Jovem Guarda 50 anos: Como surgiu a canção “Tijolinho”.

Estamos comemorando os 50 anos da Jovem Guarda, e a canção “Tijolinho”, de autoria de Wagner T. Benatti em 1964 e gravada por Bobby de Carlo em 1966, com acompanhamento do conjunto Os Megatons, de Primo Moreschi, foi um dos maiores sucessos da época, e é o próprio autor quem conta como teve a ideia de escrever a canção…


Oi Lucinha, só pra dizer ao mundo que em primeiro lugar tou feliz porque o meu Coringão venceu ontem huhuuu! Agora, respondendo à sua pergunta, quando fiz a letra de TIJOLINHO eu já tinha a melodia praticamente pronta, à qual só adicionei posteriormente o riff de guitarra inicial “emprestado” da música “I’ll Feel A Whole Lot Better” dos Byrds (1965) como poderá comprovar no link abaixo. Na época eu estudava no colégio Frei Paulo Luig (ooo saudade…) e tinha um colega que vivia dizendo ditados populares pra qualquer situação, inclusive os misturava, ficava engraçado e a garotada ria pra caramba, coisas de moleque sacou? Um exemplo: “quem com ferro fere, se esparrama pelo chão…” e ia por aí. Tinha uma garota que ele gostava muito e estudava na parte da tarde na mesma escola, sempre me dizia que estava achando alguma frase “galanteadora” pra conquistar o broto. Baseado nos ditados engraçados que ele mesmo fazia, um dia eu disse (pra esculachar mesmo) – diz pra ela -” você é o queijo que falta no meu macarrão…rs”, ele riu pra caramba. Fiquei remoendo, remoendo, aquela frase tola na cabeça e dei uma “melhorada”, ficou assim: “você é o tijolinho que faltava na minha construção”, pensei em aproveita-la numa música, foi o que aconteceu algum tempo depois quando um dia tocava aquela melodia que já tinha quase pronta com o riff inicial dos Byrds, encaixou direitinho no refrão! Posto abaixo, pra curiosidade, a letra original manuscrita que era pra ter mais um verso e desisti. Não reparem nos garranchos do moleque de 13 anos rs Grande abraço!

.

Letra original - O Tijolinho, de Wagner T. Benatti

Letra original – O Tijolinho, de Wagner T. Benatti

“Como podem ver, na folha da agenda onde anotei tem os dias 12 e 13 mas a letra é de 12/09/1964, um sábado (lembro bem) a música tambem é do mesmo ano, somente a introdução com o riff dos Byrds é que coloquei em 1965 e o Bobby gravou 1 ano depois…” (Wagner Benatti)

“O “Bitão” Wagner Tadeu Benatti foi quem compôs Tijolinho (hoje na banda Os Pholhas) quando pertencia ao conjunto Os Megatons. Inclusive gravamos com o Bobby De Carlo nesta gravação e tive o prazer de fazer a segunda voz. A maioria das vezes em que ele se apresentava na televisão, eramos nós, “Os Megatons”, que o acompanhávamos. Hooo saudade…” (Primo Moreschi)

2 respostas em “Jovem Guarda 50 anos: Como surgiu a canção “Tijolinho”.

  1. Que massa saber disso. O cara já novinho mostrou pra que veio, pra mexer com música. Mais uma história legal dos anos 60, a melhor década de todas (os Beatles são de lá). Valeu.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s