ISTO É RENATO BARROS!

Hoje está fazendo um ano que publiquei a primeira conversa gravada via Internet com o líder da Banda Renato e Seus Blue Caps, o grande músico , compositor e produtor musical, Renato Barros.

Neste primeiro vídeo Renato Barros falou sobre algumas de suas composições, citou os Beatles, falou de sua amizade com Getúlio Côrtes e como começou a parceria deles em composições, lembrou Gileno e de quando compôs “Devolva-me” para a dupla Leno e Lílian, falou sobre as composições suas que Roberto Carlos gravou, explicou por que usou os pseudônimos Richard Brown e Richard Young, finalizando com sua composição em parceria com Vadinho, intitulada “Eu e Você” gravada pelo Roupa Nova e José Augusto e que foi tema da novela Tieta, enfim, uma conversa informal que poderá ser ouvida aqui neste vídeo.

Depois Renato convidou o amigo Getúlio Côrtes e gravamos também esta conversa muito bacana aqui, ocasião em que ele me apresentou o compositor Getúlio Côrtes, que contou a historia de como surgiu sua composição “Negro Gato” entre outras curiosidades…

Depoimento sobre o cantor Reginaldo Rossi:

.

Sobre a gravação da música “Tudo morreu quando perdi seu amor”, gravada pela Wanderléa, Renatodiz:

.
Neste vídeo Renato Barros fala sobre seu gosto musical, onde ele me contou como foi influenciado por sua família a ouvir os clássicos da música americana e de como introduziu músicas internacionais em seus Shows com a banda Renato e Seus Blue Caps.


.

Renato Barros contando suas memórias.

.

RENATO BARROS FALA SOBRE O REPERTÓRIO DOS SHOWS DE RENATO E SEUS BLUE CAPS
Numa conversa informal via Messenger (desculpem as falhas do sinal da Net…), Renato Barros explica sobre a escolha do repertório nos shows de sua banda Renato e Seus Blue Caps.

.

Aqui Renato Barros explica sobre a escolha do repertório musical nos shows da banda.

Neste vídeo Renato faz esclarecimentos aos fãs sobre a gravação de um DVD da banda Renato e Seus Blue Caps.

Um depoimento de Renato sobre a banda The Fevers:

Além de contar algumas novidades, Renato esclarece sobre os convites que recebe para tocar guitarra e envia mensagem ao seu Fã Clube no Facebook, RENATO E SEUS BLUE CAPS BRASIL (FÃ CLUBE).

Sobre o LP “Suco de Laranja”, Renato Barros disse…

.

Aqui a historia da canção “AMOR SEM FIM”. É uma canção gravada por Renato e Seus Blue Caps e composta por Renato Barros que saiu em CD pela Globo/Columbia sob o número 419.086, em setembro de 1996 e foi ouvida inclusive por George Martin.

Renato conta que a música é cheia de historias, ouçam aqui:

Neste vídeo Renato Barros faz alguns esclarecimentos aos fãs da Banda Renato e Seus Blue Caps.

– Esclarecimento sobre a criação do nome da banda por Jair de Taumaturgo e não por Eduardo Araújo;
– Renato conta como aprendeu a tocar violão;
– O disco de 1976 e o nome polêmico: “10 anos de Renato e Seus Blue Caps”;
– A música “Adorada”, do LP de 1977, que foi inspirada em “That’s what I want” (The Square Set).

Novamente um esclarecimento sobre a escolha do nome da banda:

Neste vídeo um assunto muito discutido pelos fãs, que é sobre os vocais nas canções de Renato e Seus Blue Caps.

Atendendo a inúmeras perguntas sobre quem canta nas gravações dos discos, Renato Barros explica como eram escolhidas as vozes e por que hoje há certa dificuldade em se identificar os vocais em cada uma delas…

RENATO BARROS responde a minha pergunta “por que Renato e Seus Blue Caps é chamado de ‘biruta’, comenta sobre a repercussão da sua homenagem à Bossa Nova nos Shows da Banda e explica como fez o arranjo da canção Hotel California em seus Shows.

RENATO BARROS faz esclarecimentos sobre sua participação como guitarrista acompanhando os cantores da CBS.
Cita a musicalidade de seu irmão Paulo César Barros, faz elogios ao Lafayette, lembra o amigo Mauro Motta e muito mais.

As músicas gravadas por Jerry Adriani e que foram mencionadas nesta conversa são:
“Preciso de Você Agora”, “Se Pensamento Falasse”, “Palavras de Carinho”, “És meu Amor”.

Músico diferenciado e pessoa carismática, Renato Barros agradece publicamente todo carinho que recebe de seu público e fãs de Norte a Sul do Brasil.
Como costumo dizer entre amigos, se no Brasil existisse a comenda britânica ele deveria receber o título de Sir Renato Barros.

RENATO BARROS fala sobre os momentos de lazer em um Bar Restaurante na Tijuca, onde costuma frequentar e cantar, sempre na companhia de amigos.

