Seguindo os passos dos Beatles na “The Reeperbahn”, Hamburgo!

Todo fã dos Beatles assim como eu gostaria de parar em cada um dos bares que ainda existem na região de St. Pauli e a Reeperbahn em Hamburgo, onde eles aprenderam como cantar melhor, ou pelo menos passar por lá por alguns minutos para ver a atmosfera dos clubes que fortemente influenciaram a banda. Os clubes onde os Beatles tocaram, como o The Top Ten, localizado na Reeperbahn número 136, e o The Star Club, por exemplo, não existem mais, porém em alguns ainda há referências, ou pelo menos o antigo nome. Na verdade houve um tempo em que alguns lugares na Reeperbahn mostravam mais sobre os Beatles do que podemos ver hoje, como por exemplo um “Museu da Beatlemania”, assim como tendas vendendo cachorro quente e restaurantes com o nome deles. Estes lugares tinham “Beatles” somente no nome e o museu na Reeperbahn foi fechado por falta de visitantes, como já publiquei aqui tempos atrás.
No entanto, o verdadeiro espetáculo é a própria Reeperbahn, famosa pela vida noturna selvagem, sex shops e bares turbulentos e agitados que ficaram marcados pelos Fab Four até muito tempo depois que eles deixaram Hamburgo. Em homenagem a eles, existe no início da rua a Praça dos Beatles (The Beatles Platz), onde estão as silhuetas dos cinco: John Lennon, Paul McCartney, Pete Best, George Harrison e Stuart Sutcliffe…

Pasta 14 - Colônia e Hamburgo 065

The Reeperbahn

The Reeperbahn

A Reeperbahn é o centro agitado da vida noturna da cidade, que abriga um dos maiores distritos da luz vermelha da Europa, e também onde os Beatles começaram a deixar sua marca na música durante o início da década de 1960. Os Beatles tocaram primeiramente em 4 clubes localizados na Reeperbahn e eu pude seguir os passos deles em cada um, enquanto sentia aquela sensação de caminhar por uma trilha do pecado, muito bem retratada no musical Backbeat, que assisti em Londres e postei aqui.

Começando o movimento noturno na Reeperbahn...

Começando o movimento noturno…

The Reeperbahn durante o dia

Durante o dia, a Grosse Freiheit ainda vazia…

The Reeperbahn à noite

Grosse Freiheit à noite

Indra Musikclub

No Indra foi onde os Beatles tocaram pela primeira vez em Hamburgo e ao visitar o local percebe-se a origem humilde deles. Os Beatles tiveram que trabalhar arduamente, tinham que tocar muito e rápido para entreter a multidão do jeito que podiam, e era muito difícil às vezes, pois brigas onde o povo quebrava tudo durante os shows eram muito comuns.

early-beatles-photo-indra

As bebidas eram baratas no alto e apertado Indra Musikclub, e por ser alto, era um ótimo lugar para se assistir aos shows, por que mesmo estando bem lá atrás, a pessoa não ficava muito longe do palco, ou do bar.

Pasta 14 - Colônia e Hamburgo 090

Pasta 14 - Colônia e Hamburgo 091

Pasta 14 - Colônia e Hamburgo 093

Pasta 14 - Colônia e Hamburgo 094

Pasta 14 - Colônia e Hamburgo 095

Pasta 14 - Colônia e Hamburgo 096

Pasta 14 - Colônia e Hamburgo 097

Pasta 14 - Colônia e Hamburgo 098

Pasta 14 - Colônia e Hamburgo 099

Pasta 14 - Colônia e Hamburgo 100

Pasta 14 - Colônia e Hamburgo 102

Pasta 14 - Colônia e Hamburgo 103

Kaiserkeller

Este tem uma grande sala de concertos que é difícil de não se ver na esquina da 36 Große Freiheit.
Soube que esta casa funcionava alternando durante o dia entre clube, bar e sala de concertos de rock, dance music, salsa etc…

O interior do Kaiserkeller é maior do que o Indra, mas ainda causava uma sensação de intimidade quando havia música ao vivo tocando. Os Beatles não tocaram por muito tempo lá (apenas por alguns meses durante 1960) e não é um lugar onde as pessoas ficavam por muito tempo, a não ser que houvesse um concerto para assistir.

Kaiserkeller

Pasta 14 - Colônia e Hamburgo 137

Pasta 14 - Colônia e Hamburgo 138

The Star Club

Infelizmente não deixaram nada do Star Club exceto uma placa com o nome. Ele está escondido em uma rua lateral chamada Große Freiheit 39 perto de um clube de dança Thai (tailandesa) e de um bar de strip. A placa fica sozinha em uma parede num corredor de entrada e outra nos fundos.
Os Beatles tocaram no Star Club por 7 semanas no final de 1962 e é o único desses clubes de Hamburgo onde Ringo Starr tocou com a banda (ele substituiu Pete Best). O prédio original foi incendiado em 1987, mas a placa comemorativa indica outros músicos famosos que posteriormente tocaram lá, como Little Richard, Ray Charles, Cream, Jerry Lee Louis e Black Sabbath, para citar alguns.

Pasta 14 - Colônia e Hamburgo 077

Pasta 14 - Colônia e Hamburgo 080

Pasta 14 - Colônia e Hamburgo 083

Pasta 14 - Colônia e Hamburgo 084

Pasta 14 - Colônia e Hamburgo 085

The Top Ten

The Top Ten era um clube cujo proprietário chamava-se Peter Eckhorn. O endereço fica no distrito de St. Pauli em Hamburgo, na Reeperbahn número 136.

Hoje não existe mais nenhuma referência a este clube neste endereço, mas foi lá que os Beatles tocaram entre março e julho de 1961. Eles viviam no sótão em cima do clube e acompanhavam Tony Sheridan nas primeiras sessões de gravação desse cantor durante este período.

Pasta 14 - Colônia e Hamburgo 109

Pasta 14 - Colônia e Hamburgo 110

Pasta 14 - Colônia e Hamburgo 111

Pasta 14 - Colônia e Hamburgo 112

Pasta 14 - Colônia e Hamburgo 114

“I might have been born in Liverpool – but I grew up in Hamburg.” John Lennon

Fonte das informações

Fotos: Por Lucinha Zanetti, entre os dias 23 e 24 de janeiro de 2016.

Vídeo “Seguindo os Passos dos Beatles” (sem trilha sonora, somente som dos vídeos)
Visitando a cidade de Hamburgo na Alemanha, e seguindo os passos dos Beatles no início de carreira, além de outros pontos, como os canais, o Porto e o Parlamento.

Fiz com muito carinho este vídeo com a trilha sonora das canções que os Beatles tocaram em Hamburgo, para ilustrar aqui nesta postagem, porém devido aos direitos autorais, tive que retirar todas…
Refiz tantas vezes o vídeo tentando manter as músicas, que alguns vídeos inseridos nele ficaram “de lado”, só vi depois. rsrs

Quem quiser ouvir com a trilha sonora, poderá assistir neste link a seguir, porém deve estar fora do Brasil, país onde o vídeo está bloqueado:

Vídeo com trilha sonora (Beatles em Hamburgo)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s