The Bells, o famoso conjunto de Rock dos anos 60!

The Bells

The Bells nasceram no natal

Foi um conjunto formado em São Paulo nos anos 60 por Nilo Antônio Alves e que ficou famoso na época da Jovem Guarda, tendo sido seu nome até incluído na letra de Festa de Arromba, de Erasmo Carlos, no trecho que diz… “Os Bells de cabeleira, não podiam tocar, enquanto a Rosemary não parasse de dançar”… (em alusão ao fato de que eles se apresentavam usando perucas).

Foto do acervo do cantor Leno Leno e Lilian com The Bells no Teatro Record em SP - 1967 Na Campanha do agasalho

Foto do acervo do cantor Leno
Leno e Lilian com The Bells no Teatro Record em SP – 1967
Na Campanha do agasalho

Sobre o uso das perucas em algumas apresentações, o filho de Nilo, Luiz Eduardo, explica:

“Um dia o Roberto Carlos viajou para fora do pais, foi aos EUA, e viu aquela febre dos Beatles e como a banda do meu pai era a que mais se parecia com a dos Beatles por causa dos terninhos e do estilo muito parecido com o dos Beatles, ele comprou 5 perucas e deu para o meu pai falando para ele usar porque ia parecer muito com os Beatles; meu pai achou engraçado e usava quando ia fazer shows com o Roberto e se apresentou em alguns programas de TV com as perucas…”

Nilo, que começou sua carreira fazendo instrumentos, resolveu criar sua própria guitarra com alavanca, artesanalmente.

Nilo Antonio Alves

O conjunto The Bells era formado por Nilo e Carlos nas guitarras, Pique no sax e no órgão, Tergole no sax, Ari na bateria e no vocal e Di Souza no baixo.
O primeiro LP lançado pelo grupo em 1966 tinha uma composição de Roberto e Erasmo Carlos, chamada “O muro de Berlim”, a qual Erasmo Carlos não pôde gravar devido problemas com a censura da época.

O MURO DE BERLIM – Gravação RGE de 1.966

Atualmente, Di Souza, que tocava contra baixo, tem uma empresa de óleo automotivo; Tergole, do saxofone, toca até hoje nos bailes; Ary, que foi o baterista e vocal do conjunto The bells, ainda continuou tocando nas noites usando o nome da banda criada por Nilo, que foi guitarra solo e hoje não toca mais, porém se dedica a colecionar carros antigos; Carlos faleceu em 2013; ele e o Di Souza se casaram com duas irmãs, cujo pai trabalhava no ramo de óleos automotivos e os dois assumiram a empresa do sogro anos após o fim da banda.

Seguem algumas fotos ilustrativas de cartazes da época, assim como fotos do grupo e de Nilo, todas do acervo de Enzo Faryna, filho de Nilo.

The Bells (1)

The Bells (2)

The Bells (3)

The Bells (4)

The Bells (5)

The Bells (6)

The Bells (7)

The Bells (8)

The Bells (9)

The Bells (10)

The Bells (11)

The Bells (12)

The Bells (13)

The Bells (14)

The Bells (15)

The Bells (16)

The Bells (17)

The Bells (18)

The Bells (19)

The Bells (20)

The Bells (21)

The Bells (22)

The Bells (23)

The Bells (24)

The Bells (25)

The Bells (26)

The Bells (27)

The Bells (28)

The Bells (29)

The Bells (30)

The Bells (31)

The Bells (32)

The Bells (33)

The Bells (34)

The Bells (35)

The Bells (36)

The Bells (37)

The Bells (38)

The Bells (39)

The Bells (40)

Meire Pavão e Ari, baterista dos Bells, em uma loja de discos.
(Acervo: Albert Pavão)

The bells

Sérgio Vigilato, o Serginho Canhoto que pertenceu ao conjunto original The Jet Blacks, fala sobre Os Bells:

Sérgio Vigilato

Sérgio Vigilato 29 de janeiro de 2014 18:23
“Se entrei no The Jet Black’s, devo ao Nilo (Nilão) dos Bells… somos amigos desde o Senai (ele Eletricista e eu Torneiro Mecânico). O Jura e o Ze Paulo (The Jet Black’s) queriam ele para entrar no lugar do Orestes, mas ele estava contente com os The Bells, e falou: O Serginho “Canhoto” seria o ideal pra vocês… Eu estava no Rio (em Botafogo) curtindo uma praia com meu amigo “Carioquinha” ate que decidi ir pra Sampa, e foi ao chegar no Ypiranga, por volta de 22:00 da noite via Expresso Cometa, que ao descer do ônibus lá estavam o Jura, Zé Paulo e meu querido e inesquecível amigo “Nilão”, todo queimado de sol, usando blue jeans desbotado, botas e cinturão de Cowboy, eles me olharam de cima abaixo e disseram: Você tinha razão Nilao… No dia seguinte, já estava ensaiando lá no Alto do Pari, e o resto… como o Primo Moreschi diz… é o resto!”

