The Bells, o famoso conjunto de Rock dos anos 60!

The Bells

The Bells nasceram no natal

Foi um conjunto formado em São Paulo nos anos 60 por Nilo Antônio Alves e que ficou famoso na época da Jovem Guarda, tendo sido seu nome até incluído na letra de Festa de Arromba, de Erasmo Carlos, no trecho que diz… “Os Bells de cabeleira, não podiam tocar, enquanto a Rosemary não parasse de dançar”… (em alusão ao fato de que eles se apresentavam usando perucas).

Foto do acervo do cantor Leno Leno e Lilian com The Bells no Teatro Record em SP - 1967 Na Campanha do agasalho

Foto do acervo do cantor Leno
Leno e Lilian com The Bells no Teatro Record em SP – 1967
Na Campanha do agasalho

Sobre o uso das perucas em algumas apresentações, o filho de Nilo, Luiz Eduardo, explica:

“Um dia o Roberto Carlos viajou para fora do pais, foi aos EUA, e viu aquela febre dos Beatles e como a banda do meu pai era a que mais se parecia com a dos Beatles por causa dos terninhos e do estilo muito parecido com o dos Beatles, ele comprou 5 perucas e deu para o meu pai falando para ele usar porque ia parecer muito com os Beatles; meu pai achou engraçado e usava quando ia fazer shows com o Roberto e se apresentou em alguns programas de TV com as perucas…”

Nilo, que começou sua carreira fazendo instrumentos, resolveu criar sua própria guitarra com alavanca, artesanalmente.

Nilo Antonio Alves

O conjunto The Bells era formado por Nilo e Carlos nas guitarras, Pique no sax e no órgão, Tergole no sax, Ari na bateria e no vocal e Di Souza no baixo.
O primeiro LP lançado pelo grupo em 1966 tinha uma composição de Roberto e Erasmo Carlos, chamada “O muro de Berlim”, a qual Erasmo Carlos não pôde gravar devido problemas com a censura da época.

Atualmente, Di Souza, que tocava contra baixo, tem uma empresa de óleo automotivo; Tergole, do saxofone, toca até hoje nos bailes; Ary, que foi o baterista e vocal do conjunto The bells, ainda toca nas noites usando o nome da banda criada por Nilo, que foi guitarra solo e hoje não toca mais, porém se dedica a colecionar carros antigos; Carlos faleceu em 2013; ele e o Di Souza se casaram com duas irmãs, cujo pai trabalhava no ramo de óleos automotivos e os dois assumiram a empresa do sogro anos após o fim da banda.

Seguem algumas fotos ilustrativas de cartazes da época, assim como fotos do grupo e de Nilo, todas do acervo de Enzo Faryna, filho de Nilo.

The Bells (1)

The Bells (2)

The Bells (3)

The Bells (4)

The Bells (5)

The Bells (6)

The Bells (7)

The Bells (8)

The Bells (9)

The Bells (10)

The Bells (11)

The Bells (12)

The Bells (13)

The Bells (14)

The Bells (15)

The Bells (16)

The Bells (17)

The Bells (18)

The Bells (19)

The Bells (20)

The Bells (21)

The Bells (22)

The Bells (23)

The Bells (24)

The Bells (25)

The Bells (26)

The Bells (27)

The Bells (28)

The Bells (29)

The Bells (30)

The Bells (31)

The Bells (32)

The Bells (33)

The Bells (34)

The Bells (35)

The Bells (36)

The Bells (37)

The Bells (38)

The Bells (39)

The Bells (40)

The bells

Sérgio Vigilato, o Serginho Canhoto que pertenceu ao conjunto original The Jet Blacks, fala sobre Os Bells:

Sérgio Vigilato

Sérgio Vigilato 29 de janeiro de 2014 18:23
“Se entrei no The Jet Black’s, devo ao Nilo (Nilão) dos Bells… somos amigos desde o Senai (ele Eletricista e eu Torneiro Mecânico). O Jura e o Ze Paulo (The Jet Black’s) queriam ele para entrar no lugar do Orestes, mas ele estava contente com os The Bells, e falou: O Serginho “Canhoto” seria o ideal pra vocês… Eu estava no Rio (em Botafogo) curtindo uma praia com meu amigo “Carioquinha” ate que decidi ir pra Sampa, e foi ao chegar no Ypiranga, por volta de 22:00 da noite via Expresso Cometa, que ao descer do ônibus lá estavam o Jura, Zé Paulo e meu querido e inesquecível amigo “Nilão”, todo queimado de sol, usando blue jeans desbotado, botas e cinturão de Cowboy, eles me olharam de cima abaixo e disseram: Você tinha razão Nilao… No dia seguinte, já estava ensaiando lá no Alto do Pari, e o resto… como o Primo Moreschi diz… é o resto!”

.

Fotos de Nilo Antônio Alves, ontem e hoje.

