos mais conservadores… vejam o que conta Antonio Aguillar sobre isso:

“Como o mundo da volta. Jânio Quadros um político severo, nos anos 60 chegou proibir a participação dos jovens em programas que divulgasse no Brasil, o Rock n Roll. Eu fui um dos mais prejudicados em São Paulo, porque os pais tinham prevenção contra o programa Ritmos para a Juventude na Rádio Nacional de São Paulo (Globo hoje). O tempo foi passando, eu tentava esclarecer que o programa dedicado a juventude não tinha nada de pernicioso. Era uma programação que tocava os gêneros musicais que a juventude queria ouvir. Adotei o slogan JUVENTUDE FELIZ E SADIA e com o passar do tempo ficou provado por A e mais B que o Brasil estava mudando o comportamento dos jovens,que antes eram reprimidos e os pais não admitiam principalmente suas filhas, nos programas ao vivo quer seja no rádio ou na TV.; Conseguimos demonstrar que tudo o que estava acontecendo na época, era fruto de novos tempos. Don Helder Câmara bispo brasileiro, deu declarações sobre o assunto, informando que apoiava esse tipo de programação, porque via no entretenimento alegria que contagiava a todos, sem maldade nenhuma. Não havia naquele tempo drogas que atingisse os nossos jovens. Eram todos sadios. Aqueles que se envolviam em drogas eram considerados marginais e não se misturava com a nossa juventude; O tempo foi passando, sofri muitas criticas, mas depois veio a bonança. Meus programas de rádio e TV passaram a ser bem visto pelas autoridades. Fiquei amigo do Dr. Aldo de Assis Dias MD.Juiz de Menores,que chegou a visitar o meu programa de rádio e aprovou. Com o decorrer do tempo consegui contato com o ex presidente Jânio Quadros me tornando compadre. Ele até se ofereceu para batizar minha filha Gabriela Aguillar. Oportunamente colocarei aqui o ato solene do batizado. Agora estou colocando uma das muitas cartas dele, dirigidas a mim. Veja que ele elogia a Jovem Guarda. Finalmente, quem esta no caminho certo, mais cedo ou mais tarde pode provar que um trabalho honesto e com louvor, se chega a um denominador comum. O tempo disse tudo…hoje uma pena que a droga esta misturada com muitos jovens, mas nada tem haver com programas dedicados ao rock n roll.”

Aguillar - Carta de Jânio Quadros

Aguillar com Jânio

HISTORIAS DA JOVEM GUARDA, CONTADAS POR QUEM VIU, VIVEU E JAMAIS ESQUECEU!

Anúncios

2 respostas em ““Reino da Juventude”, o programa da TV Record que antecedeu o “Jovem Guarda”!

  1. LUCINHA, O AGUILAR DEU UM BALDE DE CARINHO NO NOSSO FACE, PEDINDO PARA DIVULGAR O SHOW DA “JG”. AQUI ELE NÃO PEDE; MANDA. UMA CURIOSIDADE: O JÂNIO MANDOU INSTALAR LUZ NO BAIRRO QUE MORAMOS AÍ EM SAMPA. – JARDINS: PERY NOVO E CECY (NA V.N. CACHOEIRINHA) ELE CHAMAVA O MEU PAI DE COMPADRE E DONA ELOÁ MUITOS CHÁS TOMOU COM MINHA MÃE.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s