.

Fotos de Nilo Antônio Alves, ontem e hoje.

Nilo 2Nilo 3Nilo

Heitor recorda a ida ao programa do Aguillar juntamente com Ary, em 2010, lembra que este foi o primeiro baterista cantor a integrar uma banda no Brasil, cita os primeiros integrantes dos Bells, revela que imitava o Gato, dos Jet Black’s.
Romeo diz que homenageou Ary tocando gaita no velório dele e toca pra gente ouvir…

NOTA DE FALECIMENTO

Ary cumpriu sua missão e foi tocar no coral dos anjos em 01 de abril de 2015.

Grande baterista, foi a voz do conjunto The Bells e ainda tocava nas noites até hoje, usando o nome da banda criada por Nilo, que foi guitarra solo dos Bells.

R.I.P.

† 01/04/2015

† 01/04/2015

Uma Homenagem ao Ary

Ary, baterista e cantor da banda The Bells faleceu em 01 de abril de 2015 e foi enterrado na sepultura da Órdem dos Músicos do Brasil no Cemitério do Araça, em São Paulo.
Ary esteve no programa “Festa de Arromba”, de Antonio Aguillar, em 14 de novembro de 2010, e neste vídeo podemos ouvi-lo nesta entrevista…

Um vídeo sobre a trajetória do conjunto, realizado pelo cineasta Sérgio Baldassarini:

27 respostas em “The Bells, o famoso conjunto de Rock dos anos 60!

  1. Grande Nilão ….! Amigo de longa data …Enfim parece que começa-se a a fazer um pouco de “justiça” nesse meio artistico . Os Bells não poderiam ficar de fora se pretendemos falar musica jovem .. Incontáveis foram os sucessos desse grupo . T’en Vas Pas . , Monalisa, Olhos Negros , e muitas outras canções que fizeram a moçada vibrar . Sem sombra de dúvidas os Bell’s foram um conjunto que marcaram uma época ., quer pela criatividade , quer pela qualidade de seus músicos ..!

    Parabéns Serjão ! Resgatando a Verdade .
    Santo Humberto “Teddy” Lunetta Filho

    Curtir

  2. 04 DE OUTUBRO DE 1966 – ESTAVA FAZENDO 18 ANOS ESTAVAMOS NA OSCAR FREIRE COM AUGUSTA E O CARLÃO (BELLS) SUGERE IRMOS FESTEJAR NO SALOON. NESTA NOITE CONHECI OS THE JET BLACK´S (JURA, ALEMÃO E ZÉ PAULO) GRAÇAS AO CARLÃO. BELO PRESENTE DE ANIVERSÁRIO.

    Curtir

  3. O Tergole dos Bells é o meu querido pai, e realmente, até hoje ele continua tocando saxofone em bailes, e ele é um músico extraordinário, toca as músicas sem partituras, fico feliz de ver essas fotos deles, porque na minha infância o Nilo sempre vinha nos visitar e nós também sempre estávamos na casa dele. Infelizmente, nossa família não tem quase nada dessa maravilhosa recordação da qual meu amado paizinho fez parte, agradeço á quem os resgatou e fez essa linda homenagem!! Parabéns!

    Curtir

  4. Grande Ary…foi o Batera e a Voz do Bells, ser humano simples e amigo cumpriu sua missão
    esta agora no Coral Dos Anjos…que Deus ilumine seu espirito..e conforte a sua familia e amigos.

    Curtir

  5. Santo Humberto Lunetta Filho Velho amigo Ari … Eu gostava de “bater aquele papo com ele ” Costumava brincar com o ” formiga” como eu o carinhosamente chamava . Meus sentimentos de pesar á familia enlutada . Nilão perdeu um grande amigo e um competente baterista e cantor ! Descance em paz !

    Curtir

  6. Me sinto um privilegiado em erguer a bandeira da Banda The Bells, ao lado do meu Tio (ARI) tenho e tive muito orgulho de ter participado dessa familia que nela teve musicos extremamentes competentes, banda essa que fez história na musica brasileira !!! aprendi muito com o Meu Tio e como eu ri com ele diante de tanta história que essa banda teve !!! a familia está em luto sim, não sei como será subir no palco novamente sem meu tio e sem estar com a camiseta da banda THE BELLS !!! mas o que meu tio me ensinou nesses 6 anos que a banda the bells teve de renascimento foi que todos nós temos que aprender a fazer e independentemente do que acontecer o show tem que continuar !!! apesar de que os palcos perderam uma estrela de grande calibre e eu perdi um grande parceiro, um tio-avô , um padrinho familiar, um padrinho na musica, um idolo na musica ,vou buscar forças através do que ele sempre me ensinou e vou tentar continuar a tocar a subir nos palcos da vida, sempre homenageando ele e a banda the bells, e contando com muito orgulho que um dia VESTI essa Camisa e aprendi com esse grande mestre que foi e sempre será meu querido Tio Ari !!!!

