Leno comemora 50 anos de carreira musical com o elogiado clipe “Poeira Interestelar”, atual e melhor do que nunca!

E o caçula da Jovem Guarda, o cantor Leno, comemora seus 50 anos de carreira com o lançamento em Clip da canção “Poeira Interestelar”, uma Ode à Ciência astronômica como “Poesia da realidade”.

Leno começou sua carreira com a dupla formada com Lílian, quando em março de 1966 foi lançado o primeiro disco com os sucessos “Pobre Menina” e “Devolva-me”.

Simplesmente “Leno” – é assim que conhecemos o cantor, compositor e guitarrista Gileno Wanderley Azevedo, nascido em Natal/RN, no dia 25 de abril e criado no posto 6 de Copacabana onde aos 9 anos de idade já se sentia identificado com o som do Rock que surgia no Brasil na fase pré- Beatles , assim como a turma do ié ié ié na zona Norte carioca.

Leno começou sua carreira musical durante a época do Movimento Jovem Guarda nos anos 60, quando foi descoberto por produtores da antiga CBS, hoje Sony BMG, e formou com Lilian Knapp a dupla Leno e Lilian, que na época fez grande sucesso logo de inicio ao lançarem em março de 1966 o single “Pobre Menina”e “Devolva-me”, (Dois sucessos Lado A) em seguida “Eu não Sabia que Você Existia”, entre outras, que os tornaram a dupla mais popular da Jovem Guarda, mas que viria a se separar logo no ano de 1967, em pleno sucesso!

Em 1968 e 1969 Leno lançou mega hits como “A pobreza ” e “Festa dos seus 15 anos” em carreira solo e também, como compositor, continuaria a fornecer músicas para diversos artistas, como o conjunto Renato e Seus Blue Caps, Erasmo Carlos, Amelinha, Golden Boys , Os Fevers , Marcio Greyck , Banda Sempre Livre, Jerry Adriani e outros artistas, incluindo George Freedman, intérprete de sua versão para “Something Stupid” (Coisinha Estúpida) que emplacou nas paradas de sucesso e também com Leno e Lilian posteriormente.

No ano de 1971 gravou e produziu o primeiro disco feito em 8 canais no Brasil, pela CBS, que recebeu o título de Vida e Obra de Johnny McCartney, e contou com parcerias do até então desconhecido compositor baiano Raul Seixas. Este disco é considerado atualmente o precursor do que viria a ser o novo rock nacional dos anos 70 e 80 quando o próprio Raul Seixas deixou registrado a mão seu reconhecimento pelo amigo e “mestre”.

Porém, o Brasil era governado na época dessa gravação pela Ditadura Militar e a censura vetou 5 das 12 canções de seu disco. Desta forma sua obra ficou mutilada e apenas um compacto duplo foi lançado na época, contendo quatro canções do álbum. Só fomos conhecer o álbum completo em um lançamento futuro ocorrido no ano de 1995 quando os tapes foram encontrados pelo pesquisador Marcelo Froes.

Em 1972 Leno voltou a reunir a dupla original e retornaram com o álbum simplesmente intitulado Leno e Lilian, com repertório renovado e ousado para os padrões comerciais da gravadora, e em seguida o quarto e último LP da mais popular dupla do Brasil dos anos 60 e 70.

Seu próximo disco foi o hit Flores Mortas, de 1974, sem dúvida a primeira canção brasileira que abordou criticamente a questão da poluição e meio ambiente no país. Chegou ao primeiro lugar nas rádios antes mesmo de se apresentar no Programa Fantástico…

Em 1976 lançou o disco “Meu nome é Gileno”, com músicas próprias (como a regravação de “Grilo City”, do disco de 1971) e regravações como “Luar do Sertão” (do poeta Catulo da Paixão Cearense) e “Me deixe Mudo”, do compositor e músico experimentalista Walter Franco. Além de sua canção hoje cult, “Jovem Guarda”. Também fez a apresentação do famoso “Rock Concert” aos sábados na TV Globo .

Nos anos 80, após uma temporada vivendo em Los Angeles, voltou às atividades musicais no Brasil lançando alguns singles como “Rosa de Maio”, trilha da novela Livre para voar da mesma emissora, além de produzir outros artistas em estúdio.

Nos anos 90 participou de uma série de homenagens feitas à Jovem Guarda, ao lado de outros grandes nomes do movimento, e continuou dedicando-se à música, até que em 2006 lançou um DVD com canções inéditas, chamado “Idade Mídia”, comemorando seus muitos anos de estrada…

Atualmente Leno continua fazendo shows pelo Brasil e participando de eventos.

Lançou um DVD gravado ao vivo em Natal, intitulado “O Mundo dá Muitas Voltas”, e no final de 2015 lançou o clipe com a canção “Lado a Lado”:

Leno também está nas redes sociais compartilhando seu trabalho e brindando seus fãs e amigos com suas canções tão lindas de amor, modernidade, política, religião, ecologia… enfim, Leno nos leva ao passado, presente e futuro!

São as muitas voltas que a vida dá e ele nos conduz com sua música sempre atual!

Leno - making of novo clip

4 respostas em “Leno comemora 50 anos de carreira musical com o elogiado clipe “Poeira Interestelar”, atual e melhor do que nunca!

  1. Informações precisas, belo texto…e alegria de termos o Leno ” de volta ” é muito grande. parabéns Lucinha, seja bem vindo Leno….Agora, vamos curtir !

  2. Parabéns, Leno! Não só pelos 50 anos de carreira, mas principalmente pelo conjunto da obra, bom gosto e show de talento. O tempo vem lhe tornando cada vez melhor, destacando em suas composições, originalidade e sofisticação.

  3. Magnânimo Cantor Leno!
    Muito me honra estar aqui, através desta que é para mim uma das maiores tecnologias já consagradas neste nosso Brasil varonil que o lábaro ostentas estrelado: a internet; e poder saber através deste belíssimo e rico Blog, que os nossos ídolos estão por aí, fazendo o que de melhor sabem fazer: a verdadeira boa música pra se ouvir.
    Gostei por demais de saber que continua na lida musical e desejo que ainda o faça por muitos anos de vida.
    Como posso esquecer: Pobre Menina! Devolva-me!!
    Um abraço do fã!!
    Bottary

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s