E Renato Barros teria feito 80 anos!

Renato Barros se estivesse vivo teria feito 80 anos em 27 de setembro de 2023!

Ele gostava de dizer que havia uma grande afinidade entre ele e o baterista Picolé, que chegou a gravar em algumas músicas da banda Renato e Seus Blue Caps, por terem nascido no mesmo dia, mês e ano.

Tanto que durante o tempo em que eu gravava com Renato Barros para a confecção de seu livro de memórias, lembro-me que em duas ocasiões ele fez questão de citar que havia uma coincidência entre ele e o baterista Picolé, o Mário Antonio Monteiro.

A primeira vez foi durante as considerações sobre o LP de 1970, ocasião em que Renato Barros disse:

“No disco de 1970 o baterista foi o Picolé, cujo nome era Mário Antonio Monteiro, por que o Toni estava saindo da banda na época da gravação”.

O Picolé foi um grande baterista e tem um detalhe, ele nasceu no mesmo dia, mês e ano que eu”.

“Realmente, pode ser que ele tenha tocado mesmo em outros discos também, agora eu acho que coincidiu com a saída do Toni, acho que foi nesse meio tempo quando gravamos o disco de 1970”.

A segunda vez foi quando ele explicava sobre os sons que colocou nas músicas Playboy e Se Você Soubesse: 

“Então ficou um som bem fininho, bem agudo, que tem muita gente que não sabe o que é aquilo, mas é um trompete alterado pra uma rotação bem maior. Esse som do trompete alterado entra na segunda parte da música quando diz – Olha “pim” como estou sofrendo “pim pimpim pim pim” – é difícil explicar…

“A primeira gravação ficou muito careta e eu me lembro de que a gente acabou de gravar e a gente foi almoçar e durante o almoço, conversando, a gente falou puxa esse som não tá legal, tá muito careta, vamos voltar lá e fazer de novo”.

“Aí voltamos lá no estúdio e gravamos o instrumental novamente, que é o que a gente chama de base.

E nós gravamos aquele instrumental bem agressivo mesmo pra época. A bateria também está diferente, está mais pra fora. 

….

“Outra curiosidade ainda nesta música é que o vocal teve participação especial de Paulo Cézar Barros e a gente convidou o Picolé, que era um baterista da nossa turma e amigo nosso, pra tocar a bateria.

O Picolé infelizmente já morreu há muito tempo, mas eu sempre me recordo que ele nasceu no mesmo dia que eu e também no mesmo ano. 

Picolé foi um grande baterista”.

Neste vídeo Renato fala da afinidade, citando a data do aniversário deles: 27 de setembro de 1943.

Do livro: Renato Barros Um Mito Uma Lenda (transcrição de áudios que permanecem no Youtube@Lucy Zanetti e na página Renato Barros O Homem da Música, no Facebook).

3 respostas em “E Renato Barros teria feito 80 anos!

  1. Amiga Lucinha, Seria bom o Renato com 80 anos e ainda na ativa. Tenho bastantes lembranças envolvendo as músicas do renato e iria adorar contar a ele. Até uma briga que ele apartou sem saber através de uma música sua. Mas creio que agora ele sabe, pois acredito que ele ainda vive e não acabou como muitos pensam e acreditam.

    Curtido por 2 pessoas

  2. Lucinha saberia informar se existem composições do saudoso Mestre Renato Barros que nunca foram gravadas pela banda Renato e seus Blue Caps?? Obrigado pela sua atenção!!!

    Curtir

Deixe um comentário