A historia de como surgiu a canção “Memórias” e “A Primeira Lágrima”:

.

DEPOIMENTO DE RENATO BARROS SOBRE O GUITARRISTA CELSO BLUES BOY
.

.

De como RENATO BARROS teve a sua canção “VOCÊ NÃO SERVE PRA MIM” gravada por ROBERTO CARLOS.
.

.
DE COMO SURGIU A CANÇÃO “NEGRO GATO”, de GETÚLIO CÔRTES
RENATO BARROS e GETÚLIO CÔRTES contam a historia da canção “Negro Gato”, que foi gravada por Renato e Seus Blue Caps no LP Viva a Juventude e posteriormente por Roberto Carlos, no LP de 1966.

.

.

… Falávamos sobre as comemorações pelos 100 anos de Dalva de Oliveira… quando de repente…

.

.

Mensagem para a amiga DIVINA VALÉRIA
.

.

RENATO BARROS envia mensagem para GERALDO ALVES e relembra a importância da banda Renato e Seus Blue Caps para a CBS e o sucesso de vendagem de discos, mesmo não tendo tido apoio da mídia.
.

.

Numa conversa informal, RENATO BARROS fala sobre a banda RENATO E SEUS BLUE CAPS no passado e no presente, e entre outras coisas, esclarece sobre os vocais nas gravações, as formações que a banda teve em sua longa trajetória até chegar na atual, que vem desde 1989…
.

.

RENATO BARROS CONTANDO QUEM O AJUDOU NO INÍCIO DE CARREIRA (MENSAGEM PARA ANTONIO AGUILLAR) E TAMBÉM QUEM TENTOU PREJUDICAR A BANDA.

RENATO BARROS fala sobre quem ajudou a banda RENATO E SEUS BLUE CAPS no início de carreira e manda mensagem para o “Timoneiro da Juventude”, ANTONIO AGUILLAR.
Ele também fala sobre quem o prejudicou durante sua trajetória artística… ouçam!
.

.

Anúncios

3 respostas em “ISTO É RENATO BARROS!

  1. GRATO RENATO E LUCY PELAS RECORDAÇÕES . O BAR QUE O RENATO MENCIONA ERA O “DIVINO” QUE FICAVA NA GALERIA DO CINEMA “MADRI” NO INÍCIO DA TIJUCA. MINHA AVÓ MOROU NA RUA DO “MATOSO” AO LADO DO CINEMA.ONDE TB MORAVA ERASMO. NA FRENTE DA GALERIA PARAVAM DIVERSOS COLEGAS COMO ELE ,ERASMO, TIÃO (TIM MAIA) JORGE BABULINA (BEM) E OUTROS NÃO CONHECIDOS HOJE.. O GELSON (BATERISTA) VINHA NUMA LAMBRETA (MOTO) DE CASACO DE COURO QUE NOS CAUSAVA MUITA ADMIRAÇÃO.AGORA O DIVINO ,REINAGURADO, ESTA AO LADO DA GALERIA QUE ACABOU.

  2. QUE PENA TER HAVIDO ESSE MAL ESTAR ENTRE O RENATO E O DUDU. TODOS TÃO BOM CARÁCTER. ACHO QUE O RENATO TEM RAZÃO. EDUARDO ESTA IDOSO, PERDEU A MARAVILHOSA ESPOSA SILVINHA E NÃO TEM A BOA MEMÓRIA NECESSÁRIA PARA ESCREVER. O FATO É QUE RENATO N U N C A GOSTOU DO DUDU. ISSO PQ O CLAUDIO CARIBÉ ( BOM BATERISTA E MEU COLEGA DE TURMA DO COLÉGIO BATISTA) QUE TOCAVA COM RENATO, FOI LEVADO PELO DUDU PARA ACOMPANHÁ-LO NO INTERIOR. DUDU ERA FILHO DE FAZENDEIRO, POSSUIA BENS E ERA MUITO DIFÍCIL GANHAR DINHEIRO DA MÚSICA NA ÉPOCA. POR ISSO O CLAUDIO DEIXOU RENATO POR UM TEMPO E FOI ATENDER AO DUDU. DEPOIS DESSES ABSURDOS QUE CONSTAM NO LIVRO ACREDITO QUE A ANTIPATIA REFERVEU. (RS RS RS) MAS TANTO EDUARDO COMO RENATO , REPITO , TÊM ÓTIMOS CORAÇÕES E RENATO QUE TB JÁ FOI VIÚVO DEVE PERDOAR. COMO PERDOOU À SOM LIVRE QDO ESTA COLOCOU NUMA GRAVAÇÃO DE ARETUSA QUE A MÚSICA “O PICA PAU” ERA DE ERASMO E ROBERTO (QUANDO É DO RENATO) ESTE QUERIA PROCESSAR A GRAVADORA MAS ,PACIFISTA COMO É, ACHOU MELHOR FAZER UM ACORDO E NÃO PROCESSOU.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s