    Curtir

  7. Minhas condolências a família do Ari. Não conheci nenhum dos integrantes dos BELLS. Falei com o Ari o com o Nilo pelo telefone anos atrás sobre assuntos ligados a grande banda THE BELLS.Como sou um modesto guitarrista porém fã incondicional de ROCK instrumental, e Surf music, sugiro ao Nilo que edite e coloque no Cd os LP’s antigos da banda que são seis ou sete. Jet Black’s, Ventures, Shadows, Jordans e outros, procederam desta forma Eu tenho apenas um LP ” Proibido para maiores de 18 anos”. Recentemente comprei do Tangerino lá na paulista um Cd com 22 músicas que alguém editou; que por sinal ficou muito bom

    Curtir

  8. Nas minhas contas, o primeiro saxofonista do The Bells teria sido o José Mathias ou Zézinho, sendo que o Antônio Tergolim o teria substituído no segundo LP.

    Curtir

  9. Eu conheci todos os integrantes dos BELLS e convivi com eles na década de 60 na famosa Boca do Luxo em São Paulo quando eu era solista de guitarra do conjunto OS TERRÍVEIS.Quanta saudade daquela época maravilhosa.

    Curtir

    • Antoninho Dorelli, na época que vc fez parte d’OS TERRÍVEIS a formação era: Ney Manoel Carla, o Gallo Cego (teclado/sax), Milton (bateria), Lucio Jesus (Afrikaan Korpus/Os Atomicos-baixo) e Antonio Helio Dorelli, Tony Dorelli (guitarra solo)?.

      Curtir

  10. Alguem aí confirma que o LP lançadp pela RCA nos anos 60 intitulado “PODER JOVEM” foi gravado pelo The Bells? Não existe crédito para ninguém no disco talvez porque os Bells gravavam pela RGE. Agradeço qualquer informação.
    Manoel

    Curtir

    • Manoel só pra te informar realmente foram os The Bells que gravaram o LP Poder Jovem só um detalhe esse LP um Empresario da Epoca pagou para que eles gravassem esse lp mas não dando a eles os direitos autorais dessas gravações, foi feito um contrato e assinado por todos os musicos antes dessa gravação no mesmo ano gravaram pela RGE seu ultimo compacto por essa gravadora com os titulos ( O Rei Da Inglaterra e Quero Te Dizer )

      Curtir

      • Agradeço pela informação dos Bells sobre o LP Poder Jovem, sou voraz colecionador de grupos instrumentais brasileiros e internacionais há muitos anos.

        Curtir

  11. Eu conheci os bells na decada de 60. Foram tocar em minha cidade que homenageava um radialista filho da terra Muibo Cury. Como era fan de ventures e shadows os Bells caiu como uma luva para a hominagem e um baile da cidade .Fiquei amigo do Ari e que gostava de jogar um futebol e sendo eu um jogador do Duartina F.C. ajeitava para quando viesse tocar na região (Marilia, Garça, Galia, Bauru etc. levava-o pra duartina dormia em minha casa no domingo a tarde. Isso aconteceu umas 5 ou 6 vezes. Conversei com ele 2 vezes pelo telefone nos anos 70 que vim morar em SP. Hoje fazendo 5 anos de sua morte ( 01/04/2020) mando esta mensagem de agradecimento e saudades para a familia. Um desconhecido que teve a felicidade de conhece-lo. Quando assisto shows de rock com bateristas, com Ken Aronnof, Ian Paice, Brian Bennete,Ringo Sttar e muitos outros , venjo em minha frente e aquela voz rouca cantando de um dos maiores baterista . ARI A FERA.

    Curtido por 1 pessoa

    • Me sinto Feliz por ler todo seu comentário sobre Ariovaldo Ambrosio ( Ary ) o que vc descreveu é pura verdade foi quem me ensinou a tocar bateria em 1963 a onde ele estiver Deus o Tenha!!!

      Curtir

  12. Grande Conjunto !!! Tergole, Carlão,Nilo ,Ari,,,Trabalhamos juntos em 70 na Boate La Vie En Rose { Bells e Gemini 5] O pau torava todo dia !!!! Maravilha.

    Curtir

  13. Pingback: The Bells, um conjunto Pré-Jovem Guarda! | WE LOVE THE BEATLES FOREVER

Deixe um comentário