Nilo 2Nilo 3Nilo

Heitor recorda a ida ao programa do Aguillar juntamente com Ary, em 2010, lembra que este foi o primeiro baterista cantor a integrar uma banda no Brasil, cita os primeiros integrantes dos Bells, revela que imitava o Gato, dos Jet Black’s.
Romeo diz que homenageou Ary tocando gaita no velório dele e toca pra gente ouvir…

NOTA DE FALECIMENTO

Ary cumpriu sua missão e foi tocar no coral dos anjos em 01 de abril de 2015.

Grande baterista, foi a voz do conjunto The Bells e ainda tocava nas noites até hoje, usando o nome da banda criada por Nilo, que foi guitarra solo dos Bells.

R.I.P.

† 01/04/2015

† 01/04/2015

Uma Homenagem ao Ary

Ary, baterista e cantor da banda The Bells faleceu em 01 de abril de 2015 e foi enterrado na sepultura da Órdem dos Músicos do Brasil no Cemitério do Araça, em São Paulo.
Ary esteve no programa “Festa de Arromba”, de Antonio Aguillar, em 14 de novembro de 2010, e neste vídeo podemos ouvi-lo nesta entrevista…

14 respostas em “The Bells, o famoso conjunto de Rock dos anos 60!

  1. Grande Nilão ….! Amigo de longa data …Enfim parece que começa-se a a fazer um pouco de “justiça” nesse meio artistico . Os Bells não poderiam ficar de fora se pretendemos falar musica jovem .. Incontáveis foram os sucessos desse grupo . T’en Vas Pas . , Monalisa, Olhos Negros , e muitas outras canções que fizeram a moçada vibrar . Sem sombra de dúvidas os Bell’s foram um conjunto que marcaram uma época ., quer pela criatividade , quer pela qualidade de seus músicos ..!

    Parabéns Serjão ! Resgatando a Verdade .
    Santo Humberto “Teddy” Lunetta Filho

  2. 04 DE OUTUBRO DE 1966 – ESTAVA FAZENDO 18 ANOS ESTAVAMOS NA OSCAR FREIRE COM AUGUSTA E O CARLÃO (BELLS) SUGERE IRMOS FESTEJAR NO SALOON. NESTA NOITE CONHECI OS THE JET BLACK´S (JURA, ALEMÃO E ZÉ PAULO) GRAÇAS AO CARLÃO. BELO PRESENTE DE ANIVERSÁRIO.

  3. O Tergole dos Bells é o meu querido pai, e realmente, até hoje ele continua tocando saxofone em bailes, e ele é um músico extraordinário, toca as músicas sem partituras, fico feliz de ver essas fotos deles, porque na minha infância o Nilo sempre vinha nos visitar e nós também sempre estávamos na casa dele. Infelizmente, nossa família não tem quase nada dessa maravilhosa recordação da qual meu amado paizinho fez parte, agradeço á quem os resgatou e fez essa linda homenagem!! Parabéns!

  4. Grande Ary…foi o Batera e a Voz do Bells, ser humano simples e amigo cumpriu sua missão
    esta agora no Coral Dos Anjos…que Deus ilumine seu espirito..e conforte a sua familia e amigos.

  5. Santo Humberto Lunetta Filho Velho amigo Ari … Eu gostava de “bater aquele papo com ele ” Costumava brincar com o ” formiga” como eu o carinhosamente chamava . Meus sentimentos de pesar á familia enlutada . Nilão perdeu um grande amigo e um competente baterista e cantor ! Descance em paz !

  6. Me sinto um privilegiado em erguer a bandeira da Banda The Bells, ao lado do meu Tio (ARI) tenho e tive muito orgulho de ter participado dessa familia que nela teve musicos extremamentes competentes, banda essa que fez história na musica brasileira !!! aprendi muito com o Meu Tio e como eu ri com ele diante de tanta história que essa banda teve !!! a familia está em luto sim, não sei como será subir no palco novamente sem meu tio e sem estar com a camiseta da banda THE BELLS !!! mas o que meu tio me ensinou nesses 6 anos que a banda the bells teve de renascimento foi que todos nós temos que aprender a fazer e independentemente do que acontecer o show tem que continuar !!! apesar de que os palcos perderam uma estrela de grande calibre e eu perdi um grande parceiro, um tio-avô , um padrinho familiar, um padrinho na musica, um idolo na musica ,vou buscar forças através do que ele sempre me ensinou e vou tentar continuar a tocar a subir nos palcos da vida, sempre homenageando ele e a banda the bells, e contando com muito orgulho que um dia VESTI essa Camisa e aprendi com esse grande mestre que foi e sempre será meu querido Tio Ari !!!!

  7. Minhas condolências a família do Ari. Não conheci nenhum dos integrantes dos BELLS. Falei com o Ari o com o Nilo pelo telefone anos atrás sobre assuntos ligados a grande banda THE BELLS.Como sou um modesto guitarrista porém fã incondicional de ROCK instrumental, e Surf music, sugiro ao Nilo que edite e coloque no Cd os LP’s antigos da banda que são seis ou sete. Jet Black’s, Ventures, Shadows, Jordans e outros, procederam desta forma Eu tenho apenas um LP ” Proibido para maiores de 18 anos”. Recentemente comprei do Tangerino lá na paulista um Cd com 22 músicas que alguém editou; que por sinal ficou muito bom

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s