Emílio Russo anuncia sua saída da banda The Sparks/The Jet Black’s

Emílio Russo pertencia ao conjunto The Lions, provavelmente um dos grupos instrumentais mais criativos do Brasil. Em 1964 eles lançaram seu primeiro álbum todo instrumental denominado “O incomparável” pela gravadora Farroupilha LPFA-403, com seis canções compostas por seus músicos. Antes de sua separação, os Lions gravaram seu segundo álbum em 1965, com oito músicas instrumentais. Lançaram ainda um compacto simples com as músicas “A bala mais rápida do Oeste” e “O Adeus” e ainda um compacto com as músicas “La Espanhola” e “Além das Estrelas” lançado na Argentina.
Emílio era seu guitarrista solo, um músico virtuoso, com uma base musical muito sólida.

The Lions 1

The Lions 2

Ingressou na banda The Jet Black`s em março de 1966, quando da saída de Gato, e teve a difícil tarefa de substituir aquele que foi um dos melhores guitarristas do Brasil.

Sai do conjunto The Jet Black`s em 1966

Sai do conjunto The Jet Black`s em 1966

Com os Jet Black`s Emilio Russo gravou dois compactos duplos, incluindo uma musica composta por ele e que fez muito sucesso na época, intitulada “Além das Estrelas”, e não se sabe por que, estes dois compactos não estão incluídos na Discografia da banda, segundo informação do próprio Emílio.

Compacto The Jet Blacks com Emilio Russo

Emílio ficou nos Jet Black’s até 1967 e em 1968 foi para os Sparks, onde ocupou o posto de guitarrista solo em lugar de Melzer (tendo João Alberto passado para a Guitarra Base).
Depois do falecimento de Jurandi, o baterista dos Jet Black’s, a “marca” ou o nome The Jet Black`s mudou de mãos e foi comprada por Edison Della Monica, dos Sparks, que começou a usar o nome famoso para denominar sua banda, o que causou desconforto para muitos fãs dos eternos The Jet Black`s, fundado por Primo Moreschi e Bobby de Carlo em priscas eras…

E foi então que em 26 de agosto de 2015 Emílio Russo anunciou que não concordando em usar o nome do conjunto The Jet Black`s, ele estava deixando os Sparks…

“Aos fãs do conjunto The Sparks, por onde vivi por muito tempo para poder levantar a bandeira da musica instrumental, não concordando em usar o nome do conjunto The Jet Black`s, estou de saída. A banda The Jet Blacks foi para mim uma das melhores bandas instrumentais dos anos 60, onde eu tive o privilégio de ingressar no lugar do grande guitarrista Gato, com a qual gravei dois compactos duplos incluindo uma musica minha que fez muito sucesso na época, “Além das estrelas”, o que eu estranho é que não sei por que os dois compactos que eu tive a felicidade de gravar não se encontram na discografia dos Jet Black`s.”

O Emílio sai da banda The Sparks, mas não está parando de tocar.

Nós os fãs podemos compreender pois ele foi muito ético ao tomar esta decisão, tendo tocado no legítimo The Jet Black’s também, quando o nome pertencia ao baterista Jurandi, que deixou para Guilherme Dotta. Isso sem contar que já lá nos primórdios alguém se apropriou do nome que de fato deveria pertencer ao seu fundador, no caso, Primo Moreschi.
Vamos imaginar que o fundador de uma banda famosa, por um lapso ou um descuido, esqueça de renovar a taxa anual da marca e alguém descobre isso e a toma pra si, só por que estava livre momentaneamente e depois usa o nome que já é consagrado, famoso, em sua banda de nome desconhecido. Acho que não seria de bom tom, concordam?

Em 1989 Emílio gravou um álbum instrumental ontológico, denominado “The House of the Rising Sun” (Phonodisc 034 405 565), como guitarrista dos Raios-X, um grupo instrumental de estúdio. Em 1995, Emílio Russo voltou ao estúdio e gravou um novo álbum instrumental em CD, “Uma viagem no tempo” (Coleção ARPP Registros 0013), como guitarrista líder dos The Sparks, banda instrumental formada nos anos 60.
Foi creditado pela Guitar Player, edição de fevereiro de 1997, como um dos “melhores guitarristas brasileiros”. Atualmente, ele é um famoso luthier (fabricante de guitarras e reparador) em São Paulo, e vinha participando e gravando com The Sparks e seu amigo baterista Edison Della Monica. (Informações de Santo Humberto Lunetta Filho no grupo do Facebook, Eterna Jovem Guarda)

Só nos resta desejar ao Emílio Russo que ele continue com sua guitarra fazendo sucesso em suas apresentações futuras!

Além das Estrelas – The Jet Black’s

4 respostas em “Emílio Russo anuncia sua saída da banda The Sparks/The Jet Black’s

  1. GOSTARIA DE AGRADECER IMENSAMENTE A LUCINHA ZANETTI PELAS BELAS PALAVRAS A MEU RESPEITO VOU CONTINUAR SIM MESMO QUE NÃO DE EM NADA, ALGUMA COISA VAI ACONTECER SE DEUS ASSIM O PERMITIR. AOS QUE GOSTAM DE ME VER TOCAR MUSICAS INSTRUMENTAIS DE BOA QUALIDADE NÃO DESISTIREI JAMAIS DO MEU PROPÓSITO DE NÃO DEIXAR A MUSICA INSTRUMENTAL MORRER. EMILIO RUSSO.

  2. EU NÃO ESTOU QUERENDO RIQUEZA E APARECER PARA O PUBLICO DE MANEIRA INCORRETA ESTOU APENAS PEDINDO O MEU ESPAÇO EM QUE TANTO BATALHEI PARA TER QUERO O MEU ESPAÇO PARA DAR AOS FÃS DA MUSICA INSTRUMENTAL O DIREITO MESMO QUE SEJA A MINORIA DESTE BRASILSÃO O DIREITO DE ESCUTAR MUSICAS INSTRUMENTAIS DE BOA QUALIDADE VOCES MERECEM ISTO PARA SAIR DESTAS COISAS PODRES QUE TOCAM NA RADIO HOJE EM DIA ESTOU PRESTES A TERMINAR MEU TRABALHO COM A VOLTA DOS THE LIONS NOVAMENTE E ESPERO ENCONTRAR DE TODOS VOCES O APOIO NECESSARIO PARA VENCERMOS ESTA BATALHA OBRIGADO. EMILIO RUSSO

  3. Exemplo de ética, expressado de Emílio Russo – grandioso musicista/”guitarra de solo”, desde os anos ’60. O nosso apreço, pelo prestimoso exemplo, em relação aos grupos musicais integrando, The Lions, The Jet Black’s, The Sparks, em especial, sua valiosa parcela de colaboração, à preservação da verdadeira identidade de “The Jet Black’s”(*).

    (*) TJB, uma “digital” ou uma “marca”, que jamais deveria ter ocorrido desnecessárias controvérsias. Apesar disso, a cada vez mais evidente, aos gratos esclarecimentos, que somando-se atitudes assim de admirável natureza, tende, estar intacta, inviolável desde o primórdio – fundação, designada a quem ou quais de direito.

    Sucesso merecidamente, na expressiva atividade artística
    musicalidade, proposta e em que se propuser, Emílio.
    Saudações!
    Que estendo a todos(as) participantes neste espaço.
    RdoJr.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s